quinta-feira, 2 de maio de 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - NITEROI/RJ

Por: Patrícia Fahlbusch 01/05/2013


Município de Niterói entra no clima da Jornada Mundial da Juventude


No feriado, cerca de 150 católicos da igreja de São Sebastião de Itaipu estenderam enorme bandeira da JMJ no Costão de Itacoatiara. A ideia foi chamar atenção para o evento

O feriado foi para comemorar o Dia do Trabalhador, e realmente trabalho não faltou, na manhã de segunda, para os cerca de 150 católicos da Igreja São Sebastião de Itaipu, na Região Oceânica, que penduraram, no alto do Costão da Praia de Itacoatiara, uma bandeira de 20 metros de comprimento por 15 de altura com a frase ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’. Este é o lema da 28ª edição do evento Jornada Mundial da Juventude (JMJ2013), que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do Papa Francisco.
Em Niterói, a Arquidiocese se prepara para receber pelo menos 800 peregrinos de todo o mundo durante a chamada Semana Missionária, que são os dias que antecedem a jornada, entre 15 e 22 de julho. O evento envolve os 14 municípios que compõem a Arquidiocese, divididos entre as regiões eclesiásticas: Lagos, Oceânico, Rural, São Gonçalo e Alcântara.
“Muitos voluntários se dispuseram em hospedar, em suas casas, os jovens que vêm para o Brasil participar do evento. Só da Polônia virão 60 jovens. Então precisamos de doações de alimentos e o que mais for necessário para manter essas pessoas em nossos lares. Pelas contas já feitas, cada hóspede necessita, por cada dia, em uma semana, de R$ 48 em alimentação. Por isso, contamos com a colaboração de empresas, de quem puder nos ajudar para fazer do evento um sucesso”, afirmou Iara Monteiro, 60 anos, uma das organizadoras do evento, e representante da comissão cultural e de relações institucionais da igreja.
A colocação da bandeira no alto do costão foi exatamente para chamar a atenção para a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude. A bandeira só ficou no local durante a manhã de quarta-feira e uma parte da tarde. A comissão de comunicação da igreja está recrutando voluntários que falem principalmente francês, inglês e espanhol para facilitar o diálogo entre os visitantes e a população local.
“As atividades diárias a serem oferecidas em cada paróquia já foram definidas e incluem Santa Missa, momentos de oração, ações sociais, confraternização, além de apresentações artísticas, culturais e teatrais, com a encenação de Nossa Senhora Aparecida, visitas a pontos históricos, e festivais de música”, explicou Eduardo de Oliveira Cortez, 48 anos, também integrante da comissão organizadora da semana, acrescentando que o evento visa facilitar o ingresso dos jovens no país de acolhida e preparar as dioceses rumo à JMJ Rio2013.
Falando em música, no dia 19 de maio, a Praia de Icaraí será palco do evento ‘Bote Fé Niterói’, a partir das 14 horas. As atrações incluem shows, louvor, santa missa e adoração com Olívia Ferreira, Missionário Shalom, Frutos de Medjugorje e Tony Allysson. Na JMJ de Madri, na Espanha, há dois anos, cerca de 300 mil jovens, de mais de 135 países, participaram da Pré-Jornada, acolhidos em 63 dioceses.
Festival gospel – Cerca de 35 mil pessoas acompanharam o Festival Promessas, evento de música gospel nacional que ocorreu no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, na tarde e noite de quarta-feira. A Rua Coronel Cerrado ficou tomada de evangélicos para assistir os shows dos cantores Aline Barros, Bruna Karla, Regis Danese e Davi Sacer.
Apesar do início do evento estar marcado para começar às 16h, a professora de educação física, Luciane Maciel, de 30, chegou às 14h para pegar um bom lugar. “Valeu a pena chegar mais cedo para estar aqui na frente”, comenta a professora que estava ansiosa para assistir o show da Aline Barros.
A assistente de serviços gerais, Márcia Nunes de Souza  Coelho, de 56, afirma que esta é a terceira vez que assiste um show gospel. “Adoro a maioria dos cantores gospel, mas o meu preferido é o Regis Danese”, declara a fã. Já a pescadora Cesária de Carvalho, de 40, estava pela primeira vez no festival. “Trouxe minha irmã e prima comigo”, diz animada, a pescadora.
Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Adilson Alves, o evento contou com apoio de 60 policiais militares, 60 guardas municipais e 30 agentes da Defesa Civil e apoio de três ambulâncias. Alves, afirmou que nenhum incidente grave aconteceu.  O prefeito Neilton Mulim esteve presente abrindo o festival. “Este festival é uma confraternização do trabalhador e do religioso evangélico. É um evento experimental e, ao final, vamos avaliar as coisa que possam ter dado errado para corrigirmos no próximo. Distribuímos telões pela avenida para que todos pudessem assistir os shows além de ouvi-lo”, relatou o prefeito. (* colaborou Henrique Moraes)

O FLUMINENSE

Nenhum comentário: