sábado, 4 de junho de 2011

Após longa espera, delegacia de Itaipu será totalmente modernizada

29-05-2011 – Após longa espera, delegacia de Itaipu será totalmente modernizada

Por: Fernanda Pereira 29/05/2011

O atual prédio da unidade, bastante desgastado pelo tempo, dará lugar a um novo, mais moderno, seguindo o modelo das outras delegacias legais. Foto: Julio Silva
Passados onze anos depois de receber a primeira Delegacia Legal, Polícia Civil anuncia que 81ª DP, a última da cidade que faltava, ganha reforma e novo sistema de informação
Onze anos depois de Niterói ter recebido a primeira Delegacia Legal, a única unidade de polícia tradicional da cidade vai ser beneficiada com obras de reforma e implantação do sistema integrado de informações da Polícia Civil. A chefe da instituição, delegada Martha Rocha, anunciou semana passada, durante visita a Niterói, que a 81ª DP (Itaipu) será transformada em Legal até o fim do ano, conforme noticiou com exclusividade a Coluna Informe.
“O delegado da unidade, Alexandre Leite, me cobra sempre essa reforma. Sabemos que a delegacia da Região Oceânica atende grande quantidade de pessoas e precisa de novo efetivo e de novas instalações. Temos projetos prontos para atender algumas unidades do estado e a unidade de Itaipu está em nossa lista. A reforma deverá ser concluída até dezembro”, enfatizou a delegada.
Segundo a assessoria do Programa Delegacia Legal, o edital de licitação está sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Tão logo seja liberado, o Governo do Estado vai iniciar a concorrência pública. O novo prédio da distrital deve ficar pronto em 180 dias, a partir do início das obras. O investimento previsto é de R$ 1.674.129,49.
A exemplo de outras delegacias legais, a 81ª DP será composta por setor de investigação, além de sala de escuta, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público, com adaptações para portadores de deficiências. O projeto desta unidade possui, no entanto, algumas diferenças no projeto, em relação às primeiras unidades construídas no estado.

Os equipamentos também serão modernizados da 81ª DP (Itaipu). Delegado titular espera ainda o aumento do efetivo. Foto: Alcyr Ramos
Serão usadas técnicas modernas de construção civil, através da substituição de vigas de concreto armado por estrutura metálica. Novidades também serão aplicadas na laje da carceragem. O tipo utilizado será o steel-deck (lâminas de aço, tratadas com materiais químicos para evitar a corrosão). Segundo os técnicos, o novo padrão agiliza e reduz os custos da obra.
A nova sede deverá ser construída no mesmo terreno da atual delegacia, na Estrada Celso Peçanha, em Itaipu. O imóvel vai substituir as precárias instalações da delegacia tradicional, que enfrenta problemas como falta de espaço, depredação de paredes e da rede elétrica e até problemas de enchentes. As chuvas da semana passada alagaram por várias vezes algumas salas, incluindo a do delegado titular.
O presidente da Câmara de Segurança da Região Oceânica, Renan Lacerda, alertou para outras consequências da falta de estrutura.
“A falta de efetivo e de viaturas, além das instalações pouco adequadas fazem com que o número de registros seja muito reduzido. Eles não dão conta de atender os moradores da Região Oceânica, que possui população fixa de 100 mil habitantes, sem contar a flutuante no verão. Assim que a delegada Martha Rocha assumiu, levei um ofício solicitando a reforma, que trará um benefício imenso”, disse.
Atualmente, a delegacia possui 27 policiais. O delegado da distrital, Alexandre Leite, admite que o efetivo disponível não é suficiente para realizar o atendimento social, os serviços burocráticos e as investigações que demandam diligências em vários pontos da Região Oceânica, que representa 30% do território total do município.
“Hoje nós precisaríamos de, pelo menos, o dobro de pessoas para realizar todas essas funções. Junto com a Delegacia Legal, deve chegar nova equipe. O sistema informatizado também vai auxiliar o trabalho dos policiais. Temos grande necessidade dessa nova estrutura”, declarou o delegado.
A exemplo das outras delegacias legais, a 81ª DP terá computadores conectados à central de dados do Programa Delegacia Legal além de impressoras, switch, roteador, scanner e câmera. A unidade terá atendentes universitários da área de serviço social e psicologia, com experiência em atendimento ao público. Contará também com o síndico, que é um técnico não policial que cuida da manutenção predial, do estoque de materiais e do funcionamento de equipamentos.
A primeira Delegacia Legal a ser inaugurada em Niterói foi a 77ª DP (Icaraí), em março de 2000. A segunda a ser implantada foi a 78ª DP (Fonseca), cujas obras foram entregues no dia 30 de agosto de 2001. Em dezembro de 2006 a 79ª DP (Jurujuba) também foi integrada ao programa.
São Gonçalo – A 72ª DP (Mutuá) e a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) da mesma cidade, estão em reforma desde setembro de 2010. A previsão inicial de entrega da unidade era janeiro deste ano. O prédio deve ser entregue até o fim do próximo mês. Com a entrega dessas obras, a única delegacia que permanece no sistema tradicional é a 75ª DP (Rio do Ouro), cuja reforma também está nos planos da Secretaria de Estado de Segurança Pública para o fim de 2011.