segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

NOSSA SENHORA DO LORETO

Iniciam-se as comemorações pelos 350 Anos|JANEIRO

Iniciamos 2011 e, com ele, nossa extensa programação pelos 350 anos da Paróquia.

No dia 9 de janeiro, domingo, às 10:30 h, teremos uma Missa Solene em Ação de Graças pelos 90 anos da chegada dos Padres Barnabitas à Paróquia.

No dia 6 de janeiro de 1921, tomava posse o 1º pároco barnabita, Pe. Luiz Balzarotti que iniciou assim uma longa história de fé e espiritualidade nas terras de Jacarepaguá.

Nesta missa será apresentado o Livro do Tombo - original com o registro desse evento.

Teremos, ainda, ao final da missa, uma visita e um momento de oração no Mausoléu dos Barnabitas, ao lado do Loretão.
Provavelmente a grande maioria dos paroquianos nunca foi ou nem sequer sabe de sua existência. Uma novidade. Vale a pena conhecer. É um pedaço da história de Jacarepaguá que lá está.

Em fevereiro, no dia 26, sábado, às 21 horas, no CEPAR, faremos um Jantar de Adesão, com a presença de convidados ilustres, personalidades, ocasião em que serão lançados oficialmente os festejos dos 350 anos do Loreto . Convites à venda.

Em março ... Bem, isto é assunto para o próximo O Mensageiro.
 
 
 
10 de dezembro

TEXTO OFICIAL DA SANTA SÉ
(Os comentários às leituras, a Oração dos fiéis e a tradução do prefácio, da missa celebrada por D. Eugênio Sales, então Arcebispo do Rio de Janeiro, foram preparadas na Paróquia de Nossa Senhora de Loreto por ocasião do VII Centenário de Loreto em 10 de dezembro de 1994)

ORAÇÃO DO DIA
CEL.: OREMOS:
Ó Deus, ao anúncio do Anjo quisestes que o vosso Verbo se fizesse homem no seio virginal de Maria, concedei a vossos fiéis, que neste lugar fazem a comenoração de tão sublime mistério, celebrarem na fé e com santidade de vida, a grandeza de vosso amor misericordioso. Por N.S.J.C...
T. Amém.
RITO DA PALAVRA
COM. : Diz João Paulo II: "Maria é a mulher,é, por assim dizer, o "espaço" físico e espiritual ao mesmo tempo, no qual aconteceu a encarnação". ( Carta do VII Centenário ) Ela é a Virgem, sinal de Deus
PRIMEIRA LEITURA (Isaías 7, 10-14)
Leitura do livro do profeta Isaías.
Naqueles dias, o Senhor, dirigindo-se a Acaz, lhe disse: "Pede um sinal ao Senhor teu Deus, na profundeza dos infernos ou na altura dos céus!" Acaz respondeu: "Não pedirei; não submeterei à prova o Senhor!" Disse então Isaías: "Escutai pois, ó casa de Davi! Não vos basta irritar os homens e quereis irritar também o meu Deus? Por isso o próprio Senhor vos dará um Sinal: Eis que a Virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe darão por nome Emanuel.
Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
SALMO DE MEDITAÇÃO
Refrão: Grandes coisas operou o Senhor na Virgem Maria.
A minha alma engrandece o Senhor, exulta meu espírito em Deus meu Salvador!
Pôs os olhos na humildade de sua serva: doravante toda a terra cantará os meus louvores.
Refrão.

O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.
Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem
Refrão.

Demonstrando o poder do seu braço, dispersa os soberbos
Abate os poderosos de seus tronos e eleva os humildes
Sacia de bens os famintos. despede os ricos sem nada
Refrão.
Acolhe Israel, seu servidor, fiel a seu amor.
E a promessa que fêz a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
COM.: sobre o altar da Casa Santa de Loreto está a inscrição: "Aqui o verbo se fez carne". Num momento preciso do tempo, Deus entra na história.
SEGUNDA LEITURA (Gálatas 4, 4-7)
Leitura da Epístola de São Paulo aos gálatas.
Irmãos, quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, a fim de resgatar os que estão sob a Lei, para que nos tornássemos filhos adotivos. E a prova de que sois filhos, é que Deus enviou o Espírito do seu Filho aos nossos corações, o qual clama: "Abba!", o que significa: "Pai!" Assim, já não és escravo, mas filho; e se és filho, és herdeiro, pela graça de Deus.
Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
EVANGELHO (Lucas 1, 26-38)
COM.: A Casa Santa de Loreto, onde ainda ressoa, por assim dizer, a saudação "Ave, cheia de graça" é um lugar privilegiado para reencontrar a graça. (João Paulo II na Carta do VII Centenário)
CEL. :O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós!
CEL. :Proclamação do Santo Evangelho segundo Lucas.
T. Glória a vós, Senhor !
Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado par Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem, noiva de um homem chamado José, da casa de Davi: e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava, e disse: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Tu és bendita entre as mulheres". A estas palavras ela perturbou-se, e pôs-se a pensar qual o sentido daquela saudação. E o anjo lhe disse: "Não tenhas medo, Maria, pois tu encontraste graça junto a Deus. Eis que conceberás em teu seio e darás à luz um filho, e o chamarás Jesus. Ele será grande, chamá-lo-ão Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e não terá fim o seu reinado". Maria disse ao anjo: "Como se fará isto, se eu não conheço homem ? " O anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. E eis que Isabel, tua parenta, concebeu também um filho em sua velhice, e já é o sexto mês para aquela a quem chamavam estéril; pois não há nada impossível para Deus ". Maria disse então: "Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se de junto dela.
Palavra da Salvação.
T. Louvor a Vós ó Cristo!
ORAÇÃO DOS FIÉIS
Irmãos, ao celebrar com alegria as prerrogativas e a missão de Nossa Senhora de Loreto, nossa celeste Padroeira, elevemos a Deus nossas orações e agradeçamo-lo por no- la ter dado como mãe e modelo de vida cristã:
1. Pelo Papa João Paulo, pelo nosso Bispo Eugênio e seus Bispos Auxiliares, pelos Sacerdotes para que em comunhão com o Divino Espírito Santo guiem os irmãos com o exemplo e com a palavra para a Casa do Pai, rezemos ao Senhor.
2. Pelas nossas famílias para que vivam unidas na fé e no amor e com a ajuda e o exemplo da Sagrada Família de Nazaré tornem-se verdadeiras Igrejas domésticas, rezemos ao Senhor.
3. Pelas pessoas consagradas, para que à luz do Espírito Santo percebam sempre mais o sentido e valor da vocação e se empenhem em vivê-la com a mesma fidelidade com que Nossa Senhora cooperou com o plano divino, rezemos ao Senhor.
4. Por todos que sofrem no corpo e no espírito, para que encontrem no coração da Bem aventurada Virgem Maria força para a sua fé, certeza para sua esperança e conforto na sua dor, rezemos ao Senhor.
5. Pelos que viajam por terra, nos mares e nos ares para que a proteção da Bem aventurada Virgem de Loreto, nossa celeste padroeira, os faça chegar felizes ao destino, rezemos ao Senhor.
6. Pela nossa Paróquia, para que se empenhe em realizar a missão proposta pelo Papa para os Santuários, nesta preparação para o terceiro milênio, rezems ao Senhor.
OREMOS: Olhai com bondade, Senhor, o vosso povo que se alegra por ter a Virgem de Loreto como Mãe e Padroeira. Concedei, por sua intercessão a cada homem e a cada mulher a fidelidade na vocação cristã e de alcançar no céu a visão beatífica. Por Cristo Nosso senhor.
T. Amém.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
CEL.: Ó Deus todo poderoso, que acolhestes o consentimento de Maria a vosso plano de salvação, recebei os dons que vos oferecemos e transformai-os para nós num sacrificio que vos seja agradável Por C.N.S.
T.: Amém
PREFÁCIO DE NOSSA SENHORA DE LORETO
CEL.:O Senhor esteja convosco!
T.: Ele está no meio de nós
CEL.: Corações ao alto!
T.: O nosso coração está em Deus !
CEL.:Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
T.: É nosso dever e nossa salvação !
CEL.: É verdadeiramente justo dar-vos graças, é maravilhoso exaltar o vosso Nome, Pai Santo, Deus eterno e todo poderoso.
Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos glorificamos por Jesus Cristo vosso Filho na festa da Bem Aventurada Virgem Maria, que recebeu em Nazaré, o anúncio da sua divina maternidade.
Em sua casa, convivendo intimamente com o seu e Vosso Filho, oferece-nos os primeiros frutos da salvação e um preciosa lição de vida.
Mãe feita discípula do Cristo Jesus, guarda e medita no íntimo do seu coração as primícias do Evangelho.
Unida a José, homem justo e fiel, por estreitíssimo vínculo de amor virginal; vos celebra com cânticos, vos adora em silêncio, vos louva com o trabalho de suas mãos e vos glorifica com toda a sua vida.
E, nós também, unidos a Maria e a José, com os anjos e os santos e com todas as famílias tementes ao vosso Nome, elevamos a Vós o hino de louvor:
ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
CEL: Ó Deus, que nesta celebração em honra de Nossa Senhora de Loreto, nos tornastes participantes de vossa ressurreição, fazei que gozemos da plenitude de vossos benefícios e nos associemos sempre mais profundamente ao mistério da Salvação. Por C.N.S.
T.: Amém.