domingo, 2 de janeiro de 2011

ICARAÍ E PIRATININGA

Cidade : Tudo pronto para Réveillon nas praias de Icaraí e Piratininga, em Niterói
Destaque do(e) Editor em 31/12/2007 08:00:00
Uma grande programação foi montada para a virada do ano na orla de Niterói. Em Icaraí, o ponto alto fica por conta da tradicional queima de fogos, uma das mais longas do Estado, com 20 minutos de duração. A noite começa com shows, a partir das 20 horas no palco montado na areia, em frente à Rua Belizário Augusto. Após a contagem regressiva e queima de fogos, a bateria da Viradouro entra em ação.

Três balsas com cerca de 18 toneladas de explosivos espalhados em 5,8 mil bombas serão responsáveis pelo espetáculo de sons, luzes e cores no céu. Os fogos irão explodir em seqüências de até seis vezes, sendo que os mais potentes podem produzir uma iluminação de até 20 segundos. Entre os efeitos, são esperados contornos que lembram borboletas, o planeta Saturno e um rabo de cavalo.

Na Praia de Piratininga, Região Oceânica, não haverá queima de fogos, mas nem por isso será menos animada. Um palco na Praça do Toboágua será o cenário de shows, a partir das 20 horas, como o das baterias da Cubango e Sossego.

Trânsito – Quem for a Icaraí de carro deve estar atento às alterações no trânsito. Algumas ruas serão interditadas e outras terão o estacionamento restrito. Das 14 às 18 horas do dia 31, a restrição aos veículos será na Rua Miguel de Frias, no trecho entre a Rua Gavião Peixoto e a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres (Praia de Icaraí). Na Rua Tavares de Macedo, a proibição será entre as ruas Álvares de Azevedo e Miguel de Frias.

Entre 17h30 do dia 31, e as 4 horas do dia 1º, a interdição será em praticamente toda a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres: entre as ruas Álvares de Azevedo (ao lado do antigo Cinema Icaraí) e Mariz e Barros ( final da praia). A partir das 17 horas do dia 31, o tráfego de veículos, exceto aqueles de serviço, também será proibido nas ruas Pereira da Silva e Lopes Trovão, da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres à Avenida Roberto Silveira. Nas ruas Presidente Backer, Belizário Augusto e Otávio Carneiro, a interdição atinge o trecho entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Moreira César.

Estacionamento – Os motoristas também devem ficar atentos na hora de estacionar. No período entre as 6 horas do dia 31 e 4 horas do dia 1º será proibido parar no lado ímpar da Rua Álvares de Azevedo, também no trecho entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Avenida Roberto Silveira. A mesma proibição vale para os quarteirões entre as mesmas duas avenidas, em outras duas situações: no lado par da Rua Pereira da Silva e no lado ímpar da Rua Lopes Trovão, que estarão fechadas para veículos a partir do final da tarde do dia 31.

Uma lancha dará apoio ao serviço médico no mar em Icaraí. Um posto de atendimento com 12 leitos climatizados e chuveiros, além de duas UTIs do Samu também estarão na praia da Zona Sul. A praia da Região Oceânica também contará com um posto de socorro médico para atender ao público.

O Fluminense

Perseguição termina em tragédia em Piratininga, na RO

Por: Rodrigo Rebechi 27/12/2010

Mulher de 34 anos morreu em acidente próximo ao Trevo de Camboinhas após ter carro atingido por outra motorista. Acusada seria esposa do amante da vítima fatal

Uma perseguição, seguida de acidente resultou na tarde desta segunda-feira na morte de Gabriela Teixeira, de 34 anos, na Avenida Almirante Tamandaré, em Piratininga, próximo ao Trevo de Camboinhas. Segundo a polícia, a vítima teria sido perseguida por M.B.V, de 37 anos, que estava em um Honda CRV, e que teria batido propositalmente no Palio branco, placa KVF-8374, dirigido por Gabriela. A vítima seria amante do marido de M..
Segundo testemunhas, as duas mulheres teriam começado uma discussão na Praia de Piratininga, quando Gabriela deixou o local e saiu em seu automóvel.  Revoltada com a saída da vítima, M. a perseguiu.
Durante a perseguição, o Corolla ELG-1143, de um representante de vendas que saía para almoçar com a família, teve sua traseira atingida duas vezes, pois estava no caminho da acusada.
“Estava saindo de casa para almoçar com minha esposa e minha filha, quando senti duas batidas na traseira do meu carro. No início pensei que fossem bandidos e passei para a contramão para tentar fugir. Quando voltei para a pista, percebi que era uma mulher e que estava perseguindo uma outra. Por sorte meu carro é resistente, se ele fosse menor teria nos matado”, contou o dono do Corolla, que preferiu não se identificar.
Ainda segundo testemunhas, após bater no Corolla, M. jogou seu veículo contra o carro de Gabriela, atirando-o contra um coletivo da Viação Santo Antônio, linha 39 (Piratininga–Centro). O impacto foi tão forte que passageiros que embarcavam no coletivo caíram.
Policiais militares do DPO de Piratininga prestaram os primeiros socorros à vítima, até a chegada do Corpo de Bombeiros. Gabriela chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, Zona Norte.
O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí). Segundo a polícia, M. poderá ser indiciada por homicídio doloso (quando há intenção de matar).
O delegado titular da distrital, Mario Luiz da Silva, não entrou em detalhes sobre o depoimento da acusada, alegando "não querer aumentar a dor em que as duas famílias foram envolvidas".
Segundo o delegado, a acusada deverá ser encaminhada para alguma unidade da Polinter. O advogado de M. também não quis se manifestar.

Réveillon 2010

Niterói define atrações do Réveillon 2010 em Icaraí e Piratininga

As atrações que comandarão a contagem regressiva para o Réveillon 2010 nas Praias de Icaraí e Piratininga, em Niterói, já foram definidas. Na Praia de Icaraí, a programação começa a partir das 20h30. Sobem ao palco as bandas Faixa Etária, BR 80 e Sambai. A Escola de Samba Unidos do Viradouro encerra as comemorações. Já em Piratininga, onde os shows acontecem também a partir das 20h30, apresentam-se para animar a festa as Banda DKV, Gustavo Clarão e Marchaleira. Encerra a festa em Piratininga a Escola de Samba Acadêmicos do Sossego. Nas duas praias, além da tradicional queima de fogos, telões exibirão mensagens de ano novo de artistas da cidade, como a comediante Samantha Schmutz, o ator Leandro Hassun, as atrizes Nicete Bruno e Isabelle Drumonnd, a cantora e compositora Zélia Duncan e a atriz e apresentadora Fernanda Pontes.
SERVIÇO:
REVEILLON - PRAIAS DE ICARAÍ E PIRATININGA
Data: 31 de dezembro
Horário: a partir das 20h30
Local: Praia de Icaraí e Praia de Piratininga
Gratuito
(Agência Rio de Notícias)

Verão: confira onde se banhar sem riscos em Niterói


Por: Wilson Mendes 02/01/2011

Segundo avaliação do Inea, as praias mais limpas são Piratininga, Sossego e Itacoatiara. A orla de Itaipu é a única da Região Oceânica que chega a ser considerada imprópria para banho

Altas temperaturas e férias escolares são ingredientes capazes de lotar as praias da cidade. Opções não faltam e, do Gragoatá a Itacoatiara, são 14,5 quilômetros de orla, mas é importante ter cuidado com a qualidade da água. De toda a extensão, 3,3 quilômetros ficam a maior parte do ano impróprios ou com restrições ao banho.
A  poluição, da água e da areia, costuma ser a maior reclamação dos frequentadores das praias niteroienses. Avaliação semanal do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) revela que as melhores opções para quem busca um banho tranquilo são as praias da Região Oceânica.

“As praias ditas oceânicas possuem uma maior circulação de água. Um outro fator é a presença de áreas urbanizadas. As cidades crescem em torno das águas mais calmas, como as baías, e junto com elas, o esgoto. É dele que saem os coliformes fecais. É a quantidade dessas bactérias na água que medimos quando analisamos as condições de balneabilidade”, explica o professor Júlio César Wasserman, do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (UFF).
As praias mais limpas são, de acordo com os resultados das análises do Inea, Piratininga, Sossego e Itacoatiara, seguidas por Camboinhas. Itaipu é a única das praias da Região Oceânica que chega a ser considerada imprópria ao banho em algumas análises.

“Morei durante muito tempo em Piratininga e acabo voltando para cá toda semana. A praia está sempre em condições de banho e é calma”, relata o bancário Eduardo José dos Santos, de 57 anos.

A dona de casa Regina Borges, de 61, moradora da Ilha do Governador, escolheu a praia para começar 2011.
“É linda. Conheci vindo à casa do meu irmão e agora sempre volto. Me lembra muito algumas praias de Búzios, com a diferença de que é bem mais perto de casa”, comenta.

Quem prefere as águas calmas da Baía de Guanabara também encontra espaço, principalmente nas praias de Icaraí e das Flechas, as mais limpas da orla da baía.

“As pessoas ainda tomam banho. Alguns, com receio, evitam mergulhar a cabeça na água, mas muita gente se banha. É uma praia de mar calmo e deveria ser mais utilizada pela população, mas é claro que em época de chuva não é bom entrar na água”, alerta o advogado Renan Torres Fernandes, de 24.


Condição da areia é ponto fraco, diz banhista
A empresária Renata Faes, de 33 anos, é moradora no Rio de Janeiro, mas costuma buscar nas areias de Niterói o descanso nos dias de sol.
“Acho as praias daqui muito bonitas e limpas e acabo vindo para cá quando quero mergulhar ou tomar sol. Geralmente a água está boa, só evito o mergulho quando chove. Hoje vim tomar banho e reparei que a água está com uma coloração diferente, então não entrei”, disse, na praia de Itaipu,  num dia chuvoso.


Para ela, um dos pontos fracos das praias da cidade é a condição da areia.
“São copos, pacotes de biscoito, cães na areia e até pombos, principalmente aqui. Em outras praias a faixa de areia é mais bem cuidada”, completou.
Em 2010, a praia foi qualificada como ruim para o banho por quase cinco meses. Se o problema existe na Região Oceânica, na Baía de Guanabara ele se agrava.

“Charitas está abandonada. É uma praia apenas para calçadão. Só dá para admirar a vista. Moro bem perto da praia, entre São Francisco e Charitas, mas quando quero tomar banho, recorro às oceânicas”, relata Wanderley de Souza, de 67.
Outro morador também lamenta o atual estado da costa da Zona Sul.
“Em 1965 eu pegava camarão. Hoje é raro quando posso entrar em São Francisco. É muito lixo que vem dos canais”, desabafa Jader Peixoto.
Durante todo o ano de 2010, as praias não foram uma única vez recomendadas ao banho pelo Inea. 

O banho em águas contaminadas guarda grande risco para a saúde. Segundo o professor Wasserman, é possível que um banhista contraia infecções diversas e intestinais, hepatite e até mesmo verminoses em praias contaminadas por esgoto.
As recomendações do Inea para um banho seguro são: evitar o banho de mar pelo menos até 24 horas depois de chuvas; evitar praias que tenham rios, canais e córregos afluentes desembocando; e evitar o banho sempre que observar sinais de poluição, como a presença de línguas negras.

PIRATININGA ABANDONADA


Abandono da Lagoa de Piratininga

Quero relatar o descaso com a Lagoa de Piratininga. Grandes quantidades de aterros e entulhos jogados às margens da Lagoa. Cadê a revitalização da Lagoa? Onde estão o Sr. Governador e o sr. Prefeito que disseram que iriam revitalizá-la? Estão cada vez mais destruindo aquilo que poderia ser um dos pontos mais visitados de Niterói.
Leitor Rodrigo Matos - Piratininga | Mande sua notícia.

PIRATININGA - DIREITOS SÓ NO PAPEL


Socorro para a Nossa Lagoa!

Venho em nome dos moradores da Av. Francisco Gabriel de S. Lobo, fazer um desabafo e pedir socorro para a nossa Lagoa. Há mais de um ano a Prefeitura descarregou vários caminhões de terra na margem da Lagoa de Piratininga e desde então vem sendo depósito para entulhos, lixo, animais mortos e o mais agravante, é um local de Preservação Ambiental. Fui até a empresa CLIN, recebi a informação de que não poderiam retirar o montante de terra e que o lixo despejado no local é retirado semanalmente, O QUE NÃO OCORRE, pois tenho fotos de lixos colocados há mais de 2 semanas sem ser recolhidos. O responsável pela empresa informou que não tem como fazer a fiscalização, no entanto, nós como moradores, trabalhamos, e não conseguimos fiscalizar o local a todo momento, e quando solicitado placas de sinalização, nos foi informado que não seria necessário, pois o problema continuaria, que é uma obrigação da CLIN, e caso não tenha efetivo, que contrate, pois a mesma é paga para nos prestar este serviço. Foi denunciada esta situação no JORNAL O GLOBO (10/10/2010) e a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Recursos Hídricos, mais uma vez, transferiu a responsabilidade para o BATALHÃO AMBIENTAL que nunca sequer nenhum morador viu analisar o Local E ATÉ O MOMENTO NADA FOI FEITO! Solicitamos ajuda, pois o IPTU que se cobra no local é bem alto (R$2.000,00) e sequer temos nossos direitos respeitados, sequer recebemos uma resposta referente ao problema. Prefeito e Vereadores, não nos procure somente nas eleições, façam sua parte, pois foram colocados nesta posição para servir os moradores e resolver os problemas da cidade! Vão esperar a Lagoa de Piratininga virar um RIO TIETÊ para que nós cidadãos, arcarmos com a Revitalização!
Maria Aparecida Martins - Piratininga | Mande sua notícia.

AS CHUVAS NA REGIÃO OCEÂNICA DE NITEROI

Temporal Faz Estragos na Região Oceânica
 
 
A Região Oceânica não está preparada para fortes chuvas. Em algumas ruas a água tem chegado a invadir casas, causando riscos à saúde da população, além da desvalorização do imóvel na hora da revenda.

As principais vias alagam em qualquer curto temporal, prejudicando o deslocamento pela RO. Portanto se você estiver de carro durante ou após uma grande chuva tente evitar estes trechos abaixo, pois há uma grande possibilidade de ficar enguiçado ou ter o veículo arrastado pela enxurrada.


Os locais mais críticos são:
· Estrada de Itaipu em frente ao Status;
· Estrada de Itaipu, curva do Rincão;
· Estrada de Itaipu entre o final da descida e o DPO do Cafubá;
· Trevo de Piratininga em frente ao Multicenter;
· Estrada de Itacoatiara próximo ao DPO;

· Avenida Central esquina com Av. 12 (Goiabão); 

· Rua 10 próximo ao rio em frente a FORMIT;
· Cafubá próximo à AABB.


Se o seu veículo possui seguro, com direito o atendimento mecânico ou reboque, não se esqueça que estes serviços ficam congestionados durante as chuvas, tornando o atendimento muito mais demorado.

Como é possível uma região cercada de praias não ter um sistema eficiente de drenagem para as chuvas? A "onda" de asfaltamento, sem planejamento, também agrava o problema. Pois além da água não ser absorvida pelo solo, o asfalto acelera a velocidade com que a água chega até os bueiros.

 
Fonte: Portal de Itaipu

DILMA - A PRIMEIRA PRESIDENTA DO BRASIL


Com a faixa presidencial, Dilma faz novo discurso

Ao fazer o pronunciamento à nação, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff falou sobre a "tarefa desafiadora" de suceder Luiz Inácio Lula da Silva e chorou ao dizer que pode "fazer mais" pelo Brasil. "Já fizemos muito nos últimos oito anos, mas ainda há muito por fazer. E foi por acreditar que nós podemos fazer mais e melhor que o povo brasileiro nos trouxe até este momento", disse a presidente, emocionada.
Em um texto que deu ênfase aos avanços do governo Lula e aos desafios que podem fazer o País avançar nas questões de segurança, saúde, educação e, principalmente, no combate à miséria, Dilma afirmou que não guarda ressentimentos e que estará "de mãos abertas para todos", ao fazer referência aos opositores. Confira abaixo o discurso na íntegra:
Queridas brasileiras, queridos brasileiros,
Eu e o nosso vice-presidente Michel Temer e sua senhora, Marcela, estamos aqui assumindo a Presidência e a Vice-Presidência do Brasil.
Eu estou feliz, como raras vezes estive na minha vida, pela oportunidade que a história me deu de ser a primeira mulher a governar o Brasil. Mas eu estou muito emocionada pelo encerramento do mandato do maior líder popular que este País já teve. Ter a honra do seu apoio, ter o privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria, são coisas que se guardam para a vida toda.
Conviver todos estes anos com o presidente Lula me deu a dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu País e por sua gente. A alegria que sinto pela minha posse como presidenta se mistura com a emoção da sua despedida. Mas Lula estará conosco. Sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade.
A tarefa de suceder o presidente Lula é desafiadora. Eu saberei honrar este legado e saberei consolidar e avançar nesta obra de transformação do Brasil. A vontade de mudança do nosso povo levou um operário à Presidência do Brasil. Seu esforço, seu esforço, sua dedicação e seu nome já estão gravados no coração do povo, o lugar mais sagrado da nossa nação.
Hoje, o presidente Lula deixa o governo depois de oito anos, período em que liderou as mais importantes transformações na vida do país. A força dessas transformações permitiu que vocês, o povo brasileiro, tivessem uma nova ousadia: colocar, pela primeira vez, uma mulher na Presidência do Brasil.
Para além da minha pessoa, a valorização da mulher melhora nossa sociedade e valoriza a nossa democracia.
Quero, neste momento, prestar minha homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador, companheiro que esteve ao nosso lado, ao lado do presidente Lula nesses oito anos. Eu me refiro ao nosso querido vice-presidente José Alencar. Que exemplo de coragem e de amor à vida nos dá este grande homem! E que parceria Zé Alencar e Lula, Lula e Zé Alencar fizeram, pelo Brasil e pelo nosso povo!
Eu e Michel Temer nos sentimos responsáveis por seguir no caminho iniciado por eles. Aprendemos com eles que quando se governa pensando no interesse público e nos mais necessitados, uma imensa força brota do nosso país. Aprendemos que quando se governa amando o Brasil, preservando a sua soberania e desenvolvendo o nosso país para torná-lo do tamanho do sonho de cada brasileira e cada brasileiro, uma força imensa é mobilizada e todos nós avançamos juntos.
Reafirmo aqui outro compromisso: cuidarei com muito carinho dos mais frágeis e mais necessitados. Governarei para todos e todas as brasileiras.
Uma mulher, uma importante líder indiana disse um dia que não se pode trocar um aperto de mão com os punhos fechados. Pois eu digo: minhas mãos vão estar abertas e estendidas para todos, desde os nossos aliados de primeira hora até aqueles que não nos acompanharam neste processo eleitoral.
É com este espírito de união que eu assumo hoje o governo do meu país. Acredito e trabalharei para que estejamos todos unidos pelas mudanças necessárias na educação, na saúde, na segurança e, sobretudo, na luta para acabar com a pobreza, com a miséria.
Não peço a ninguém que abdique de suas convicções. Buscarei o apoio, respeitarei a crítica. É o embate civilizado entre as ideias que move as grandes democracias como a nossa.
Não carrego, hoje, nenhum ressentimento nem nenhuma espécie de rancor. A minha geração veio para a política em busca da liberdade, num tempo de escuridão e medo. Pagamos o preço da nossa ousadia ajudando, entre outros, o País chegar até aqui. Aos companheiros meus que tombaram nessa caminhada, minha comovida homenagem e minha eterna lembrança.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros. Já fizemos muito nos últimos oito anos, mas ainda há muito por fazer. E foi por acreditar que nós podemos fazer mais e melhor que o povo brasileiro nos trouxe até este momento.
Agora é hora de trabalho. Agora é hora de união. União de todos nós pela educação das crianças e dos jovens. União pela saúde de qualidade para todos. União pela segurança de nossas comunidades. União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos. União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos para as atuais e para as futuras gerações. União, enfim, para criar mais e melhores oportunidades para todos nós.
O meu sonho é o mesmo sonho de qualquer cidadão ou cidadã: o sonho de que uma mãe e um pai possam oferecer aos seus filhos oportunidades melhores do que a que eles tiveram em suas vidas. Esse é o sonho que constrói um País, uma família, uma nação. Esse é o desafio que ergue um País.
Apresentei há pouco uma mensagem, com meus princípios e compromissos, no Congresso. Ali existem metas e objetivos, mas também existem sonhos.
Acho bom que seja assim. Para governar um País, um país continental do tamanho do Brasil, é também preciso ter sonhos. É preciso ter grandes sonhos e persegui-los. Foi por não acreditar que havia o impossível que o presidente Lula fez tanto pelo País nesses últimos anos. Sonhar e perseguir os sonhos é exatamente romper o limite do possível.
Para consolidar e avançar as grandes conquistas recentes precisarei muito do apoio de todos vocês. Quero pedir o apoio de todos, de Leste a Oeste, do Norte ao Sul do nosso País. Vou estar ao lado dos que trabalham pelo bem do Brasil na solidão do Amazonas, nos rincões do Nordeste, na imensidão do cerrado, na vastidão dos pampas.
Se todos trabalharmos pelo Brasil, o Brasil nos devolverá em dobro o nosso esforço. O Brasil é uma terra generosa. Tudo que for plantado com mãos carinhosas e olhar para o futuro será colhido com abundância e alegria. Que Deus abençoe o Brasil e o povo brasileiro. Que todos nós juntos possamos construir um mundo de paz.
Eu quero, neste momento, dizer a vocês que eu darei todo o meu empenho, toda a minha dedicação para fazer com que as transformações que nós começamos nesses últimos oito anos continuem, prossigam e se expandam porque o povo brasileiro e o nosso país tem condições, hoje, de se transformar no maior e no melhor país para se viver.
Um abraço a todos, homens e mulheres do meu Brasil.