segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Xena

Xena, a princesa guerreira

REIKI

REIKI – ENERGIA VITAL UNIVERSAL



     Das origens do Reiki sabemos que Mikao Usui viveu de 1865 até 1926; era padre cristão em Kioto (Japão) e professor na Universidade local. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava.
Em vão foi à América, para a Universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo. Ali se tornou Doutor em Teologia.

De volta ao Japão, e mais tarde na Índia, estudou sânscristo e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal.
Depois, Usui ensinou a sabedoria a vários japoneses e fundou o sistema dos Mestres do Reiki. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o "Dom da Cura".

A americana de origem japonesa - Hawayo Takata - levou o Reiki para o Ocidente nos anos 40 e , em 1983, o Reiki entrou pela primeira vez no Brasil, trazido pelo Dr. Egídio Vecchio- PHd e tendo a Dr.ª Claudete França como primeira Mestre em Reiki em toda a América do Sul.   

     Reiki é um método de cura natural pelas mãos.
   
REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico.

Reiki pode ser então definido como " a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR ".

Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos.                
                

                
     O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões que as crises pessoais e sociais nos criam, a má alimentação, a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos.

O grande sucesso do Reiki é que é seguro, é fácil, acessível a qualquer criança, é simples e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgânico que recebeu sua aplicação. Também por não ter conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, sua prática vem crescendo dia a dia.      

     O seminário tem como objetivo geral o de fazer com que as pessoas interessadas numa vida mais equilibrada possam saber como entrar em harmonia com esta energia vital-universal, tornado-se instrumentos canalizadores e disseminadores dos efeitos positivos que a ENERGIA REIKI propicia.

Por meio de inúmeros exercícios práticos, a Mestre ensinará a todos os presentes métodos de auto-ajuda, assim como de ajuda ao próximo, seja ele ser humano, planta ou animal. 
                
     1)Reiki é uma ciência energética. Reiki trabalha independente de qualquer sistema religioso.

2)Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura.

3)Como o Reiki é não-polarizado, pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas; ou por um adulto de qualquer meio social.

4)Sendo não-polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.

5)Porque Reiki é energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado.

6)Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo; É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.              
                
     O PRIMEIRO NÍVEL ( 1º. Grau ) é o nível principal, durante o qual você recebe REIKI para toda a vida. Você aprende, através de uma técnica específica (pela ajuda das suas mãos), a ativar a Energia Vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tensões, bloqueios e doenças. A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele exato momento, por exemplo : pelo corpo, pelas emoções, pelo sentimento, pelo intelecto, pela criatividade, pela intuição.

O SEGUNDO NÍVEL ( 2o. Grau ) é o nível que tem aplicações avançadas para aqueles que desejam conhecer melhor o REIKI, pois, neste nível, o foco é a cura mental com repercussão no corpo físico e etérico, assim como a cura à distância. Aqui o Reiki trabalhará diretamente no plano causal.

O TERCEIRO NIVEL A ( 3o. Grau A ) capacita ao Reikiano o uso de uma energia especial, que leva ao auto-crescimento, auto-transformação e a ser Mestre de si mesmo. Essa graduação inclui um nível de ativação de energia de alta potência, também para balanceamento energético, cura, integração e iluminação. O 3o. Nível A é de uso pessoal, para multidões e para trabalhar o planeta. Esta graduação está delineada principalmente para aq ueles que desejam se aprofundar mais na técnica da Energia Cósmica, sem terem adquirido um certificado, ou se qualificado como Mestre Reiki. O curso é completado, recebendo-se o total e original poder do Reiki do 3º. Nível B.

O TERCEIRO NÍVEL B ( 3º. Grau B ) é o Nível de Mestre, onde você aprende a iniciar pessoas nos Níveis I, II e III ( A e B ), e a ministrar cursos de Reiki.  

INTRODUÇÃO AO BUDISMO

Introdução ao Budismo.
      · Arquivado em Familia Raiz





Budismo é uma religião e filosofia baseada nos ensinamentos deixados por Sidarta Gautama, ou Sakyamuni (o sábio do clã dos Sakya), o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. no Nepal. De lá o budismo se espalhou através da Índia, Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka (antigo Ceilão), Sudeste Asiático como também para países do Leste Asiático, incluindo China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão. Hoje o budismo se encontra em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas, e conta com cerca de 376 milhões de seguidores.



Sidarta Gautama é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo.

O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. Esta religião teve seu crescimento interrompido na Índia a partir do século VII, com o avanço do islamismo e com a formação do grande império árabe. Mesmo assim, os ensinamentos cresceram e se espalharam pela Ásia. Em cada cultura foi adaptado, ganhando características próprias em cada região.



Os ensinamentos, a filosofia e os princípios

Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta idéia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações.
Para os seguidores, ocorre também a reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana.

A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana.



A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir:  não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes.  Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará o carma de uma vida seguinte.

As Quatro Nobres Verdades

Um dos principais ensinamentos do Buda é aquele que é o conhecido como as Quatro Nobres Verdades. Ele constitui a base de todas as escolas budistas.

Buda expôs as Quatro Nobres Verdades no Dhammacakkapavattana Sutta [1] (Samyutta Nikaya LVI.11) da seguinte forma:

A primeira nobre verdade: “(…) esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que queremos é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento.(…)”
A segunda nobre verdade: “(…) esta é a nobre verdade da origem do sofrimento: é este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir.(…)”
A terceira nobre verdade: “(…) esta é a nobre verdade da cessação do sofrimento: é o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, o abandono e renúncia a ele, a libertação dele, a independência dele.(…)”
A quarta nobre verdade: “(…) esta é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento: é este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta.(…)”

O Nobre Caminho Óctuplo



Tem sido sugerido que a forma de exposição da doutrina das “Quatro Nobres Verdades” segue um padrão que se assemelha ao do diagnóstico de uma doença: depois de ter apontado as origens do mal, o Buda mostrou um remédio que leva à cessação desse mal. Esse “remédio” é conhecido como o “Nobre Caminho Óctuplo” (em sânscrito: Astingika-Marga), e deve ser adoptado pelos budistas. Consiste, de acordo com o Magga-vibhanga Sutta [2] (Samyutta Nikaya XLV.8), em:

Visão ou Entendimento correcto: “(…)E o que é o entendimento correto? Compreensão do sofrimento, compreensão da origem do sofrimento, compreensão da cessação do sofrimento, compreensão do caminho da prática que conduz à cessação do sofrimento. A isto se chama entendimento correto.(…)”
Intenção ou Pensamento correcto: “(…)E o que é pensamento correto? O pensamento de renúncia, o pensamento de não má vontade, o pensamento de não crueldade. A isto se chama pensamento correto.(…)”
Palavra ou Linguagem correcta: “(…)E o que é a linguagem correta? Abster-se da linguagem mentirosa, da linguagem maliciosa, da linguagem grosseira e da linguagem frívola. A isto se chama linguagem correta.(…)”
Actividade ou Acção correcta: “(…)E o que é ação correta? Abster-se de destruir a vida, abster-se de tomar aquilo que não for dado, abster-se da conduta sexual imprópria. A isto se chama de ação correta.(…)”
Modo de vida correcto: “(..)E o que é modo de vida correto? Aqui um nobre discípulo, tendo abandonado o modo de vida incorreto, obtém o seu sustento através do modo de vida correto. A isto se chama modo de vida correto.(…)”
Esforço correcto: “(…)E o que é esforço correto? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu gera desejo para que não surjam estados ruins e prejudiciais que ainda não surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. (ii) Ele gera desejo em abandonar estados ruins e prejudiciais que já surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. (iii) Ele gera desejo para que surjam estados benéficos que ainda não surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. (iv) Ele gera desejo para a continuidade, o não desaparecimento, o fortalecimento, o incremento e a realização através do desenvolvimento de estados benéficos que já surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. A isto se denomina esforço correto.(…)”
Atenção correcta: “(…)E o que é atenção plena correta? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu permanece focado no corpo como um corpo – ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. (ii) Ele permanece focado nas sensações como sensações – ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. (iii) Ele permanece focado na mente como mente – ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. (iv) Ele permanece focado nos objetos mentais como objetos mentais – ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. A isto se denomina atenção plena correta.(…)”




Concentração correcta: “(…)E o que é concentração correta? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades não hábeis, entra e permanece no primeiro jhana, que é caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o êxtase e felicidade nascidos do afastamento. (ii) Abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana, que é caracterizado pela segurança interna e perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o êxtase e felicidade nascidos da concentração. (iii) Abandonando o êxtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana que é caracterizado pela felicidade sem o êxtase, acompanhada pela atenção plena, plena consciência e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: ‘Ele permanece numa estada feliz, equânime e plenamente atento.’ (iv) Com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a atenção plena e a equanimidade purificadas. A isto se denomina concentração correta..“


EXORCISMO

EXORCISMO SEGUNDO A PARAPSICOLOGIA E PSICOLOGIA
O exorcismo segundo a Parapsicologia
Segundo a parapsicologia o endemoniamento não passa de um conjunto de energias em colapso onde a mente humana recebe muitas informações e passa a agir de maneira errática. Ou seja a mente humana funciona como uma antena parabólica recebendo muitos sinais. Sem um filtro para essas informações o cérebro entra em colapso.
O exorcismo em si não passa de um treinamento para que a pessoa possa aprender a lidar com o excesso de informações que ela recebe, aprendendo como criar bloqueios mentais, filtros de informação, resistência mental.
Como o estudo do endemoniamento segundo a parapsicologia é muito ligando também a psicologia vou relatar mais detalhes na sessão de Psicologia
O exorcismo segundo a Psicologia
Na psicologia o endemoniamento em si não passa de acesso esquisofrênico ou esquizóide com profundas raízes religiosas. Não existe o exorcismo na psicologia e sim o tratamento da psique da pessoa. As vezes é sugerido um exorcismo visando o melhoramento da pessoa. Em poucos casos o exorcismo agravou o estado da pessoa levando ela a ficar permanentemente endemoniada.
O tratamento é feito através de remédios e sessões de terapia e hipnose na tentativa de conseguir se quebrar as barreiras na mente esquizóide. O esquizóide na realidade pode até nos parecer uma pessoa comum, aparentemente muito mais inteligente que o normal, mas essa pessoa costuma ter delírios, superestima, atitudes paranóicas,as vezes são extremamente depressivas. Quando isso atinge um certo nível, essa pessoa pode acabar ou enlouquecendo totalmente ou criar em si uma necessidade de auto-destruição.
Quando a necessidade de auto-destruição é maior as pessoas a sua volta começam a char que ele está possuído,por causa de aspectos que costumam aparecer com pessoas atacadas por esse mal:
- Telecinésia, ou seja, a capacidade de se movimentar objetos sem no entanto haver contato fisco para isso.
- Empatia, ou seja, a capacidade de uma pessoa sentir ou emitir sensações ou sentimentos de outra ou para outra pessoa
- Telepatia, ou seja, capacidade de comunicação sem haver aporte físico para a transmissão. Geralmente associado a ondas cerebrais
- Outros efeitos podem ocorrer também como transudação (suar sangue); controle corporal onde a pessoa é capaz de fazer com seu corpo coisas que conscientemente nunca faria; aumento de força corporal ,onde se repara que a força não é maior que a força corporal da pessoa, retirada apenas limitações como dor e sentidos de capacidade ou medo.
Algumas pessoas se curam com apenas algumas sessões de terapia e remédios passando a viver normalmente. Mas existem casos de pessoas que nunca mais voltaram ao normal, chegando ao ponto de se interiorizarem de tal forma que se tornaram altistas.
Aqui me reservo uma opinião pessoal. No caso de efeitos PSI, acredito que na realidade seja tudo energia eletromagnética gerada e guiada pelo cérebro, afinal em física e eletricidade todos aprendemos que a energia elétrica quando trafega por fios gera um campo eletromagnético a sua volta. No caso do cérebro temos tensões da ordem de 100.000 volts circulando de uma maneira não direcional. Como a célula nervosa é um condutor a idéia de energia elétrica+condutor = energia eletromagnética.
Para a Igreja Católica:"Os sinais de possessão demoníaca são... falar várias línguas desconhecidas...revelar coisas distantes ou ocultas... manifestar forças superiores à idade ou aos costumes."
Nenhum destes sinais hoje é válido. A Parapsicologia explica como perfeitamente naturais a xenoglossia, a adivinhação e sansonismo.
Xenoglossia- Ilga K. de Trapene (Letônia) apesar de sofrer de deficiência mental, era às vezes capaz de falar em qualquer língua, contanto que alguém na sua presença pensasse, ou lesse mentalmente, as frases correspondentes. Era uma adivinhação na base de escapes sensoriais (HIP- Hiperestesia Indireta do Pensamento). E, na ausência de qualquer pessoa, ou no isolamento da emissora de rádio da Universidade de Riga, era incapaz de qualquer xenoglossia. Será que o demônio não pode entrar no isolamento de uma emissora de rádio???
Sobre a adivinhação, além da citada HIP, temos também a percepção extra-sensorial e suas diversas divisões... A telepatia não tem nenhuma relação com o demônio.
Sansonismo- Os psiquiatras falam em hiperdinamismo. Um louco, sem camisa de força, numa crise de fúria, dificilmente poderá ser contido, mesmo por várias pessoas. Numa situação parapsicológica, o aproveitamento ao máximo das energias musculares e nervosas pode dar a impressão de "força superior à idade ou aos costumes". Na realidade é sõ isso: aproveitamento ao máximo, parapsicologicamente, da força muscular (sansonismo) e nada de sobre-humano; é sempre numa dimensão humana. Se alguma vez, uma menina tivesse levantado um automóvel com um dedo, ou derrubado uma parede com a mão, então poderíamos pensar em força sobre-humana, demoníaca... Mas isso nunca aconteceu.
Leitor Evolver
A PSICOLOGIA, vê as obsessões como uma desordem mental, um ataque histérico, e no caso das irmãs de Loudun , tratava-se de uma histeria coletiva.
PARA A PSIQUIATRIA, a obsessão , antes de ser considerado um ato diabólico, pode tratar-se de um desejo incontrolado, que surgi de atos e pensamentos comuns; como o ódio por um a pessoa que alimentado pode tornar-se uma obsessão, e até ocasionar um homicídio. Idéias fixas, e tentações podem tornar-se uma obsessão. e quando o assunto está relacionado a religião, é comum , relaciona-lo ao diabo.
Exorcismo
Autor: Mateus Fornazari
- Exorcismo segundo as religiões
O que diz o espiritismo Kardecista
Segundo Kardec os espíritos podem influenciar as pessoas e essas influências podem levar a pessoa a um estado de loucura e frenesi. Na realidade eles não podem usar o corpo da pessoa para fazer mal a ela, mas esses espíritos podem induzir a pessoa a fazer mal a ela mesmo. Ou seja, os espíritos não podem nos fazer nenhum mal ao qual nós mesmos não nos faríamos.
Geralmente as pessoas que são afetadas são pessoas com baixa crença em seres superiores, problemas pessoais ou mentais, pessoas que acham que merecem punição por alguma coisa. São pessoas em que até mesmo uma palavra mal dita por uma outra pessoa pode acarretar em sérios problemas.
O processo de cura dessa pessoa começa quando essa pessoa se volta para Deus e Jesus Cristo. Então quando ela começa a se recuperar por vontade própria inicia-se o ritual de aconselhamento espiritual.
Esse ritual consiste em reuniões em salas fechadas, onde os médiuns presentes através de orações e meditação conversam com a pessoa e com o espírito que está fazendo mal a ela. Aconselhando ambos a mudarem de atitude, se acalmarem, se voltarem a Deus e que o espírito pare de influenciar a pessoa e que ele procure seu repouso.
O exorcismo segundo a Umbanda
Segundo a Umbanda e outras religiões Afro-Brasileiras, a possessão ocorre por Eguns ou espíritos desencaminhados. Quando ouvimos dizer que Exus, Caboclos e outras coisas possuíram um corpo, na realidade ouve apenas a montagem no cavalo ou baixou o Santo. A possessão da maneira como conhecemos é executada unicamente por Eguns.
O Egun é um espírito perdido e sem corpo, ele ainda não pode receber atribuições de Santos, os quais são controlados por falanges e por fim todos são controlados por Oxalá. Quando um Egun incorpora, ele pode se tornar raivoso e perigoso, como não são atribuídos a nenhuma falange de espíritos (Oguns, Caboclos, Pretos, Exus, etc) eles são considerados espíritos fracos e de fácil controle.
Os Eguns são expulsos do corpo da pessoa pelos médiuns incorporados por santos mais evoluídos, os quais com força de sua voz e muitas vezes força física eles expulsam o Egun e segundo o ritual, eles trancam o espírito para que ele não possa mais voltar a incorporar.
Não quero dar opinião pessoal, mas espero que pelo menos o pessoal retire esses métodos bruscos e violentos usados tanto na umbanda como pelos evangélicos para retirar influências maléficas das pessoas.
A idéia de que os Exus são os demônios e que eles é que infernizam a pessoa, segundo a Umbanda é errada. Os exus são como porteiros, eles permitem a comunicação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Por isso nos terreiros de Umbanda o primeiro canto é para Exu, pois assim eles podem evocar os espíritos mais altos.
A idéia do endemoniamento por exus se formou na Igreja católica quando os primeiros negros começaram a adoração a seus deuses. Como os exus geralmente têm rostos deformados por chifres e caudas eles foram vistos pela igreja como a imagem de Satanás.
O exorcismo segundo os Evangélicos
Bem... Quanto aos evangélicos podemos dizer que a maioria vive a beira da loucura e do fanatismo. Sei que há pessoas boas e saudáveis. Antes que possam dizer que sou semitista, olhem a introdução e vejam por quais Religiões passei e estudei.
No caso dos evangélicos eles tratam qualquer espírito como espíritos malignos e através de ordens gritadas sobre a pessoa e ficam jogando sal e água benta sobre a pessoa, muitas vezes eles acabam até subjugando a pessoa e agredindo para expulsar o espírito.
Não quero dar opinião pessoal, mas espero que pelo menos o pessoal retire esses métodos bruscos e violentos usados tanto na umbanda como pelos evangélicos para retirar influências maléficas das pessoas.
Não tenho muito a dizer sobre os evangélicos, pois eles não têm um ritual totalmente específico, ficando tudo meio vago entre gritos e orações. Apenas posso dizer que entre todos os exorcismos que eu presenciei, na Universal do Reino de Deus houve as maiores violências contra o ser humano, sendo que o pastor chegou a dar com uma Bíblia pesada na cabeça da pessoa, deixando ela desmaiada e o pastor gritando que enfim ele havia expulsado o demônio, por isso ela desmaiou. Na igreja Batista apenas fiquei meio surdo pelo berreiro, mas não houve nada além de preces e gritos.
O exorcismo segundo a WICCA
Segundo o que sei não existe exorcismo na WICCA, pois eles não acreditam em demônios. Caso alguém entenda mais sobre esse assunto, por favor, entre em contato, pois não consegui quase nenhuma informação sobre o assunto.
O exorcismo segundo o Xintoísmo
O xintoísmo é o tipo de religião usada em países orientais, na realidade não passa de uma religião espírita, onde podem haver vários demônios, deuses e santos. Como é uma mistura de pequenas religiões fica meio difícil entender o que para eles é um endemoniamento, pois para eles os espíritos não precisam de um corpo humano para aparecer. Eles podem aparecer a qualquer momento em forma de Akuma (capetas ou demônios) ou Akuma-chan (capetinhas).
Os Orientais temem e respeitam muitas formas de vida e espírito acreditando assim que irão se livrar de maldições que esses espíritos poderiam lhe lançar. Mas escutei relatos de exorcismos onde Monges recolhiam o corpo da pessoa e a subjugavam as mais diversas torturas até que o Akuma saísse do corpo da pessoa.
Infelizmente não tenho maiores detalhes sobre isso pois as poucas vezes que fui a um templo xintô em São Paulo eles falavam em japonês e apenas ao final meu colega traduzia para mim o que havia acontecido.
O exorcismo segundo a Igreja Católica
Bem...
Deixei essa parte para o final pois percebo que a Igreja Católica é a mais conhecida e mais visada desde o filme o Exorcista. Não pretendo encher de relatos, pois eles existem por toda a Internet, mas como acho que esses são os exorcismos mais ritualizados e mais cheios de tabu. Sendo, portanto, os mais interessantes.
Segundo a Igreja o endemoniamento é dado por demônios, que são os seguidores do Anjo Caído Satanás. Satanás se revoltou com Deus por ele ter dado a preferência a criação do homem, Satanás achando ter prioridade por ter vindo antes dos homens reuniu outros anjos descontentes e se rebelou. Sendo então lançados ao fundo da terra no local conhecido como Inferno.
Mas as vezes um desses demônios, por motivos excusos, invadem um corpo humano. Eles não podem matar a pessoa, mas levam-na até a beira da morte. Se ela morrer então foi porque Deus assim o quis.
Como existe um grande tabu em torno do exorcismo cristão, sabe-se muito pouco sobre a forma e o conteúdo dele. Através de buscas e contatos eu consegui uma cópia em inglês do Novo Ritual Romano. Vou traduzir algumas partes mais interessantes e colocar aqui. Mas atenção.
NÃO ME RESPONSABILIZO PELO MAU USO DESSA INFORMAÇÃO. PESSOAS QUE ESTIVEREM LENDO ISSO. ESPERO QUE SAIBAM QUE O RITUAL DO EXORCISMO APLICADA SOBRE UMA PESSOA QUE ESTÁ APENAS COM PROBLEMAS MENTAIS PODE LEVÁ-LA A REALMENTE ACREDITAR EM SEU ESTADO DE ENDEMONIADA E CAUSAR TRAUMAS CEREBRAIS SÉRIOS E PERMANENTES.
O Ritual Romano Original é um conjunto de orações, perguntas e ações aos quais os padres deveriam tomar no tratamento de endemoniados. Eram escritos em latim e duravam muito em suas aplicações. Como não entendo latim e não encontrei o material sobre isso.
Leitor Evolver