domingo, 14 de novembro de 2010

Reforma Gregoriana

    Por Antonio Gasparetto Junior


A Reforma Gregoriana estabeleceu o poder dos papas sobre o poder temporal, dos reis. Em decorrência da reforma, todos os homens ficaram submissos ao papa, o qual tinha o poder sobre qualquer ser vivente representando a palavra de Deus. Os papas passavam a ser inferiores apenas ao próprio Deus. A Igreja Católica ganhava então um poder ilimitado. A Reforma Gregoriana é considerada ainda a primeira grande revolução européia por conta do enfrentamento gerado contra o poder temporal.

Papa Gregório I
A Reforma Gregoriana tem sua autoria em São Gregório Magno I, foi ele que apresentou as formulações iniciais que criariam a infalibilidade papal e a supremacia da Igreja Católica. As medidas propostas por Gregório Magno começaram a ser implementadas sob o papado de Leão IX entre os anos de 1049 e 1054. Neste momento um jovem diácono chamado Hildebrando da Toscãnia despontava dentre a cristandade, tornando-se uma figura muito evidente no papado. Hildebrando conquistou muita visibilidade por conta de sua defesa pelos elementos da reforma na Igreja e da natureza do poder atribuído ao papa, tanto que quando se tornou papa Gregório VII entre 1073 e 1085 foi identificado erroneamente como o autor da Reforma Gregoriana.

O objetivo da Reforma Gregoriana era fazer com que a Igreja e a cristandade voltassem aos tempos de Cristo, época primitiva do cristianismo  marcada pelos Apóstolos. Mas por outro lado os fins da reforma visavam estabelecer o poder do papa sobre o poder feudal. A evolução da Idade Média havia feito com que o poder dos senhores feudais crescesse e praticamente comandassem a Igreja, a proposta de voltar aos tempos de Cristo era um artifício para acabar com esse controle da Igreja.

A Abadia de Cluny é identificada como responsável pela continuação e consolidação da reforma no mundo cristão. O discurso reformista condenava as práticas de heresia, as quais eram identificadas pela introdução dos costumes pagãos dos germânicos no mundo dos cristãos romanos. As práticas de heresia mais combatidas eram a simonia e o nicolaísmo.

Para abolir as práticas de heresia era preciso proceder a reforma na Igreja, a qual teria como resultado final a confirmação do poder máximo atribuído aos papas. A Reforma Gregoriana é um marco na teocracia papal, define os papas como chefes supremos da Igreja e de palavra incontestável entre os cristãos.

Na ocasião da coroação do rei Pepino, o Breve foi elaborado um documento, provavelmente forjado, que declarava a doação de Constantino das terras do Império Romano ao papa. Essa situação favoreceu ainda mais para que o papa expandisse seus poderes sobre os reis também, subjugando toda a Europa e toda a cristandade.

Nos anos da origem da Reforma Gregoriana, a Igreja Católica enfrentava ainda outro problema. Trata-se do embate entre a Igreja de Roma e a Igreja de Constantinopla, o patriarca desta resolveu proibir a manifestação das Igrejas Latinas no Oriente e causou uma enorme confusão dentro da Igreja Católica. Ressentidos pelo fato da sede da Igreja Católica ser em Roma e insatisfeitos com o amplo poder do papa de Roma que comandava inclusive os reis, criou-se um conflito entre os cristão do Ocidente e do Oriente que culminou com a excomunhão mútua. Esse evento é chamado de Cisma do Oriente.

A Cisma do Oriente serviu no Ocidente para estourar o confronto entre um imperador e o papa, caso do Imperador do Sacro Império Romano-Germânico que enfrentou o papa em defesa do poder político na Europa. Mesmo que os efeitos da Reforma Gregoriana tenham durado por algum tempo e o papa tenha realmente adquirido o poder máximo na Europa, o confronto ao longo dos séculos entre o poder temporal e o poder espiritual culminou com a vitória dos reis.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_gregoriana

VATICANO

A Cidade do Vaticano, publicamente denominada Estado da Cidade do Vaticano, é o núcleo oficial da Igreja Católica, o menor país do globo, localizado no interior de outra nação, a Itália, próxima à capital, Roma. Ela constitui uma cidade-estado autônoma, desprovida de águas costeiras, e perfaz somente 0,44km², o que corresponde a um vasto quarteirão.
Neste centro da Igreja encontra-se o papa, líder máximo do catolicismo e também desta circunscrição estatal, que abriga cerca de 800 moradores. A autoridade maior do Vaticano está centrada na Santa Sé, alçada eclesiástica, esfera administrativa que estabelece a interação com as demais nações, e tem poderes para integrar acordos internacionais.
O idioma convencional do Vaticano é o italiano e o latim; este pequeno estado, apesar de sua dimensão, também conta com diplomatas ao longo do globo, bem como abriga embaixadas de outros países, particularmente em Roma. Esta cidade foi criada em 1929, diferentemente da Santa Sé, a qual é tão antiga quanto o próprio Cristianismo original. Ela constitui a mais importante sede episcopal, englobando 1,142 bilhões de católicos romanos em todo o Planeta.
Há algumas diferenças entre a Santa Sé e o Vaticano; os dois apresentam passaportes singulares; à primeira cabem os diplomáticos e os das funções utilitárias, e ao segundo estão reservados os passaportes comuns. Documentos que circulam pela sede episcopal são elaborados em latim, enquanto os da cidade-estado são produzidos no idioma italiano.
O Vaticano foi fundado através do Tratado de Latrão, um país original, não um remanescente dos antigos Estados Pontifícios, que anteriormente incluíam a região conhecida como Itália Central. Esta pequena nação é sacerdotal-monárquica, ou seja, gerida pelo bispo romano, o Papa, que reside no Palácio Apostólico desde a volta do papado a Roma, em 1377, pois temporariamente o poder papal estava concentrado na cidade de Avignon, localizada no Sul da França.



Antes desta mudança do papado para a França, os papas moravam no Palácio de Latrão, na região oposta de Roma, onde foi firmado o contrato que criou esta cidade-estado. Clérigos da Igreja Católica de diversas procedências raciais, étnicas e geográficas configuram a constelação de trabalhadores públicos que servem ao Vaticano.
A temperatura comum nesta cidade é a típica da região mediterrânea. Um grande número de peregrinos se dirige anualmente ao Vaticano para ter uma rápida visão do Papa; assim, o principal turismo neste local é o de natureza religiosa. Os pontos de maior visitação nesta cidade são a Praça de São Pedro e a Basílica, aí localizada.
Fontes:
http://www.vaticanotour.com.br/historia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaticano

TOMBAMENTO

tombamento consiste em uma intervenção branda do Estado na propriedade privada com o fim de preservar bens móveis, imóveis, corpóreos ou incorpóreos que detenham relevante valor histórico, científico, tecnológico, artístico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, conforme dispõe exemplificativamente o artigo 216 Constituição Federal e em seus incisos.
O proprietário do bem tombado deverá preservar e manter as características do mesmo, entretanto, não é vedada sua alienação, desde que o Poder Público seja devidamente notificado e exerça seu direito de preferência na compra do bem. Entretanto, as possíveis obras realizadas para a conservação do bem deverão ser previamente aprovadas pelo órgão que efetuou o tombamento. A aprovação está vinculada ao nível de conservação do bem.
A destruição, inutilização ou deterioração de bens tombados pela autoridade pública competente implica em crime previsto pelo artigo 165 do código Penal Brasileiro, punido com pena de seis meses a dois anos e multa.
Existem seis modalidades de tombamento, são eles: voluntário, compulsório, provisório, definitivo, geral e individual.
tombamento voluntário ocorre quando o proprietário do bem solicita seu tombamento, ou quando o mesmo concorda com tal procedimento sem oposição, quando notificado.
tombamento compulsório ocorre quando o órgão competente da administração Pública promove o tombamento contra a vontade de seu proprietário. Este, por sua vez, opõe-se judicialmente ao aludido procedimento administrativo.
No tombamento provisório, incidirão sobre o bem os efeitos do processo de tombamento antes mesmo do trânsito em julgado.
Quando o tombamento é definitivo, todos os efeitos já foram produzidos, chegando-se assim ao fim do processo de tombamento.
Na modalidade individual, o tombamento incide sobre apenas um bem, diferentemente da modalidade geral, que incide sobre uma universalidade de bens, como uma cidade, a título de exemplo.
Compete concorrente à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre o tombamento, conforme disposição do artigo 24 da constituição Federal. Em relação à competência para a execução do tombamento, estão autorizados a União, Estados e Municípios.
No âmbito federal, o órgão competente para executar o tombamento é o Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN- Autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura). No âmbito estadual e municipal, a competência é atribuída ao órgão criado para essa função.
O tombamento não gera para o proprietário direito à indenização, pois o bem continua no domínio e na posse do proprietário. Este somente terá tal direito se houver dano no bem.
Fonte:
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo 14 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 11. Ed. São Paulo: Malheiros, 1999

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Por Caroline Faria

As 7 maravilhas do mundo antigo são monumentos construídos pelo homem durante a antiguidade e considerados únicos pela sua beleza ou arquitetura. Infelizmente, a única delas que inda existe é a Pirâmide de Gizé, no Egito. De todas as outras restaram apenas histórias ou algumas gravuras.
Na verdade, essa é uma classificação não oficial que tomou fama com o tempo e acabou permanecendo. Mas não existe consenso nem mesmo sobre quem teria escrito esta lista das maravilhas do mundo antigo. Alguns afirmam que foi Heródoto, um famoso historiador que viveu entre 484 a 425 a.C., outros, que foi Calímaco de Cirene, que teria elaborado a primeira lista no século 3 a.C, ou ainda, mas menos creditado, Filo de Bizâncio, engenheiro que teria elaborado a lista em 130 a.C..

- A mais famosa das 7 maravilhas da antiguidade é, sem dúvidas, a Pirâmide de Gizé. Uma, das 80 pirâmides que existem no Egito, ela foi escolhida provavelmente por ser a maior de todas, ocupando uma área de 2,2 hectares. Tendo sido criada entre os anos de 2589 a 2566 a.C. ela é a única das sete maravilhas que ainda existe.

- Os Jardins Suspensos da Babilônia são mais uma das maravilhas do mundo antigo, mas talvez sequer tenham existido. Dizem as histórias que os Jardins ficavam à beira do rio Eufrates, na região da Mesopotâmia (atual Iraque), e na verdade não eram suspensos: eram construídos em cima de uma grande construção de cerca de cinco andares.

Seu esplendor se constituía no fato de que a região da Mesopotâmia é extremamente árida, portanto, construir ali um jardim com árvores verdejantes sob as quais se podia caminhar, segundo escreveram Filo de Bizâncio e Diodorus Siculus, escritor da era clássica, era realmente um feito maravilhoso. Alguns alegam que eles teriam sido construído por Nabucodonossor, mas ainda não foi encontrado nenhum registro deste soberano que governou a Babilônia por muitos anos e que sempre narrava seus feitos utilizando a escrita cuneiforme dos babilônicos.

- O Templo de Ártemis, em Éfeso (atual Turquia), foi construído em 550 a.C. pelo rei Creso, da Lídia. O templo era todo sustentado por maravilhosas colunas de mármore em estilo jônico com estruturas em alto relevo e capitéis com rosetas, mas o seu maior esplendor era a estátua da deusa Ártemis (equivalente à deusa grega Diana, deusa da caça e da fertilidade). Toda construída em ouro, prata, ébano e outras pedras, a estátua atraía visitantes de todas as regiões que levavam réplicas da estátua como lembrança. Em 21 de 356 a.C., Heróstrato, um cidadão grego, incendiou o templo para se tornar imortal.

Anos depois Alexandre Magno ofereceu recursos para reconstruir o templo de Ártemis, desde que seu nome ficasse inscrito ali. A proposta foi recusada e anos depois o templo foi finalmente reconstruído ainda maior e mais belo. Entretanto, em 262 d.C. o templo foi novamente depedrado. Desta vez os invasores godos saquearam o templo que, no século 5 d.C. teve o restante de seu mármore retirado para reconstruir a cidade. Finalmente, após uma sucessão de terremotos, o que restara do templo ruiu e suas ruínas descobertas, em 1860, pelo arqueólogo John Turtle Cayster que levou uma de suas colunas ao museu Britânico.

- A Estátua de Zeus no Templo de Olímpia, toda construída em ouro e marfim pelo artista grego Fídias que levou oito anos para terminar sua obra prima (de 450 a 458 a.C.) era monumental. O templo por si só já era magnífico e continha portas gigantescas de bronze que se abriam para revelar a maravilhosa estátua de 64 metros de altura e 72 colunas dóricas do deus dos deuses que segurava em uma de suas mãos a deusa grega da vitória, Nike, e na outra mão um cetro. Seu trono era adornado todo com relevos representando as histórias da mitologia grega. Infelizmente essa maravilha também foi destruída. Em torno de 462 ou 475 d.C. um incêndio destruiu a estátua de Zeus que chegara até, a ser retratada em moedas da cidade de Olímpia. Meio pelo qual conseguimos hoje ter uma idéia de ela como era.

- A próxima maravilha é o Mausoléu de Halicarnasso (na região da moderna cidade de Bodrum, na Turquia), um mausoléu construído por Artemis que mandou erguer o templo para sepultar seu marido, o rei Mausolo, rei de Cária, do qual foi derivada a palavra mausoléu. Artemis morreu dois anos depois de seu marido, não chegando, portanto, a ver o templo terminado. Para a tarefa ela escolhera o arquiteto Pítis, que construiu a estátua que encimava o templo e mais quatro escultores que ornariam cada um, um lado do templo: Escopas, Briáxis, Leocarés e Timóteo. O templo foi destruído no século 15 quando terremotos foram fazendo com que ruísse aos poucos. E em 1494 suas colunas de mármore foram transformadas em argamassa para reforçar o castelo dos Cavaleiros de São João de Malta, em Bodrum.

- O Colosso de Rodes era uma enorme estátua do deus grego Hélios, construída pelo escultor Carés de Lindos no século 3 a.C. para comemorar a desistência dos macedônios em invadir a ilha de Rodes. Estima-se que ela maior que a estátua de Zeus em Olímpia, com 33 metros de altura, toda composta de bronze, pedras e ferro. Ninguém sabe ao certo qual era a aparência da estátua, mas algumas histórias contam que ela representaria o deus Helio segurando uma tocha em uma das mãos e que seu rosto teria sido esculpido com base no rosto de Alexandre Magno. Em 225 a.C. um terremoto derrubou a estátua que destruiu várias casas ao cair. Os habitantes da ilha teriam tentado reconstruí-la, mas um oráculo teria aconselhado a deixar como estava, e foi o que fizeram. Então, em 653 d.C. os árabes que invadiram a ilha venderam o colosso como sucata.

- A última das 7 maravilhas da antiguidade é o Farol de Alexandria. Ele foi construído por volta de 285 d.C. a mando de Ptolomeu, na ilha de Faros (ou Pharos) na costa do Egito. Não se sabem o certo quem o construiu, mas Sóstrates de Cnido, que alguns dizem ter sido arquiteto, teve papel importante na construção do farol. A obra toda feita em argamassa e mármore tinha três andares sobre os quais ficava uma estátua que não se sabe se era de Zeus ou Poseidon. O primeiro andar era um quadrilátero, o segundo um octógono e o último um cilindro, totalizando 137 metros de altura. Durante o dia o farol orientava os viajantes com o uso de um espelho que refletia a luz do sol e, de noite era usada uma fogueira. Após o século 13 e depois de resistir a 22 terremotos e tentativas frustradas de restaurá-lo, o farol ruiu indo parar no fundo do mar Mediterrâneo.

CASA GRANDE E SENZALA - GILBERTO FREYRE

Casa-Grande & Senzala

    Por Ana Lucia Santana



Casa Grande & Senzala foi a obra que consagrou o sociólogo e escritor brasileiro Gilberto Freyre. Este ensaio, lançado em 1 de dezembro de 1993, aborda a formação e o desenvolvimento econômico-social do Nordeste durante a era colonial. O autor vê no cultivo da cana-de-açúcar, em meados do século XVI, um elemento fundamental neste mecanismo.

O escritor recifense aponta a participação significativa da estrutura até mesmo arquitetônica da Casa Grande na constituição da sociedade brasileira e de suas determinações culturais. E destaca a importância da senzala como pólo complementar desta instituição colonial. Tudo gira em torno do patriarcalismo, modelo no qual uma autoridade masculina exercita seu poder sobre todos que se encontram sob seu domínio.

O patriarca detém o controle sobre escravos, familiares, os filhos e seus descendentes, sua cônjuge, entre outros elementos que se abrigam em sua propriedade agrária. A casa-grande atua como um símbolo que agrega a todos, pois manifesta o potencial de acolher os membros que compõem esta comunidade.

Gilberto rejeita a concepção de que o brasileiro, por sua prática constante da mestiçagem, seja inferior a outros povos. Ele reforça a idéia de que a miscigenação concretizada entre ibéricos, indígenas e africanos, contribuiu para a constituição cultural positiva do povo que se desenvolveu em terras brasileiras.

O sociólogo desenvolve neste livro sua tese, expondo o nascimento da sociedade brasileira do ponto de vista da rotina na casa do grande senhor. Esta edificação é um instrumento do autor para representar o próprio país no período colonial, fundado sobre a monocultura do açúcar. Nesta terra recém-descoberta a natureza inclemente é vista como uma barreira a ser vencida, antes de se lograr o desenvolvimento da civilização.

Tentando conquistar riqueza e fama, o colonizador europeu enfrenta a barbárie e, aos poucos, constrói um universo pretensamente civilizado. As famílias que se destacam neste país emergente, por seu poder e sua influência, instauram espaços pioneiros na esfera pública e assim fortalecem laços de soberania e autoridade, gerando teias interativas que se estendem por todas as partes. Desta união de interesses entre núcleos familiares poderosos nasce o Estado, quase como um fator secundário.

De 1532 em diante emergiu uma estrutura social baseada no modelo econômico da exportação, estimulada pelos membros da monarquia brasileira, fixada em um centro produtor, a Casa-Grande, igualmente instituída como núcleo sócio-político. Freyre também demonstra a preponderância do português sobre os indígenas, através dos jesuítas, que atuaram no sentido de dominar este povo por meio da doutrinação moral e espiritual. A eles não restaram muitas opções além de se submeterem a esta colonização da alma, a não ser o árduo labor nas lavouras ou a fuga constante pelas florestas.

Quanto ao escravo, ele tem um papel de destaque na composição da sociedade brasileira, segundo Freyre, agindo até mesmo na essência do povo brasileiro. Esta concepção, somada à visão do autor sobre a sexualidade do brasileiro, abordada explicitamente, impregna esta obra de um potencial subversivo sem igual, o qual requer ainda hoje uma investigação mais profunda, que revele todo seu potencial oculto.



Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa-Grande_&_Senzala
http://pt.shvoong.com/humanities/h_history/778363-casa-grande-senzala/

O 13 Que a História não contou



Treze de maio de 1888


Autor: Professor Acúrsio Esteves *

Treze de maio de 1888 passou para a história do Brasil como o dia em que teria se acabado a escravidão em terras tupiniquins. Depois que a pena da princesa anunciou por decreto que não mais haveria jugo, a população negra a partir de então seria livre, não teria mais senhorio e poderia viver com dignidade e igualdade.

Assim a escola me ensinou, assim eu aprendi e assim acreditei durante longos anos da minha vida. É certo que nunca entendi bem porque a Princesa Isabel, “A Redentora”, decidira tomar tal atitude contrariando os interesses dos que detinham o poder e entrando em sintonia com os anseios da subjugada população negra, de alguns poetas, intelectuais e políticos sonhadores que se diziam abolicionistas. Pensava: foi uma verdadeira revolução sem sangue feita por uma mulher de coragem.

O que a escola nunca me ensinou foi que à época, os negócios do açúcar brasileiro, que era a principal fonte de riqueza nacional e onde estava alocada aproximadamente 90% da mão-de-obra escrava, iam de mal a pior. O açúcar da América Central era mais barato, mais próximo dos grandes mercados e de melhor qualidade que o nosso. Não dava para competir. Infelizmente só aprendi a “História da Conveniência”, e Geografia Física onde os aspectos políticos e econômicos “não eram” de nosso interesse.

O imenso contingente de escravos tornara-se então um fardo para os senhores de engenho. Como sustentar esta ”horda” de homens, mulheres e crianças, mesmo sob miseráveis condições, diante de tal crise econômica? Era a pergunta que não se calava e que teve apenas uma resposta: Demissão em massa. Sim amigos e amigas, a demissão em massa foi a solução encontrada para os trabalhadores e trabalhadoras forçados que edificaram e sustentavam a economia nacional. E foi a maior, mais cruel de todos os tempos e quiçá de todas as partes do mundo.

Foi uma demissão sem direitos trabalhistas, quando milhões de trabalhadores saíram do único abrigo que conheceram por toda a vida apenas com seus míseros pertences e a roupa do corpo. E não tinham direito a ficar se quisessem. Só os mais aptos ao trabalho ou os que possuíssem alguma especialização foram mantidos como empregados, apenas pelo interesse do seu senhorio capitalista. Esta demissão teve um nome bonito: Lei Áurea.

Antes dela, porém, vieram outras da mesma forma convenientes aos interesses da classe dominante. Vejamos: A primeira foi a Lei Eusébio de Queirós, em 1850, que proibia o tráfico. Como a Inglaterra na prática já havia decidido interceptar e apreender os navios negreiros, libertando os escravizados, então, foi uma lei inócua.

A segunda, a Lei do Ventre Livre, 1871, serviu apenas para diminuir a pressão social dos abolicionistas. Ela não tinha aplicação prática, pois, como a criança pode ser livre com pais escravos? Será que ela, a criança, teria escola, moradia digna e cidadania enquanto seus pais estavam nas senzalas? Ela, que ainda seria tutelada até a idade de 21 anos pelos senhores de seus pais, teria vida de cidadã ou de escrava?

A terceira, a Lei dos Sexagenários, 1885, foi a mais perversa de todas, pois a expectativa de vida do cidadão livre à época era de 60/ 65 anos e a do escravo 32/40 anos. Eram raros os que chegavam à idade contemplada pela lei. Era muito difícil ter o controle da idade exata do escravo. Ainda hoje não são poucas as pessoas que não possuem registro de nascimento. Então, se o negro estivesse apto ao trabalho, forte, com boa saúde, era fácil dizer que ele ainda não tivesse alcançado a idade prevista pela lei. Porém se ele estivesse doente ou imprestável para o trabalho, nada mais cômodo que conferir-lhe os 60 anos e mandá-lo embora.

Após a “libertação”, o imenso contingente “livre”, dentre os quais estavam os fracos, doentes, velhos, crianças e outros “excedentes”, foi enxotado de uma hora para outra para o olho da rua. Não havia uma política agrária nem instrução pública e gratuita para os libertos, como defendia Joaquim Nabuco. Você já parou para refletir sobre as futuras condições de vida dos(as) que foram “libertados”?

Onde iriam morar?
Como iriam sobreviver?
Iriam ser respeitados de uma hora para outra como cidadãos e cidadãs?
Que tipo de oportunidades a “sociedade” que eles construíram ofereceria para que esta gente construísse sua vida?

Não é preciso ser especialista em sociologia para responder a estas indagações. Mas onde foi parar esta gente escorraçada das ruas das cidades por “vadiagem”? Que não tinha trabalho para sustentar a si nem a sua eventual família, nem moradia digna? Foi parar na periferia das cidades, morando em casas(?) miseráveis, sem esgoto, luz, água tratada, lazer, trabalho, educação, saúde, dignidade... Onde permanece, em sua grande maioria, até os dias atuais. Alguma semelhança com a Rocinha, Alagados, Pela Porco, Buraco Quente, Vigário Geral, Jardim Felicidade, Vila Zumbi, não é mera coincidência.

Morros, favelas, invasões, palafitas; ícones da desigualdade social convivendo lado a lado com o progresso, o conforto, a saúde, o lazer, a educação, o trabalho, a vida digna. Morros, favelas, invasões, palafitas; locus do subemprego, da miséria, da violência, da informalidade, da contravenção, da exclusão, da fome, da morte em vida, da vida que finda a mingua, da injustiça social... Vergonha nacional. Nova versão do antigo jugo escravocrata, quilombos urbanos do século XXI.

* Acúrsio Esteves é professor da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Faculdades Jorge Amado e FACDELTA, em Salvador, Bahia. É também autor do livro A “Capoeira” da Indústria do Entretenimento e de Pedagogia do Brincar em parceria com a professora Disalda Leite.

Contactos: (71) 9946-4743 / (71) 3233-9255 -acursio1@gmail.com 

VIOLÊNCIA

         Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.
         Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
         Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc...
         A má distribuição sócio-econômica do país tem dividido as classes econômicas e sociais, travando uma verdadeira guerra aparentemente sem fim. Zonas e sociedades mais pobres e sem educação, como acontecem nas favelas e morros são vítimas tanto quanto das sociedades de maior estrutura financeira, estas, também, desprotegidas, são vítimas de assaltos e sequestros, ciladas que muitas vezes acabam em morte.
         Em todo o Mundo as principais causas da violência são: o desrespeito -- a prepotência -- crises de raiva causadas por fracassos e frustrações -- crises mentais (loucura conseqüente de anomalias patológicas que, em geral, são casos raros).
         Exceto nos casos de loucura, a violência pode ser interpretada como uma tentativa de corrigir o que o diálogo não foi capaz de resolver. A violência funciona como um último recurso que tenta restabelecer o que é justo segundo a ótica do agressor. Em geral, a violência não tem um  caráter meramente destrutivo. Na realidade, tem uma motivação corretiva que tenta consertar o que o diálogo não foi capaz de solucionar. Portanto, sempre que houver violência é porque, alguma coisa, já estava anteriormente errada. É essa “coisa errada” a real causa que precisa ser corrigida para diminuirmos, de fato, os diversos tipos de violências.
         Muita dor de cabeça e poucos passos lentes à frente na luta contra o crime, mas que não deixam de serem passos e de irem em frente, contra os crimes. Possíveis soluções para esse problema que aterroriza toda a população e muda nossos hábitos cotidianos deveriam vir desde muito antes do governo, investido principalmente em educação e melhoria nas estruturas econômicas e educativas. Um problema que merece solução, claro, apesar de ser em longuíssimo prazo e insistência pela busca da ordem social.
         É notório que a violência urbana não é uma chaga de agravante único e presente, mas traz consigo conseqüências comportamentais e psicológicas que atingirão os hábitos, costumes e pensamentos das gerações futuras.
         A falta de educação, de cultura, esporte e oportunidade para jovens faz com que eles procurem algo diferente para fazer, encontrando as drogas em seus caminhos, se tornando dependentes disto para viver, sem dinheiro para o seu consumo acabam cometendo furtos e fazendo qualquer coisa para sustentar o seu vício, se tornando pessoas agressivas e sem noção da realidade. Se o governo investisse mais na educação, na cultura e no esporte, estes jovens estariam sempre com a mente ocupada, fazendo coisas que realmente gostam. Oportunidade de emprego também é muito importante, assim estes jovens se motivariam para ter uma vida melhor. Deveria investir também naqueles que estão no mundo das drogas, oferecendo clínicas de reabilitação, com oportunidades de cursos profissionalizantes que darão novas perspectivas de vida quando os mesmos se reabilitarem.
         As crianças são o futuro do nosso país, devemos cuidá-las para que não escolham este caminho, para que elas tenham uma visão de um futuro melhor.
         “ A violência é o maior câncer da sociedade, seu crescimento transforma-se em neoplasia de tristezas e queixumes, não se iluda, somente a paz e o amor podem dizimá-la.” (Antonio Paiva Rodrigues).

OREMOS COM O PAPA PELOS SACERDOTES

APOSTOLADO DA ORAÇÃO


OREMOS COM O PAPA PELOS SACERDOTES

No quadro da V Conferência com o Episcopado Latino Americano e do Caribe no mês de maio, um dos eventos mais significativos é o encontro do Papa Bento XVI com os vocacionados de especial consagração na Igreja: sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas; incluindo ainda os seminaristas e candidatos à vida religiosa.

O encontro acontece no dia 12 de maio, durante a recitação do Santo Rosário, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Onde se encontram os discípulos e missionários de Jesus Cristo a Mãe de Deus está presente, inspirando as palavras confortadoras do Papa e abençoando os discípulos que seu Filho escolheu.

O Apostolado da Oração se preza de rezar especialmente pelos sacerdotes, seminaristas e vocações religiosas, acolhendo a voz de JESUS: "A messe é abundante, mas os operários pouco numerosos. Pedi ao Senhor da messe que envie operários para sua messe" Lc 10,2.

Nossa oração fica ainda mais estimulada pelo gesto do Papa e pela palavra do nosso Cardeal-Arcebispo: "Rezemos para que Deus nos dê sempre bons e santos padres, segundo o seu coração" (L'0sservatore Romano 24.3.07). Pe. Javier

Coordenação do Apostolado da Oração
Paróquia N. Sra.de Loreto

"Angelus"

Oração

O "Angelus" é a oração Lauretana por excelência.
(João Paulo II)
A lgreja costuma rezá-la às 6 de manhã, ao meio-dia e às 6 da tarde, as horas das "Ave Marias"O Anjo do Senhor anunciou a Maria
E Ela concebeu do Espírito Santo
Ave Maria ...
Eis aqui a serva do Senhor
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...
E o Verbo se fez carne
E habitou entre nós.
Ave Maria...
Rogai por nós Santa Mãe de Deus
Para que sejamos dignos das promessas de
Cristo
Oremos, infundi, Senhor, como vos pedimos,
a vossa graça em nossas almas, para que
nós, que pela anunciação do Anjo viemos ao
conhecimento da encarnação de Jesus
Cristo, vosso Filho, por sua paixão e morte
sejamos conduzidos à glória da ressurreição.
Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor.
Amém

EVENTOS NA NOSSA SENORA DO LORETO - JACAREPAGUÁ

*** FESTA DA PADROEIRA
De 1º a 12 de dezembro
Novena, Terço, Carreata, FESOJA, Barraquinhas, grandes atrações! Não perca!


*** FESOJA
Dias 11 e 12 dezembro
Abertura da FESOJA com: Almoço Dançante - Dia 05/12 Convites a venda
 
 
 

NOSSA SENHORA DO LORETO - JACAREPAGUÁ

Mais de 700 anos de Devoção a Nossa Senhora de Loreto (1294-1997)


ÚLTIMAS DESCOBERTAS

Durante séculos a devoção a N. S. de Loreto se desenvolveu a partir de uma história que, embora fantástica em alguns aspectos, era propagada, relatada e chegou até nós. A Casa Santa de Loreto sempre fora, no entanto, objeto de estudos. E foram esses estudos bem recentes que vieram revelar fatos novos que possibilitam a reconstituição da história do surgimento da Santa Casa de Loreto. O Santuário de Loreto, conforme uma antiga tradição, guarda a Casa que morou Nossa Senhora em Nazaré na Galiléia. A casa da Virgem Santíssima, naquela cidade, era composta de duas partes: uma gruta escavada na rocha, ainda hoje venerada na Basílica da Anunciação em Nazaré, e a outra, uma construção de pedras na frente da gruta.(ver foto: a parte em amarelo) Consoante a tradição, em 1291, quando os cruzados foram expulsos da Palestina, após a queda do Porto de Acon, a parte construída com pedras foi transportada por meio dos Anjos, primeiramente para a Híria e depois para o território lauretano (10 de dezembro de 1294). Atualmente, com base em novas indicações documentárias e nos resultados das escavações arqueológicas no subsolo da Santa Casa (1962-1965) e em estudos filológicos e iconográficos, se vai sempre mais consolidando a hipótese de que as pedras da Santa Casa foram trazidas em navios por iniciativa dos homens. De fato, um documento de setembro de 1294, descoberto recentemente, atesta que Nicéforo Ângelo, déspota do Epiro, dando sua filha Itamar como esposa a Filipe de Táranto, quarto filho de Carlos II de Angió, rei de Nápoles, entregou a ele uma série de dotes de casamento entre os quais apareciam, com clara evidência, "as Santas Pedras da Casa de Nossa Senhora , a Virgem Mãe de Deus, que foram trazidas para cá ". Este dado está de acordo com o que dizem alguns estudiosos do início deste século. Afirmam eles, com efeito, ter lido esta notícia em outros documentos do Arquivo Vaticano, presentemente desaparecidos. Neles se lia que uma família Bizantina chamada dos Anjos, em latim, De Angelis, no século XII, salvou da destruição muçulmana as pedras da Santa Casa de Nazaré e as mandou trazer para Loreto a fim de construir aqui a Capela.

ACHADOS ARQUEOLÓGICOS

Também alguns achados arqueológicos confirmam o documento de 1294. Foram encontradas debaixo da Santa Casa duas moedas de Guido de La Roche, duque de Atenas de 1287 a 1308 - época da transladação da Santa Casa. - O duque era filho de Helena dos Anjos, prima de Itamar e vassalo de Filipe de Táranto. Além das moedas, numa parede da Santa Casa há uns rabiscos onde parece que se pode ler ATENEORUM, isto é, dos Atenienses, com referência ao âmbito geográfico de família dos Anjos. Mais. Uma moeda de Ladislau de Angió-Durazzo, bisneto de Filipe Táranto e rei Nápoles de 1386 a 1414, se achava na parede entre pedras juntamente com cinco pequenas cruzes de fazenda vermelha, distintivo dos cruzados ou, mais provavelmente, de cavaleiros de uma ordem militar que, na Idade Média, defendia os lugares santos e suas relíquias. Encontrava-se, ainda, as cascas de um ovo de avestruz que lembra a Palestina e era símbolo do mistério da Encarnação. De grande importância são igualmente certos grafitos rabiscados em algumas pedras da Santa Casa. Estes daqui se assemelham muito aos que foram encontrados também em Nazaré. Provavelmente do nome da família dos Anjos ( DE ANGELIS ) do Epiro surgiu a versão popular de que a Santa Casa veio para cá mediante o "ministério angélico", isto é, transportada pelos anjos.


NOSSA SENHORA DA PENNA - JACAREPAGUÁ/RJ

História da Igreja Nossa Senhora da Penna



Freguesia - Jacarepaguá - RJ – Brasil



Igreja de Nossa Senhora da Penna é uma das mais antigas do Rio. Quem aqui vem, além de conseguir uma graça, se deslumbra  com o panorama  de Jacarépagua que  se descurtina  a 170 metros de altura, circundada pelos maciços da Tijuca, da Gávea e pelas serranas de Guaratiba;    o oceano  ao  longe  e  a  mais variada paisagem   de  um  bairro  que  vive  e  floresce  sob a proteção da Virgem.

Nossa  Senhora  da  Penna  aqui  está  desde  8  de setembro de 1661, quando um negrinho escravo perdeu uma vaca  de seu senhor e  pelo mesmo fôra ameaçado  de uma surra se não a encontrasse. Na sua aflição pediu proteção à Virgem. Qual  não  foi  sua  surpresa ao olhar esta  colina, viu  Nossa  Senhora  apontando  aonde se encontrava a rês.  Milagre,  também  presenciado  pelo fazendeiro  que  em  reconhecimento  mandou  construir aqui uma ermida e alforriou o escravo, que foi o primeiro registro de alforria no Brasil-colônia. Em  1664  o  padre Manuel de Araujo, levantou esta igreja -    " edificação   afortalezada,  de  paredes espessas de madeira de lei, contra o abuso no trovejamento e ante a ameaça de pirataria e temendo as flechas dos índios. "Casa para rezar e defender cristãos".  Hoje, após algumas reformas a igreja ainda é a mesma e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Suas paredes, diz Frei Agostinho: "estão dando testemunho de suas maravilhas, nas várias memórias que se vê presas, como são as mortalhas, os quadros e sinais de cêra". A cada milagre de Nossa Senhora, a cada graça atendida, fica na parede uma lembrança. E aqui estão a mortalha de um que voltou à vida; as muletas de outro antes aleijado; pernas, barrigas, braços, cabeças de cêra de gente que foi doente e depois ficou curada. E tranças de cabelos, fotografias, cartas, um sapatinho de criança e tudo quanto as pessoas pediram à Virgem e foram atendidas. Em um nincho há o crânio de José Rodrigues  de Aragão, pessoa piedosa que tendo conseguido uma graça, fez doação à igreja de uma grande área de terreno em torno da eremita, no ano de 1771.
Nossa Senhora da Penna além de tantos milagres comprovadamente atestados, fez outro de grande repercussão - quando a Igreja andava em obras, em 1770, a água era trazida para cima com muito sacrificio. Um escravo velho, cansado pediu à ajuda de Nossa Senhora da Penna, e correu água da pedra; água que está correndo até hoje, à qual o povo denominou "Fonte de Agua Milagrosa".
A igreja é administrada pela "Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penna", constituida da mesa administrativa composta dos irmãos: Provedor, Secretário, Tesoureiro, Procurador, e doze mesários.
A Irmandade fará, todos os anos impreterivelmente no dia 8 de setembro, a sua festa máxima, que se revistirá de toda pompa e solenidade. Nos Domingos subseguentes serão continuados os festejos, de maneira que todo o mês seja dedicado ao culto de Nossa Senhora da Penna, eleita Protetora das Artes, das Ciências e imprensa. A irmandade fará celebrar também, em todos os primeiros domingos de cada mês, Missa Compromissal, às 11 horas.

HISTÓRIA E RELIGIÃO

Nossa Senhora da Lampadosa
À primeira vista parece estarmos lidando com jogo de palavras como se o termo lampadosa fosse sinônimo de candeias ou da palavra luz.  Não é. Na realidade, porém, tal nome se refere à ilha “Lampadosa” do arquipélago das Ilhas Pelágias, no Mar Mediterrâneo. Sua extensão mede uns 20,12 km2. Administrativamente está sob a jurisdição da província da Sicília, Agrigento. Hoje, a ilha possui aproximadamente uns 5 mil habitantes. Lá a Itália mantém uma colônia penal. Nossa preocupação, porém, não é refletir sobre a situação ou o estado geo gráfico de Lampadosa, mas sim por ela ter fornecido o nome a um bairro na cidade do Rio de Janeiro, com sua padroeira, Nossa Senhora de Lampadosa. Uns escravos negros transferidos daquela ilha para o Brasil trouxeram de lá uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.  

Os escravos formaram uma Confraria do mesmo nome e construíram uma capela tosca, onde depositaram a imagem da santíssima virgem, e como vieram de Lampadosa o povo chamou de capela da Lampadosa. Igualmente, o bairro ficou sendo chamado assim. Aí, nessa capela, os escravos encontravam lenitivo para as próprias dores e sofrimentos. Algum tempo depois (1748), receberam em doação um terreno no chamado Campo da Polé, e aí levantaram outra pequena igreja.   

Os tempos passaram e a Confraria foi transformada em Ordem Terceira. Esta remodelou o templo que na época se tornou moderno e acolhedor. Os cronistas daquele tempo narraram que, ao ser levado para o cadafalso, Tiradentes passou por essa igreja onde participou da santa missa (veja foto).
Anualmente era celebrada uma festa em honra de Baltasar, um dos Reis Magos, que se uniu a Melquior e Gaspar para juntos se dirigirem a Belém e adorarem o Menino Jesus. São Mateus no capítulo 2, versículos 1 e 2, narra: Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. Os seus nomes chegaram até nós pela tradição, pois as Escrituras apenas dizem “magos”. Os entendidos supõem que deveriam ser sábios, astrônomos ou astrólogos.

O mais importante é que Lampadosa serviu para dar à santíssima virgem mais um título: Nossa Senhora Lampadosa. Muitos escravos conheceram a mãe de Jesus através de diversos títulos que em muitas partes do mundo lhe prestam culto.

Lampadosa é representada pela piedade dos devotos como uma linda jovem-mãe que segura na mão direita, um tanto elevada,um coração símbolo do amor e sustenta seu filho no braço esquerdo. Jesus, por sua vez, tem na mão direita uma pomba, figura do Divino Espírito Santo.
   
Oração: Senhor Deus, que não fazes distinção de pessoas, valendo-te já de escravos para apregoar teu santo nome, já de reis, para espalhar no mundo tua mão criadora e redentora, dá-me humildade para reconhecer teu imenso amor pelas criaturas e que eu possa servir de som que penetre nas almas como o título de Lampadosa, dado a Nossa Senhora, serviu para tua honra. Amém.
Pe. Roque Vicente Beraldi é sacerdote, missionário claretiano.
por Pe. Roque Vicente Beraldi
Conhecimentos Gerais (1-30) - ENEM (1999)

1)
SONETO DE FIDELIDADE

De tudo ao meu amor serei atento
Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou ao seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(MORAES, Vinícius de. Antologia poética. São Paulo: Cia das Letras, 1992)


A palavra mesmo pode assumir diferentes significados, de acordo com a sua função na frase. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao que se verifica no 3º. verso da 1ª. estrofe do poema de Vinícius de Moraes.
a)Pai, para onde fores, / irei também trilhando as mesmas ruas... (Augusto dos Anjos)
b)Agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é modesta, com a exterior, que é ruidosa. (Machado de Assis)
c)Havia o mal, profundo e persistente, para o qual o remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis. (Raimundo Faoro)
d)Mas, olhe cá, Mana Glória, há mesmo necessidade de fazê-lo padre? (Machado de Assis)
e)Vamos de qualquer maneira, mas vamos mesmo. (Aurélio)
Resposta 


2) Vinte anos depois da formatura, cinco colegas de turma decidem organizar uma confraternização. Para marcar o dia e o local da confraternização, precisam comunicar-se por telefone. Cada um conhece o telefone de alguns colegas e desconhece o de outros. No quadro abaixo, o número 1 indica que o colega da linha correspondente conhece o telefone do colega da coluna correspondente; o número 0 indica que o colega da linha não conhece o telefone do colega da coluna. Exemplo: Beto sabe o telefone do Dino que não conhece o telefone do Aldo.
 AldoBetoCarlosDinoÊnio
Aldo11010
Beto01010
Carlos10110
Dino00011
Ênio11111

O número mínimo de telefonemas que Aldo deve fazer para se comunicar com Carlos é:
a)1
b)2
c)3
d)4
e)5
Resposta 


3) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 ´10 9 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

O texto acima, ao estabelecer um paralelo entre a idade da Terra e a de uma pessoa, pretende mostrar que
a)a agricultura surgiu logo em seguida aos vegetais, perturbando desde então seu desenvolvimento.
b)o ser humano só se tornou moderno ao dominar a agricultura e a indústria, em suma, ao poluir.
c)desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano todas as transformações e perturbações.
d)o surgimento do ser humano e da poluição é cerca de dez vezes mais recente que o do nosso planeta.
e)a industrialização tem sido um processo vertiginoso, sem precedentes em termos de dano ambiental.
Resposta 


4) O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de
a)365 anos.
b)460 anos.
c)900 anos.
d)10 000 anos.
e)460 000 anos.
Resposta 


5) Na teoria do Big Bang, o Universo surgiu há cerca de 15 bilhões de anos, a partir da explosão e expansão de uma densíssima gota. De acordo com a escala proposta no texto, essa teoria situaria o início do Universo há cerca de
a)100 anos.
b)150 anos.
c)1 000 anos.
d)1 500 anos.
e)2 000 anos.
Resposta 


Analisando os gráficos, pode-se concluir que
6) Para convencer a população local da ineficiência da Companhia Telefônica Vilatel na expansão da oferta de linhas, um político publicou no jornal local o gráfico I, abaixo representado. A Companhia Vilatel respondeu publicando dias depois o gráfico II, onde pretende justificar um grande aumento na oferta de linhas. O fato é que, no período considerado, foram instaladas, efetivamente, 200 novas linhas telefônicas.
a)o gráfico II representa um crescimento real maior do que o do gráfico I.
b)o gráfico I apresenta o crescimento real, sendo o II incorreto.
c)o gráfico II apresenta o crescimento real, sendo o gráfico I incorreto.
d)a aparente diferença de crescimento nos dois gráficos decorre da escolha das diferentes escalas.
e)os dois gráficos são incomparáveis, pois usam escalas diferentes.
Resposta 


7) Leia o texto abaixo.

Cabelos longos, brinco na orelha esquerda, físico de skatista. Na aparência, o estudante brasiliense Rui Lopes Viana Filho, de 16 anos, não lembra em nada o estereótipo dos gênios. Ele não usa pesados óculos de grau e está longe de ter um ar introspectivo. No final do mês passado, Rui retornou de Taiwan, onde enfrentou 419 competidores de todo o mundo na 39ª Olimpíada Internacional de Matemática. A reluzente medalha de ouro que ele trouxe na bagagem está dependurada sobre a cama de seu quarto, atulhado de rascunhos dos problemas matemáticos que aprendeu a decifrar nos últimos cinco anos.

Veja - Vencer uma olimpíada serve de passaporte para uma carreira profissional meteórica?

Rui - Nada disso. Decidi me dedicar à Olimpíada porque sei que a concorrência por um emprego é cada vez mais selvagem e cruel. Agora tenho algo a mais para oferecer. O problema é que as coisas estão mudando muito rápido e não sei qual será minha profissão. Além de ser muito novo para decidir sobre o meu futuro profissional, sei que esse conceito de carreira mudou muito.
(Entrevista de Rui Lopes Viana Filho à Veja, 05/08/1998, n.31, p. 9-10)


Na pergunta, o repórter estabelece uma relação entre a entrada do estudante no mercado de trabalho e a vitória na Olimpíada. O estudante
a)concorda com a relação e afirma que o desempenho na Olimpíada é fundamental para sua entrada no mercado.
b)discorda da relação e complementa que é fácil se fazer previsões sobre o mercado de trabalho.
c)discorda da relação e afirma que seu futuro profissional independe de dedicação aos estudos.
d)discorda da relação e afirma que seu desempenho só é relevante se escolher uma profissão relacionada à matemática.
e)concorda em parte com a relação e complementa que é complexo fazer previsões sobre o mercado de trabalho.
Resposta 


8)
(QUINO. Mafalda inédita. São Paulo: Martins Fontes, 1993)

Observando as falas das personagens, analise o emprego do pronome SE e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, é correto afirmar que o pronome SE,

a)em I, indica reflexividade e equivale a “a si mesmas”. b)em II, indica reciprocidade e equivale a “a si mesma”. c)em III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”.d)em I e III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”. e)em II e III, indica reflexividade e equivale a “a si mesma ” e "a si mesmas", respectivamente. Resposta 

9) Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantação de girassóis. Procurando informação, leu a seguinte reportagem:
Solo ácido não favorece plantio

Alguns cuidados devem ser tomados por quem decide iniciar o cultivo do girassol. A oleaginosa deve ser plantada em solos descompactados, com pH acima de 5,2 (que indica menor acidez da terra). Conforme as recomendações da Embrapa, o agricultor deve colocar, por hectare, 40 kg a 60 kg de nitrogênio, 40 kg a 80 kg de potássio e 40 kg a 80 kg de fósforo. O pH do solo, na região do agricultor, é de 4,8. Dessa forma, o agricultor deverá fazer a "calagem".
(Folha de S. Paulo, 25/09/1996)


Suponha que o agricultor vá fazer calagem (aumento do pH do solo por adição de cal virgem – CaO). De maneira simplificada, a diminuição da acidez se dá pela interação da cal (CaO) com a água presente no solo, gerando hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), que reage com os ions H+ (dos ácidos), ocorrendo, então, a formação de água e deixando ions Ca2+no solo.
Considere as seguintes equações:

I. CaO + 2H2O -> Ca(OH)3
II. CaO + H2O -> Ca(OH)2
III. Ca(OH)2 + 2H+ -> Ca2++ 2H2O
IV. Ca(OH)2 + H+ -> CaO + H2O
O processo de calagem descrito acima pode ser representado pelas equações:
a)I e II
b)I e IV
c)II e III
d)II e IV
e)III e IV
Resposta 


10) Considere os textos abaixo.

(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé.
(Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)


As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.
(São Tomás de Aquino-pensador medieval)


Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que
a)a encíclica papal está em contradição com o pensamento de São Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.
b)a encíclica papal procura complementar São Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.
c)a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.
d)o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico.
e)tanto a encíclica papal como a frase de São Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.
Resposta 


11) A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos:

I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.
II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.
III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.

Destas considerações, somente
a)I é correta.
b)II é correta.
c)III é correta.
d)I e II são corretas.
e)II e III são corretas.
Resposta 


12) O alumínio se funde a 666oC e é obtido à custa de energia elétrica, por eletrólise – transformação realizada a partir do óxido de alumínio a cerca de 1 000oC.

       A produção brasileira de alumínio, no ano de 1985, foi da ordem de 550 000 toneladas, tendo sido consumidos cerca de 20kWh de energia elétrica por quilograma do metal. Nesse mesmo ano, estimou-se a produção de resíduos sólidos urbanos brasileiros formados por metais ferrosos e não-ferrosos em 3 700 t/dia, das quais 1,5% estima-se corresponder ao alumínio.
([Dados adaptados de] FIGUEIREDO, P. J. M. A sociedade do lixo: resíduos, a questão energética e
a crise ambiental. Piracicaba: UNIMEP, 1994)



Suponha que uma residência tenha objetos de alumínio em uso cuja massa total seja de 10kg (panelas, janelas, latas etc.). O consumo de energia elétrica mensal dessa residência é de 100kWh. Sendo assim, na produção desses objetos utilizou-se uma quantidade de energia elétrica que poderia abastecer essa residência por um período de
a)1 mês.
b)2 meses.
c)3 meses.
d)4 meses.
e)5 meses.
Resposta 


13) Em dezembro de 1998, um dos assuntos mais veiculados nos jornais era o que tratava da moeda única européia. Leia a notícia destacada abaixo.

O nascimento do Euro, a moeda única a ser adotada por onze países europeus a partir de 1 o de janeiro, é possivelmente a mais importante realização deste continente nos últimos dez anos que assistiu à derrubada do Muro de Berlim, à reunificação das Alemanhas, à libertação dos países da Cortina de Ferro e ao fim da União Soviética. Enquanto todos esses eventos têm a ver com a desmontagem de estruturas do passado, o Euro é uma ousada aposta no futuro e uma prova da vitalidade da sociedade Européia. A “Euroland”, região abrangida por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal, tem um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente a quase 80% do americano, 289 milhões de consumidores e responde por cerca de 20% do comércio internacional. Com este cacife, o Euro vai disputar com o dólar a condição de moeda hegemônica.
(Gazeta Mercantil, 30/12/1998)


A matéria refere-se à “desmontagem das estruturas do passado” que pode ser entendida como
a)o fim da Guerra Fria, período de inquietação mundial que dividiu o mundo em dois blocos ideológicos opostos.
b)a inserção de alguns países do Leste Europeu em organismos supranacionais, com o intuito de exercer o controle ideológico no mundo.
c)a crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia levando à polarização ideológica da antiga URSS.
d)a confrontação dos modelos socialista e capitalista para deter o processo de unificação das duas Alemanhas.
e)a prosperidade das economias capitalista e socialista, com o conseqüente fim da Guerra Fria entre EUA e a URSS.
Resposta 


14) As informações abaixo foram extraídas do rótulo da água mineral de determinada fonte.
 
ÁGUA MINERAL NATURAL
 
 
Composição química provável em mg/L 
Sulfato de estrôncio .............................................. 0,04
Sulfato de cálcio ..................................................... 2,29
Sulfato de potássio ................................................ 2,16
Sulfato de sódio ................................................... 65,71
Carbonato de sódio .......................................... 143,68
Bicarbonato de sódio ....................................... 42,20
Cloreto de sódio ........................................... 4,07
Fluoreto de sódio .......................................... 1,24
Vanádio .................................................... 0,07 
 
 Características físico-químicas
pH a 25 oC .................................................. 10,00
Temperatura da água na fonte ................ ..24oC
Condutividade elétrica ............................. 4,40x10-4 ohms/cm
Resíduo de evaporação a 180 oC ...........288,00 mg/L
 
 
CLASSIFICAÇÃO:

“ALCALINO-BICARBONATADA, FLUORETADA, VANÁDICA”
 
Indicadores ácido base são substancias que em solução aquosa apresentam cores diferentes conforme o pH da solução. O quadro abaixo fornece as cores que alguns indicadores apresentam à temperatura de 25o C

IndicadorCores conforme o pH
Azul de bromotimolamarelo em pH £ 6,0; azul em pH ³ 7,6
Vermelho de metilavermelho em pH £ 4,8; amarelo em pH ³ 6,0
Fenolftaleínaincolor em pH £ 8,2; vermelho em pH ³ 10,0
Alaranjado de metilavermelho em pH £ 3,2; amarelo em pH ³ 4,4


Suponha que uma pessoa inescrupulosa guardou garrafas vazias dessa água mineral, enchendo-as com água de torneira (pH entre 6,5 e 7,5) para serem vendidas como água mineral. Tal fraude pode ser facilmente comprovada pingando-se na “água mineral fraudada”, à temperatura de 25oC, gotas de
a)azul de bromotimol ou fenolftaleína.
b)alaranjado de metila ou fenolftaleína.
c)alaranjado de metila ou azul de bromotimol.
d)vermelho de metila ou azul de bromotimol.
e)vermelho de metila ou alaranjado de metila.
Resposta 


15) As seguintes explicações foram dadas para a presença do elemento vanádio na água mineral em questão

I. No seu percurso até chegar à fonte, a água passa por rochas contendo minerais de vanádio, dissolvendo-os.
II. Na perfuração dos poços que levam aos depósitos subterrâneos da água, utilizaram-se brocas constituídas de ligas cromo-vanádio.
III. Foram adicionados compostos de vanádio à água mineral.

Considerando todas as informações do rótulo, pode-se concluir que apenas
a)a explicação I é plausível.
b)a explicação II é plausível.
c)a explicação III é plausível.
d)as explicações I e II são plausíveis.
e)as explicações II e III são plausíveis.
Resposta 


Os materiais I, II, III e IV existem como principal constituinte ativo de produtos de uso rotineiro. A alternativa que associa corretamente água sanitária, fermento em pó e solução fisiológica com os materiais obtidos da água do mar é:

16) A água do mar pode ser fonte de materiais utilizados pelo ser humano, como os exemplificados no esquema abaixo.
 água sanitáriafermento em pósolução fisiológica
(A)IIIIIIV
(B)IIIIIV
(C)IIIIVI
(D)IIIIII
(E)IIVIII


Resposta 

17) Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil.

Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores – cerca de 25% da população ativa – entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome. 
(Gazeta Mercantil, 05/01/1999)



Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte intenção:
a)questionar a interpretação da crise.
b)comunicar sobre o desemprego.
c)instruir o leitor sobre aplicações em bolsa de valores.
d)relacionar os fatos passados e presentes.
e)analisar dados financeiros americanos.
Resposta 


18)
A tabela abaixo apresenta dados referentes à mortalidade infantil, à porcentagem de famílias de baixa renda com crianças menores de 6 anos e às taxas de analfabetismo das diferentes regiões brasileiras e do Brasil como um todo.
Regiões do Brasil
Mortalidade infantil
Famílias de baixa renda com crianças menores de 6 anos (em %)
Taxa de analfabetismo em maiores de 15 anos (em %)
Norte
35,6
34,5
12,7
Nordeste
59,0
54,9
29,4
Sul
22,5
22,4
8,3
Sudeste
25,2
18,9
8,6
Centro-Oeste
25,4
25,5
12,4
Brasil
36,7
31,8
14,7
Fonte: Folha de S. Paulo, 11/03/99
A mortalidade infantil indica o número de crianças que morrem antes de completar um ano de idade para cada grupo de 1.000 crianças que nasceram vivas.
Suponha que um grupo de alunos recebeu a tarefa de pesquisar fatores que interferem na manutenção da saúde ou no desenvolvimento de doenças. O primeiro grupo deveria colher dados que apoiassem a idéia de que combatendo-se agentes biológicos e químicos garante-se a saúde. Já o segundo grupo deveria coletar informações que reforçassem a idéia de que a saúde de um indivíduo está diretamente relacionada à sua condição socioeconômica.
Os dados da tabela podem ser utilizados apropriadamente para
a)apoiar apenas a argumentação do primeiro grupo.
b)apoiar apenas a argumentação do segundo grupo.
c)refutar apenas a posição a ser defendida pelo segundo grupo.
d)apoiar a argumentação dos dois grupos.
e)refutar as posições a serem defendidas pelos dois grupos.
Resposta 


19)
Imagine uma eleição envolvendo 3 candidatos A, B, C e 33 eleitores (votantes). Cada eleitor vota fazendo uma ordenação dos três candidatos. Os resultados são os seguintes:
A primeira linha do quadro descreve que 10 eleitores escolheram A em 1º lugar, B em 2º lugar, C em 3º lugar e assim por diante.
Considere o sistema de eleição no qual cada candidato ganha 3 pontos quando é escolhido em 1º lugar, 2 pontos quando é escolhido em 2º lugar e 1 ponto se é escolhido em 3º lugar. O candidato que acumular mais pontos é eleito. Nesse caso,
Ordenação
Nº de votantes
A B C
10
A C B
04
B A C
02
B C A
07
C A B
03
C B A
07
Total de Votantes
33
a)A é eleito com 66 pontos.
b)A é eleito com 68 pontos.
c)B é eleito com 68 pontos.
d)B é eleito com 70 pontos.
e)C é eleito com 68 pontos.
Resposta 


20)
Uma garrafa cilíndrica está fechada, contendo um líquido que ocupa quase completamente seu corpo, conforme mostra a figura. Suponha que, para fazer medições, você disponha apenas de uma régua milimetrada.Para calcular o volume do líquido contido na garrafa, o número mínimo de medições a serem realizadas é:
a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5
Resposta 


21) Para calcular a capacidade total da garrafa, lembrando que você pode virá-la, o número mínimo de medições a serem realizadas é:
Ver texto/figura questão 20:
a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5
Resposta 


22)
Em material para análise de determinado marketing político, lê-se a seguinte conclusão:
A explosão demográfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no Terceiro Mundo, suscitou teorias ou políticas demográficas divergentes. Uma primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimento demográfico dificulta o desenvolvimento econômico, já que provoca uma diminuição na renda nacional per capita e desvia os investimentos do Estado para setores menos produtivos. Diante disso, o país deveria desenvolver uma rígida política de controle de natalidade. Uma segunda, a teoria reformista, argumenta que o problema não está na renda per capita e sim na distribuição irregular da renda, que não permite o acesso à educação e saúde. Diante disso o país deve promover a igualdade econômica e a justiça social.
Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano?
a)“Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento.”
b)“Sem reformas sociais o país se reproduz e não produz.”
c)“População abundante, país forte!”
d)“O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos.”
e)“Justiça social, sinônimo de desenvolvimento.”
Resposta 


23) Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista dos reformistas?
a)“Controle populacional já, ou o país não resistirá.”
b)“Com saúde e educação, o planejamento familiar virá por opção!”
c)“População controlada, país rico!”
d)“Basta mais gente, que o país vai para frente!”
e)“População menor, educação melhor!”
Resposta 


Na região indicada, o conjunto de pontos que representa o evento “José e Antônio chegam ao marco inicial exatamente no mesmo horário” corresponde
24) José e Antônio viajarão em seus carros com as respectivas famílias para a cidade de Serra Branca. Com a intenção de seguir viagem juntos, combinam um encontro no marco inicial da rodovia, onde chegarão, de modo independente, entre meio-dia e 1 hora da tarde. Entretanto, como não querem ficar muito tempo esperando um pelo outro, combinam que o primeiro que chegar ao marco inicial esperará pelo outro, no máximo, meia hora; após esse tempo, seguirá viagem sozinho.
Chamando de x o horário de chegada de José e de y o horário de chegada de Antônio, e representando os pares (x;y) em um sistema de eixos cartesianos, a região OPQR ao lado indicada corresponde ao conjunto de todas as possibilidades para o par (x;y):
a)à diagonal OQ.
b)à diagonal PR.
c)ao lado PQ.
d)ao lado QR.
e)ao lado OR.
Resposta 


25)
Segundo o combinado, para que José e Antônio viajem juntos, é necessário que
y – x £ 2 1 ou que x – y £ 2 1 .

De acordo com o gráfico e nas condições combinadas, as chances de José e Antônio viajarem juntos são de:
a)0%
b)25%
c)50%
d)75%
e)100%
Resposta 



26)
No primeiro dia de inverno no Hemisfério Sul, uma atividade ...



Nas figuras abaixo, estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades, no mesmo instante, ao meio-dia. A linha pontilhada indica a direção Norte-Sul.
Resposta 


27) Pelos resultados da experiência, num mesmo instante, em Recife a sombra se projeta à direita e nas outras duas cidades à esquerda da linha pontilhada na cartolina. É razoável, então, afirmar que existe uma localidade em que a sombra deverá estar bem mais próxima da linha pontilhada, em vias de passar de um lado para o outro. Em que localidade, dentre as listadas abaixo, seria mais provável que isso ocorresse?
a)Natal.
b)Manaus.
c)Cuiabá.
d)Brasília.
e)Boa Vista.
Resposta 


28)
A seqüência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca:
I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.
II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.
III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.
IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone. 28
Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca
a)Z, apenas.
b)W, apenas.
c)Y, apenas.
d)Z e da W, apenas.
e)Z, W e Y.
Resposta 


29) Se a vaca Y, utilizada como “mãe de aluguel”, for a mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da “mãe de aluguel”, presente no clone será
a)0%
b)25%
c)50%
d)75%
e)100%
Resposta 


A correspondência correta entre as figuras planas e os sólidos de revolução obtidos é:
30) Assim como na relação entre o perfil de um corte de um torno e a peça torneada, sólidos de revolução resultam da rotação de figuras planas em torno de um eixo. Girando-se as figuras abaixo em torno da haste indicada obtêm-se os sólidos de revolução que estão na coluna da direita.
a)1A, 2B, 3C, 4D, 5E.
b)1B, 2C, 3D, 4E, 5A.
c)1B, 2D, 3E, 4A, 5C.
d)1D, 2E, 3A, 4B, 5C.
e)1D, 2E, 3B, 4C, 5A.
Resposta 


GABARITO  ENEM/1999
Conhecimentos Gerais (1-30)

Questão     Resposta Correta

1                      C
2                      C
3                      E
4                      D
5                      B
6                      D
7                      E
8                      E
9                      C
10                    E
11                    E
12                    B
13                    A
14                    A
15                    A
16                    C
17                    D
18                    B
19                    C
20                    B
21                    C
22                    A
23                    B
24                    A
25                    D
26                    B
27                    D
28                    B
29                    C
30                    D