sábado, 2 de abril de 2011

IGREJA DE SÃO DOMINGOS


·        MONUMENTOS/Arquitetura Religiosa/Assistencial/Religiosa
·        LOCALIZAÇAO: Rua Alexandre Moura, 21, São Domingos – Sede
                Tel: (021) 717-1363
·         ACESSO: Saindo da Praça Araribóia, seguir pela Rua Visconde do Rio Branco, no sentido do Bairro São Domingos e prosseguir até a Rua Alexandre Moura, onde se encontra o atrativo.
·         DISTÂNCIA DO CENTRO MAIS PRÓXIMO: 1,2 Km da Sede
·         DESCRIÇÃO: O atrativo localizado em bairro tranqüilo encontra-se entre duas travessas pavimentadas, a Wesland e Azamor, tendo em seu encontro casas residências, formando, devido a proximidade do Forte Gragoatá, das ruínas do Estaleiro Rodrigo Alves e de algumas construções antigas, um conjunto arquitetônico interessante.
              Origino-se de uma pequena capela erguida em 1652, resultante da promessa feita ao Santo, por Domingos de Araújo e sua esposa, D. Violante do Céu.  Foi várias vezes reconstruída, perdendo seu desenho original.
              A Igreja de São Domingos apresenta na sua fachada principal porta de madeira, folha dupla, verga reta, com bandeira, ladeada por colunas, encimada por triângulo com rosácea.  Ainda no andar interior, duas pequenas janelas.
              Na altura do coro, sacada com balaustrada, tendo atrás porta vitros, verga reta, bandeira e duas roseáceas.  Nas laterais da porta do coro, duas janelas com imitações de baláustrea.  Nas laterais da construção, dois pináculos.  Ao centro, o campanário com frontão triangula, possuindo no tímpano, relógio, e, acima deste, torre piramidal encimada por cruz.
              No seu interior, merece destaque o altar-mor em elevação, que apresenta uma clarabóia no teto, e a imagem de São Domingos, em nicho ricamente ornamentado e trabalhado, com pintura em ouro.
·         VIABILIDADE TURÍSTICA: De 3ª à 6ª Feira de 8:00 horas às 11:00 horas e de 13:00 horas às 17:00 horas.
·         MISSAS: 2ª À 6ª Feiras de 8: 00 horas e às 19:00 horas/Sábados às 07:00 horas e 19:00 horas/Domingos às 07:00 horas, 10:00 horas e 18:00 horas.
·         BIBLIOGRAFIA: TurisRio– Guias Municipais de Informação Turística – Estado: Rio de Janeiro/Região Turística: Metropolitana/Município: Niterói.