sábado, 13 de outubro de 2012

MUSEU DE ARQUIOLOGIA DE ITAIPÚ NITEROI


"... cercado pelo mar, montanha e a duna Grande, o museu situa-se numa região belíssima..."

O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) funciona nas ruínas do antigo Recolhimento de Mulheres de Santa Teresa na região oceânica de Niterói, cercado pelo mar, montanha e a duna Grande. Itaipu é uma região belíssima, com vista para a cidade do Rio de Janeiro e rodeada pela exuberância do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
A sala de exposição funciona na antiga capela do Recolhimento. Um espaço pequeno, mas com uma museografia adaptada para contar em apenas 30 m² cerca de 8.000 mil anos de história da região

Museu e Comunidade

O Museu de Arqueologia de Itaipu foi criado a partir da aclamação da comunidade de pescadores local ainda em meados do século XX. Estes reconhecem a importância do prédio histórico e não resistem ao processo de tombamento, sendo agentes de valorização do patrimônio.
O MAI se situa no complexo do Parque Estadual da Serra da Tiririca, ao lado da colônia de pescadores e em frente a uma das praias mais visitadas na região. A ação antrópica traz impactos algumas vezes negativos para a região, motivando o Museu a criar ações educativas de cunho socioambiental e de apropriação do espaço pela comunidade.

Nenhum comentário: