sábado, 13 de outubro de 2012

CIDADE DO SERRO - MINAS GERAIS



ATRATIVOS HISTÓRICOS CULTURAIS
MONUMENTOS:

CAPELA DE SANTA RITA
Esta obra é provavelmente do século XVIII, mas a arquitetura de seu interior é típica do século XIX, conseqüência das sucessivas reformas por que passou. Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, a Capela é o cartão postal do Serro. Visitação: terça a sexta-feira, de 9 as 17 horas, sábado, de 9 as 13 horas.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
Construída em madeira e barro, possui fachada simples e interior com talha em estilo rococó. Foi consagrada em 1781, mas estima-se que suas obras tenham se iniciado cerca de 20 anos antes pela Ordem Terceira do Carmo. Visitação: segunda a segunda-feira, de 9 as 17 horas.

CHÁCARA DO BARÃO DO SERRO
Construída na segunda metade do século XIX, pertenceu a José Joaquim Ferreira Rabelo, Barão do Serro. Visitação: terça-feira a sábado, de 13 as 17 horas.

IGREJA DO BOM JESUS DO MATOZINHOS
Não se sabe ao certo a data de sua construção. Há registros desta Igreja em documentos de 1785, mas, pelas características da obra, calcula-se que seja da primeira metade do século XVIII. A Igreja é sede da Festa do Divino Espírito Santo, um misto de manifestação religiosa e folclórica. Visitação: terça-feira a sábado, de 13 as 17 horas, domingo, de 9 as 13 horas.

MUSEU CASA DOS OTONI
Construção do século XVIII, de aparência simples, com linhas arquitetônicas que lembram os velhos solares rurais mineiros. Pertenceu à Manuel Vieira Otoni, antigo oficial da Casa de Fundição da Vila do Príncipe e patriarca da família Otoni - avó de Teófilo Otoni. Hoje, abriga Museu, com peças de imaginária, utensílios e móveis de época. Visitação: terça-feira a sábado, de 13 as 17 horas, domingo, de 9 as 13 horas.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Construção do final do século XVIII, ocupa o lugar da primeira capela da antiga Vila do Príncipe, dedicada a Santo Antônio. A capela-mor, embora mais simples, revela influência da Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto.

CASA DE GENERAL CARNEIRO
Casarão do século XVIII, onde nasceu General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, conhecido como Herói da Lapa. De estilo colonial e linhas arquitetônicas simples, é cercada e sustentada por um grande muro de pedras. Visitação: terça a sexta-feira, de 13 as 17 horas

CASA DO BARÃO DE DIAMANTINA
Sobrado construído na segunda metade do século XIX, com fins residenciais. Pertenceu a Francisco José de Vasconcelos Lessa, o Barão de Diamantina. A parte interna sofreu adaptações para adequar o edifício à função de estabelecimento de ensino.

CASA DE PEDRO LESSA
Uma das construções mais elegantes da cidade, o sobrado é de meados do século XIX. Foi residência do jurista e ministro Pedro Lessa. Seu interior hoje é adaptado para uma pousada.

SOBRADO DA PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL DE SERRO
Casarão da segunda metade do século XIX que, segundo tradição local, foi construído para hospedar o imperador D. Pedro II, visita que nunca chegou a acontecer. Visitação: segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, sábados, domingos e feriados, de 9 as 17 horas.

CASA DE JOÃO PINHEIRO
Construída em madeira e taipa no século XIII, essa casa de linhas simples com estilo colonial pertenceu à família de João Pinheiro da Silva, que se projetou por sua atuação como político ainda no começo da República, chegando a ser Governador de Minas.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Embora não haja registro de sua inauguração, sabe-se que em 1758 já abrigava as reuniões da Irmandade do Rosário dos Pretos, que existe desde 1728. De fachada e interior simples, a capela é muito prestigiada por sediar a Festa do Rosário, no 1º final de semana de julho. Visitação: terça-feira a sábado, de 13 as 17 horas.

CAPELA DE SÃO MIGUEL
Com arquitetura em estilo neogótico do início do século XX, a Capela está situada em ponto elevado da cidade, junto ao velho muro de pedras do cemitério - erguido ainda no século XIX.



ATRATIVOS NATURAIS
CACHOEIRAS:
Cachoeira Carioca
Esta cachoeira fica 26km da cidade, mas de carro dá para chegar bem pertinho. Antes de ir para a cachoeira se informe com os moradores sobre as condições da estrada de acesso.

Cascatinha
Detalhamento do acesso mais utilizado: Saindo da Pça. João Pinheiro, seguir rua Fernando Vasconcelos, rua Sinval Lins, Rua N. Sa. de Fátima, BR 259 até chegar na Várzea, virar à direita na bar do Sr. Heitor, seguir mais 1 km e virar à direita novamente e andar à pé uns 50 metros.
É uma queda d’água localizada a mais ou menos 4 Km da cidade, próxima à região da várzea, local de fácil acesso. Chega-se até ela por estrada de asfalto até bem próximo do local, via Diamantina/Serro. Apresenta baixo volume de água, com a presença de quatro pequenas quedas d’água e a formação de uma pequena praia de areia. A água é transparente e fria. A paisagem circundante apresenta árvores de pequeno porte e gramíneas.
Localização: Várzea do Rio do Peixe - Serro
Distância da Sede do Município: 6 km

Cachoeira do Malheiros
Detalhamento do acesso mais utilizado: Saindo da Praça João Pinheiro, seguir rua Fernando Vasconcelos, rua Sinval Lins, Rua Augusto Clementino e estrada MG10 - Serro/Conceição do Mato Dentro até a fazenda do Dr. Francisco, virar à direita até chegar na 1º parte da cachoeira.
A cachoeira é de aproximadamente 5 metros de altura, sendo utilizada como tobogã. Forma dois poços com grande volume de água. A água é limpa e fria, saindo dentro de algumas pedras ou rochas. No local há possibilidade de banho.
Localização: Fazenda Malheiros ou Pedra Redonda - Serro
Distância da Sede do Município: 10 km

Cachoeira do Moinho de Esteira
Meios de acessos ao atrativo: Rodoviário - estrada alfaltada
Detalhamento do acesso mais utilizado: Saindo da Praça João Pinheiro, seguir rua Fernando Vasconcelos, rua Sinval Lins, rua N. Senhora de Fátima e BR 259 até a altura do Hm 430. Localizada na BR 259 Km 430, a cachoeira tem aproximadamente 200 metros de corredeira, passando por um túnel por debaixo do asfalto, dividindo-se em duas. Apresenta volume de água satisfatório, com poços de até 4 metros de largura, possui 3 pequenas queda. Após o asfalto há dois poços com possibilidade de banhos, onde a água é limpa e fria. É perto da nascente do Rio Jequitinhonha.
Localização: BR 259, na altura do Km 430, antigo Moinho de Esteira - Serro
Distância da Sede do Município: 20 km

PARQUES:
Parque Estadual do Pico do Itambé
Com Várias espécies de plantas e animais do cerrado, o Parque fica na divisa do Serro, Santo Antônio do Itambé e Capivari. Uma das principais atrações é o Pico do Itambé, o ponto mais elevado da Serra do Espinhaço com 2044m.

Nascente do Rio Jequitinhonha na Pedra Redonda a 10 km do Serro e nascente do Rio do Peixe, no Condado




ÁREA DE RECREAÇÃO E PRATICA DE ESPORTES

GINÁSIO
Ginásio Poliesportivo Osvaldo França Júnior
Quadra poliesportiva
Capacidade de público: 1.500 pessoas

ESTÁDIO
Estádio Municipal Paulo Tolentino - Machadão
Campo gramado em tamanho oficial com arquibancadas e vestiários
Bar e banheiros (masculino/feminino)
Capacidade de público: 3 mil pessoas

CLUBES
Serro Tênis Clube (antiga Praça de Esportes do Serro)
Possui três quadras poliesportivas sem cobertura, uma quadra de areia,piscina para adultos e para crianças,vestiários, sauna masculina e feminina, bar e campo gramado.

Associação Atlética Banco do Brasil - AABB
Com uma quadra poliesportiva, uma quadra de areia, um campo de futebol society gramado e iluminado,saunas feminina e masculina, bar e restaurante, salão de jogos e de festas, vestiários e piscinas para adultos e crianças

EQUIPAMENTOS PARA EVENTOS
Parque de Exposições Jairo Magalhães
Restaurante, área livre para barracas, palco para shows, arena para eventos e competicões, baias, etc.
Capacidade de público: de 15.000 pessoas

Praça João Pinheiro: capacidade para cerca de 10 mil pessoas
Auditório do Colégio Nossa Senhora da Conceição: 300 pessoas sentadas
Auditório da Chácara do Barão do Serro: 100 pessoas sentadas
Auditório do Clube Ivituruy: 150 pessoas sentadas.
Casa da Música: 100 pessoas sentadas.

Nenhum comentário: