terça-feira, 1 de março de 2011

PRAIAS OCEÂNICAS DE NITEROI/RJ

Niterói oferece vários pontos de turismo. Navegue pelo menu ao lado e descubra o que a cidade tem a oferecer.

Banhadas pelo Oceano Atlântico, as praias mais limpas de Niterói estão na direção da Região dos Lagos e protegidas pelas Lagoas de Piratininga e Itaipu. 
Na Praia de Piratininga, a primeira da região oceânica, ocorre uma divisão: ela abriga duas praias, a calma e pacataPrainha, lotada nos finais de semana por cariocas e niteroienses, e o agitado e violento Praião, contornado de traillers de petiscos do mar.

Para quem chega de barco à cidade, deve ir direto à Praia do Sossego, que não tem acesso direto para carros.

Espremida entre Camboinhas e Piratininga, ela é a eleita dos que passeiam nos finais de semana com lanchas e iates que saem da Marina da Glória, no Rio, ou do Iate Clube de Niterói. Quem pretende alugar um barco, pode ligar para aSaveiros & Cia (21 621-9078), que agenda passeios com três horas de duração.

O itinerário são as Praias de São Francisco e Icaraí, Fortaleza Santa Cruz, Praia da Urca (Rio) com parada para mergulho, Enseada de Botafogo (Rio), Flamengo (Rio), Ponte Rio Niterói, Ilha Fiscal e Bay Market.
Para quem deseja passar o dia na praia, a melhor opção é aPraia de Camboinhas, banhada de águas esverdeadas e areia macia. Salpicada de quiosques que vendem petiscos e frutos do mar fresquinhos, ela é freqüentada pelos amantes de esportes náuticos, como a pesca e o windsurfe.

Na região próxima à Praia do Sossego, com bonitos casarões debruçados na areia, o público é mais selecionado, pois só consegue chegar de carro. Já, a praia mais longe do Centro da cidade é Itacoatiara, uma das mais bem freqüentadas de Niterói, que preserva uma rica vegetação, águas cristalinas e azuladas que fazem a alegria dos surfistas.

Defendida por ser o camarote para o mais belo pôr-do-sol da cidade, a Praia de Itaipu é uma das áreas mais antigas de Niterói pela secular colônia de pescadores e pela Igreja de São Sebastião de Itaipu (21 2709-4056 / 5046), construída pelo padre José de Anchieta, no início do século 18. 

Nenhum comentário: