terça-feira, 22 de março de 2011


20/03/2011
 - Condomínios de luxo viram esconderijo - Jornal O Glob
Homens foragidos e armados passam noite nas instalações de Itaipu
Isabel de Araujo
Homens armados, outros fugindo de bandidos que os ameaçaram de morte e até perseguição policial foram cenas presenciadas por moradores de condomínios de luxo de Itaipu nos três últimos meses. As instalações foram usadas como esconderijo e rota de fuga, deixando os condóminos aterrorizados. No Ubá Terra Nova, a administração enviou uma circular orientando os moradores a se protegerem. Lá, um homem que se disse da comunidade do Jacaré passou a noite num imóvel em construção. Pela manhã, ele contou ao porteiro que sabia de um plano para matá-lo e só foi embora com escolta policial. No documento do Ubá Terra Nova, está listado ainda um episódio semelhante: a invasão, à noite, do Vale de Itaipu "por três meliantes". O administrador do Ubá Itaipu, vizinho ao Terra Nova, pediu anonimato, mas contou que um homem passou a madrugada em seu condomínio e só saiu de lá às 6h. "Eu vi que ele estava armado". Em todos os casos, o acesso às propriedades foi pulando os muros ou as telas de proteção. Para se precaverem, moradores querem adotar medidas preventivas, como a contratação de mais seguranças, instalação de câmeras e aumento da altura de muros e cercas.
Esconderijos de luxo
Homens em ações suspeitas usam condomínios de Itaipu com refúgio e rota de fuga
Condomínios de luxo de Itaipu estão se armando como podem contra invasões em suas instalações. Nos últimos três meses, três deles serviram de rota de fuga e esconderijo para homens em atitudes suspeitas que aterrorizaram os condôminos e até de atalho para perseguição policial. Na madrugada do último dia 22 de fevereiro, três pessoas invadiram o Vale de Itaipu e o Ubá Itaipu, mas a intenção não era roubar ou furtar as residências. Segundo moradores, o trio fugiu da comunidade do Jacaré com medo de ser morto por traficantes que invadiram a favela. A situação pós a polícia em alerta. 
Dois meses antes, o Ubá Terra Nova, próximo ao Banco Real, virou refúgio de um morador da mesma comunidade. 0 homem, depois de percorrer uma distância de mais de 800 metros, do Jacaré ao condomínio, pulou uma cerca durante a madrugada do dia 25 dezembro e se escondeu numa casa ainda em construção. Por volta das 6h, ele pediu socorro na guarita e saiu escoltado por uma viatura do 12°BPM. Segundo a polícia, embora estivesse protagonizando uma ação duvidosa, ele não tinha antecedentes criminais e foi liberado. 
A ousadia para fugir de cerco policial ou da mira de traficantes rivais não para por aí. O caso mais recente aconteceu na madrugada da última sexta-feira, quando um bando de aproximadamente oito pessoas tornou a pular a cerca do Ubá Terra Nova e transformou as ruas protegidas do condomínio em rota de fuga. A administração informou que naquele dia a PM fez uma incursão na favela do Rato Molhado. As invasões colocaram em xeque a segurança reforçada dos condomínios e exigiram das administrações novas medidas preventivas, como a contratação de mais seguranças, instalação de câmeras e aumento das cercas. Por outro lado, a fuga de moradores da comunidade do Jacaré evidenciou o avanço da favelização na região e trouxe de volta uma situação denunciada há meses pelos moradores da cidade: a migração de bandidos oriundos de favelas do Rio.

O homem chegou machucado na guarita do condomínio. Ele veio por dentro de uma trilha e conseguiu pular a cerca. Ele contou na portaria que ouviu quando um grupo de homens estranhos chegou à comunidade e combinou de matá-lo. Por isso, ele fugiu recorda-se o subsíndico do Ubá Terra Nova, Fernando Andrade. O administrador do Ubá Itaipu, que pediu anonimato, recorda-se do episódio no vizinho Ubá Vale de Itaipu.

- Três homens pularam o muro do Ubá Vale de Itaipu e apenas dois deles se esconderam lá. O terceiro invadiu o meu condomínio e passou na guarita por volta das 6h. Vi que ele estava armado. O sujeito apenas me olhou e perguntou se a rua dava passagem para a estrada principal - conta.

O GLOBO-Niterói procurou a administração do Ubá Vale de Itaipu, que negou a invasão, apesar da confirmação dos outros dois condomínios.

Na semana seguinte à última invasão, a PM passou por dentro do Ubá Terra Nova e prendeu quatro bandidos escondidos numa trilha atrás do condomínio. O flagrante foi registrado na 78º DP (Fonseca). 
- Estamos atentos à movimentação do tráfico, trabalhando em parceria com a PM para efetuar mais prisões - explica o delegado titular da 81º DP, Adilson Palácio. A notícia do aumento da violência em comunidades da Região Oceânica mobilizou a comunidade. O Conselho Comunitário de Segurança da Região Oceânica pretende agilizar a assinatura de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública para a instalação de 16 câmeras de monitoramento nos principais acessos aos bairros da região.

- O equipamento será custeado pelos moradores, e a central será monitorada pela PM. Vamos controlar quem entra e sai de todos os bairros da região e também instalar câmeras no Trevo de Piratininga, que é o nosso centro comercial - adianta o presidente da entidade, Renan Lacerda.

Apesar da expectativa do conselho, não há data definida para a assinatura do convênio. O Conselho Comunitário da Região Oceânica (Ccron), por sua vez, bateu na tecla da necessidade de modernização da delegacia de Itaipu e tornou a cobrar um aumento no efetivo do 12°BPM.

- Pelo menos agora a polícia deu uma resposta e prendeu alguém, mas mesmo assim a insegurança na região está longe de acabar. Não existe a menor condição de um policiamento ostensivo funcionar com um número tão reduzido de efetivo na PM - cobra o presidente do Ccron, Guilherme Flach.

Adilson Palácio concorda com a reclamação e também lamenta a demora da Polícia Civil para transformar a unidade de Itaipu em delegacia legal. A assessoria da Polícia Civil informa que a obra, orçada em R$ 1.674.129,49, está sendo analisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

- É fundamental uma modernização da delegacia. Ter acesso a um banco de dados digitalizado facilita em muito as investigações - explica Palácio.

Beltrame receberá deputado e vereador

ACIMA, A CERCA por onde um morador invadiu o Ubá Terra Nova. A estrutura foi reforçada e ampliada.
Está marcada para o próximo dia 28, às 1Oh30m, uma audiência com o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Bagueira (PPS), o deputado federal Chico D'Angelo (PT) e o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, na secretaria, no Rio. O encontro foi motivado pelo discurso feito pelo petista no plenário da Câmara Federal, no dia 3, em que ele cobra mais policiamento para a cidade.

- Vou relatar ao secretário Beltrame a situação de insegurança em Niterói. Pretendo questionar se a violência é fruto da migração de bandidos cariocas ou resultado da redução do contingente policial que atua na cidade. Niterói merece uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) ou um novo batalhão na Região Oceânica - antecipa Chico D'Angelo.

Bagueira, por sua vez, ressalta que a segurança pública é uma das maiores preocupações da população de Niterói:

- Ponho a Câmara à disposição para uma audiência pública com representantes do estado.

A Comissão de Segurança da Câmara pretende ainda começar uma rodada de reuniões com os delegados e o 12º BPM para estruturar melhor o policiamento.
Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário: