Simulado de Língua Portuguesa
Elaborado por Academia do Concurso Público
1 – Uma outra maneira igualmente correta de reescrever-se a frase “Os riscos da inflação podem ser calculados, e o prejuízo financeiro deles, previsto”, mantendo-se o seu sentido original é:
1. Podem ser calculados e previstos os riscos da inflação e seu prejuízo financeiro.
2. Os riscos da inflação e seu prejuízo financeiro podem ser calculados e previstos.
3. Podem ser calculados os riscos da inflação e pode ser previsto seu prejuízo financeiro.
4. Podem ser calculados os prejuízos financeiros e calculados seus riscos inflacionários.
5. Podem ser calculados os prejuízos financeiros advindos dos riscos inflacionários.
2. Os riscos da inflação e seu prejuízo financeiro podem ser calculados e previstos.
3. Podem ser calculados os riscos da inflação e pode ser previsto seu prejuízo financeiro.
4. Podem ser calculados os prejuízos financeiros e calculados seus riscos inflacionários.
5. Podem ser calculados os prejuízos financeiros advindos dos riscos inflacionários.
2 – A primeira oração da frase da questão anterior – os riscos da inflação podem ser calculados – está na voz passiva; sua forma correspondente na voz ativa é:
1. Podem calcular-se os riscos da inflação;
2. Podem-se calcular os riscos da inflação;
3. Os economistas podem calcular os riscos da inflação;
4. Podem calcular os riscos da inflação;
5. Podem vir a ser previstos os riscos da inflação.
2. Podem-se calcular os riscos da inflação;
3. Os economistas podem calcular os riscos da inflação;
4. Podem calcular os riscos da inflação;
5. Podem vir a ser previstos os riscos da inflação.
3 – Na frase da 1ª questão, utilizaram-se os particípios de dois verbos: calculado, particípio regular do verbo calcular, e previsto, particípio irregular do verbo prever. Esses dois verbos só possuem uma única forma de particípio. Em qual dos verbos abaixo tal situação se repete:
1. acender;
2. aceitar;
3. morrer;
4. pagar;
5. trazer.
2. aceitar;
3. morrer;
4. pagar;
5. trazer.
4 – Assinale a alternativa em que os vocábulos são acentuados com base na mesma regra:
1. vêm / vêem;
2. área / óleo;
3. pólen / pêra;
4. vésperas / órfãs;
5. baú / cajá.
2. área / óleo;
3. pólen / pêra;
4. vésperas / órfãs;
5. baú / cajá.
5 – Assinale a frase em que só é admitida uma forma de concordância verbal.
1. Fizeram-se a produção e a execução das peças teatrais;
2. Dez por cento do corpo docente não aceitou as mudanças propostas;
3. Grande parte dos animais está correndo risco de extinção;
4. A interpretação do texto e a redação foram feitas antecipadamente;
5. Um décimo dos transeuntes não atravessam na faixa.
2. Dez por cento do corpo docente não aceitou as mudanças propostas;
3. Grande parte dos animais está correndo risco de extinção;
4. A interpretação do texto e a redação foram feitas antecipadamente;
5. Um décimo dos transeuntes não atravessam na faixa.
6 – “O governo afirma que a inflação está sob controle; mas, considerando o aumento de preços no varejo, essa afirmação parece eleitoreira”, a frase sublinhada tem valor semântico de:
1. tempo;
2. modo;
3. comparação;
4. condição;
5. concessão.
2. modo;
3. comparação;
4. condição;
5. concessão.
7 – O item em que o significado do elemento sublinhado depende do momento em que o leitor lê a notícia é:
1. No clássico de domingo ficou provado que ir a boates em véspera de jogo faz bem a jogadores de futebol: Diguinho foi o melhor em campo;
2. No dia de São Pedro – 29 de junho – de 1958, o Brasil foi campeão mundial.
3. Vou viajar, quando tiver dinheiro.
4. Na Suécia, o Brasil ganhou seu primeiro título mundial.
5. Muitas pessoas pensam que ser jogador de futebol é ser vagabundo.
2. No dia de São Pedro – 29 de junho – de 1958, o Brasil foi campeão mundial.
3. Vou viajar, quando tiver dinheiro.
4. Na Suécia, o Brasil ganhou seu primeiro título mundial.
5. Muitas pessoas pensam que ser jogador de futebol é ser vagabundo.
8 – Assinale a opção em que todos os adjetivos não se flexionam em gênero:
1. fenomenal, inteligente, carimbado;
2. oval, redondo, simples;
3. menor, ruim, forte;
4. brilhante, fresco, saudável;
5. comprido, inferior, descendente.
2. oval, redondo, simples;
3. menor, ruim, forte;
4. brilhante, fresco, saudável;
5. comprido, inferior, descendente.
9 – “A grande maioria das pessoas é a favor de eleições limpas e honestas”; sobre essa frase, a afirmação mais correta é:
1. Significa que mais da metade das pessoas é a favor de eleições limpas e honestas;
2. Significa que muito mais da metade das pessoas é a favor de eleições limpas;
3. Não há outra possibilidade de concordância;
4. O núcleo do sujeito é “pessoas”;
5. Há uma incorreção, pois maioria não pode ser intensificada pelo adjetivo grande.
2. Significa que muito mais da metade das pessoas é a favor de eleições limpas;
3. Não há outra possibilidade de concordância;
4. O núcleo do sujeito é “pessoas”;
5. Há uma incorreção, pois maioria não pode ser intensificada pelo adjetivo grande.
10 – “Os animais estão sendo dizimados pela ação predatória dos homens”; dizimar, originalmente, se relaciona a 10%, mas agora perdeu o valor original e significa “matar em grande quantidade”. A palavra sublinhada abaixo que também mostra a perda d valor semântico original é:
1. Vão desenterrar a criança morta, para nova autópsia;
2. Meu filho vai embarcar no Aeroporto do Galeão;
3. O cacarejar das galinhas é muito agradável;
4. As bananas estão despencando;
5. Suas palavras incendiaram meu coração.
2. Meu filho vai embarcar no Aeroporto do Galeão;
3. O cacarejar das galinhas é muito agradável;
4. As bananas estão despencando;
5. Suas palavras incendiaram meu coração.
11 – Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:
Não sei o _____ ela está com os olhos vermelhos, talvez seja _____ chorou.
1. porquê / porque;
2. por que / porque;
3. porque / por que;
4. porquê / por quê;
5. por que / por quê.
2. por que / porque;
3. porque / por que;
4. porquê / por quê;
5. por que / por quê.
12 – Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo da crase constituiria erro:
1. Fez uma proposta a diretora;
2. Fez uma proposta as diretoras;
3. Fez uma proposta a nossa diretora;
4. Fez uma proposta a essa diretora;
5. Fez uma proposta a competente diretora;
2. Fez uma proposta as diretoras;
3. Fez uma proposta a nossa diretora;
4. Fez uma proposta a essa diretora;
5. Fez uma proposta a competente diretora;
13 – Assinale a frase abaixo em que a palavra salvo deveria ser obrigatoriamente flexionada em gênero:
1. Todas as mulheres dançaram, salvo a sua irmã;
2. Salvo pelo bombeiro, a mulher escapou da morte.
3. A espécie humana, salvo pelos racistas, merece crédito.
4. Os obras literárias serão substituídas, salvo as de valor histórico.
5. Salvo a segunda-feira, a semana foi tranqüila.
2. Salvo pelo bombeiro, a mulher escapou da morte.
3. A espécie humana, salvo pelos racistas, merece crédito.
4. Os obras literárias serão substituídas, salvo as de valor histórico.
5. Salvo a segunda-feira, a semana foi tranqüila.
14 – Na frase “suas palavras foram duras e amargas, mas meus botões disseram-me que ficasse calmo”, as expressões “duras e amargas” e “meus botões disseram-me” representam, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
1. hipérbole e metonímia;
2. comparação e hipérbole;
3. sinestesia e personificação;
4. sinestesia e metonímia;
5. metonímia e personificação.
2. comparação e hipérbole;
3. sinestesia e personificação;
4. sinestesia e metonímia;
5. metonímia e personificação.
15 – “Comparando Hitler com Mugábe é difícil dizer que a maldade _____ seja maior do que a _____.
Assinale a opção que completa correta e respectivamente as lacunas:
Assinale a opção que completa correta e respectivamente as lacunas:
1. desse / daquele;
2. deste / desse;
3. desse / deste;
4. daquele/ desse;
5. deste / daquele.
2. deste / desse;
3. desse / deste;
4. daquele/ desse;
5. deste / daquele.
16 – Assinale a alternativa em que o pronome colocado entre parênteses não preenche corretamente a lacuna:
2. As faltas não serão computadas, nós _____ abonaremos. (lhes)
3. Nós já _____ informamos o dia da prova. (lhes)
4. A diretoria _____ informou de que não haverá aulas. (os)
5. Nós não _____ obrigaremos a estudar. (as)
17 – Assinale a opção que completa corretamente a lacuna da frase: São autores _____ obras gostaríamos de expor:
1. cujos;
2. de cujas;
3. as quais;
4. com cujas;
5. cujas.
2. de cujas;
3. as quais;
4. com cujas;
5. cujas.
18 – Assinale a frase que não se completa adequadamente com a forma colocada entre parênteses:
1. Este é um acontecimento _____ cabe à Sociologia analisar. (que)
2. Este é um acontecimento _____ estudo será analisado pela Economia. (cujo)
3. Este é um acontecimento _____ a Biologia deve cuidar. (de que)
4. Este é um acontecimento _____ a Contabilidade já fez referência. (a que)
5. Este é um acontecimento _____ o Direito tem afinidade (pelo qual)
2. Este é um acontecimento _____ estudo será analisado pela Economia. (cujo)
3. Este é um acontecimento _____ a Biologia deve cuidar. (de que)
4. Este é um acontecimento _____ a Contabilidade já fez referência. (a que)
5. Este é um acontecimento _____ o Direito tem afinidade (pelo qual)
19 – A forma verbal negativa que corresponderia a “Diz a ela tudo o que está no regulamento” é:
1. Não diz;
2. Não digas;
3. Não dize;
4. Não diga;
5. Não dizes.
2. Não digas;
3. Não dize;
4. Não diga;
5. Não dizes.
20 – Há erro de concordância na opção:
1. famintos leão e onça;
2. faminto leão e onça;
3. leão e onça famintos;
4. leão e onça faminta;
5. onça e leão faminto.
2. faminto leão e onça;
3. leão e onça famintos;
4. leão e onça faminta;
5. onça e leão faminto.
GABARITO COMENTADO
1 – Gabarito 3.
O segredo da questão era perceber que na frase original a segunda vírgula indicava a omissão da locução verbal “pode ser”.
2 – Gabarito 4.
Na voz ativa o verbo principal – calcular – deve ficar no mesmo tempo e modo em que está o verbo ser na voz passiva. Logo, deve ficar no infinitivo. Como o agente da passiva está indeterminado, o sujeito da voz ativa também deve ficar indeterminado. A forma de indeterminar o sujeito nessa frase é iniciá-la com o verbo na terceira pessoa do plural – podem – seguido do verbo principal – que como já vimos ficará no infinitivo – e do termo que era sujeito da passiva e será, agora, objeto direto da ativa – os riscos da inflação.
Nas opções 1, 2 e 5, a frase continuou na voz passiva. Na opção 3, surgiu o termo “os economistas” que não existia na frase original.
3 – Gabarito 5.
O verbo trazer só tem a forma regular de particípio: trazido.
Nas demais opções todos os verbos têm duas formas de particípio:
1 – acendido e aceso;
2 – aceitado e aceito;
3 – morrido e morto;
4 – pagado e pago.
A norma culta aconselha que – quando o verbo tem duplo particípio – a forma regular seja utilizada na voz ativa ; e a forma irregular, na voz passiva.
Nas demais opções todos os verbos têm duas formas de particípio:
1 – acendido e aceso;
2 – aceitado e aceito;
3 – morrido e morto;
4 – pagado e pago.
A norma culta aconselha que – quando o verbo tem duplo particípio – a forma regular seja utilizada na voz ativa ; e a forma irregular, na voz passiva.
4 – Gabarito 2.
As palavras área e óleo são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
Análise das demais opções;
1 – vêm → acento diferencial de número na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter, vir e seus derivados; vêem – hiato EE nos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados.
3 – pólen → paroxítona terminada em R, X, N e L; pêra → acento diferencial em relação à preposição arcaica “pêra”.
4 – vésperas → proparoxítona; órfãs → paroxítona terminada em i, u e ã seguidas ou não de S.
3 – pólen → paroxítona terminada em R, X, N e L; pêra → acento diferencial em relação à preposição arcaica “pêra”.
4 – vésperas → proparoxítona; órfãs → paroxítona terminada em i, u e ã seguidas ou não de S.
5 – baú – as letras i e u após outra vogal, em hiato e não nasalizadas; cajá → oxítona terminada em a, e ou o, seguidas ou não de S.
5 – Gabarito 4.
O sujeito composto antes do verbo só admite a concordância rigidamente gramatical, também chamada de concordância por soma, que – com sujeito composto – exige o verbo no plural.
Análise das demais alternativas:
1 – Verbo antes do sujeito composto admitem-se duas concordâncias: verbo no plural – concordância rigidamente gramatical – fizeram-se; ou concordância atrativa com o núcleo mais próximo – fez-se.
2 – Duas possibilidades: concordância gramatical com o núcleo do sujeito – dez por cento aceitaram; ou atrativa com o partitivo – corpo docente aceitou.
1 – Verbo antes do sujeito composto admitem-se duas concordâncias: verbo no plural – concordância rigidamente gramatical – fizeram-se; ou concordância atrativa com o núcleo mais próximo – fez-se.
2 – Duas possibilidades: concordância gramatical com o núcleo do sujeito – dez por cento aceitaram; ou atrativa com o partitivo – corpo docente aceitou.
3 – Semelhante à anterior: Grande parte está; ou animais estão.
5 – Mesmo caso das anteriores: Um décimo não atravessou;
5 – Mesmo caso das anteriores: Um décimo não atravessou;
transeuntes não atravessaram.
6 – Gabarito 4.
A oração reduzida de gerúndio poderia ser substituída por: se considerarmos o aumento de preços no varejo.
7 – Gabarito 1.
A frase, quando foi escrita, supunha a palavra “passado” após “domingo”. Lida hoje ela não faz sentido, pois no último domingo não houve o clássico Fluminense e Botafogo nem na véspera aconteceu a tragédia da boate em Ipanema.
8 – Gabarito 3.
Nas demais opções há sempre um adjetivo que admite mudança de gênero:
1 – carimbado / carimbada;
2 – redondo / redonda;
3 – fresco / fresca;
5 – comprido – comprida.
1 – carimbado / carimbada;
2 – redondo / redonda;
3 – fresco / fresca;
5 – comprido – comprida.
9 – Gabarito 2.
A alternativa 1 está correta, mas a alternativa 2 está mais completa, portanto está mais correta.
As demais alternativas estão incorretas:
3 – O verbo “ser” poderia estar no plural – são – concordando com “pessoas”;
4 – O núcleo do sujeito é “maioria”;
4 – O núcleo do sujeito é “maioria”;
5 – Alternativa absurda. É possível uma maioria simples ou uma maioria qualificada ou grande maioria.
10 – Gabarito 2.
Originalmente embarcar significava entrar no barco.
11 – Gabarito 2.
A partícula o é um pronome demonstrativo, equivalendo a aquilo, e funciona como antecedente do pronome relativo: “Não sei aquilo pelo qual ela está com os olhos vermelhos”. A primeira impressão é a de que seria um artigo, mas não faria sentido preenchermos a lacuna com o substantivo “motivo” que é sinônimo de “porquê”.
A segunda lacuna dá claramente a idéia de causa, logo deve ser utilizada a conjunção “porque”.
A segunda lacuna dá claramente a idéia de causa, logo deve ser utilizada a conjunção “porque”.
12 – Gabarito 4.
Antes dos pronomes demonstrativos “este” e “esse” – e suas variantes – nunca haverá crase. A crase é a fusão de duas letras “a”, logo só existe com a preposição “a” junto à partícula “a” – artigo ou pronome demonstrativo – ou junto ao demonstrativo “aquele”, ou suas variantes – as, aquela, aqueles, aquelas.
Nas frases das opções 1, 2 e5, a crase é obrigatória. Na frase da opção 3, a crase é opcional, pois é opcional a presença do artigo antes de pronomes possessivos em função adjetiva.
Nas frases das opções 1, 2 e
13 – Gabarito B.
Nesta opção, a palavra salvo é adjetivo – particípio irregular do verbo salvar – equivalente a “salvado” e deve concordar com o substantivo mulher: Salva (salvada) pelo bombeiro, a mulher escapou da morte.
Nas demais opções a palavra salvo é invariável e equivale a “exceto”.
14 – Gabarito C.
Sinestesia e mistura de sentidos: palavras (audição), duras (tato) e amargas (paladar).
Personificação é atribuir qualidades humanas a animais ou seres inanimados, botões não falam.
Personificação é atribuir qualidades humanas a animais ou seres inanimados, botões não falam.
15 – Gabarito E.
Há dois antecedentes – Hitler e Mugábe – logo o pronome “esse” não pode ser utilizado. Usam-se os pronomes “este” para referir-se ao último citado Mugábe – e o pronome “aquele” para referir-se ao primeiro citado – Hitler. Também faria sentido o uso de “daquele / deste”.
16 – Gabarito B.
O verbo abonar é transitivo direto e exigiria, na frase, o pronome as.
Análise das demais alternativas:
Análise das demais alternativas:
1 – O verbo incomodar é transitivo direto.
Nas opções 3 e 4, foi utilizado o verbo informar que é transitivo direto e indireto, mas admite duas construções.
Objeto direto coisa e objeto indireto pessoa – usada na alternativa 3 – ou objeto direto pessoa e objeto indireto coisa – usada na alternativa 4.
E o verbo obrigar é transitivo direto e indireto, com objeto direto pessoa e objeto indireto coisa.
17 – Gabarito 5.
Basta levar o substantivo “obras” para a segunda oração: “gostaríamos de expor as obras”. Não apareceu nenhuma preposição, logo não haverá preposição antes de cujas. Vale acrescentar que o pronome relativo cujo concorda com o substantivo que vem depois dele: obras é feminino plural, logo o pronome deve ficar no feminino plural.
18 – Gabarito 5.
O macete é o mesmo da questão anterior, levando-se o antecedente do pronome relativo para a segunda oração:
Nesta opção teríamos: o Direito tem afinidade com o acontecimento, logo a lacuna deveria ser preenchida “com que”.
Vejamos as demais opções:
1 – cabe à Sociologia analisar o acontecimento, não há preposição.
2 – o estudo será analisado pela economia, não há preposição. Justifica-se o pronome cujo por existirem dois substantivos ligados pelo pronome.
3 – A Biologia deve cuidar do acontecimento, preposição de.
4 – A Contabilidade já fez referência ao acontecimento, preposição a.
Nesta opção teríamos: o Direito tem afinidade com o acontecimento, logo a lacuna deveria ser preenchida “com que”.
Vejamos as demais opções:
1 – cabe à Sociologia analisar o acontecimento, não há preposição.
2 – o estudo será analisado pela economia, não há preposição. Justifica-se o pronome cujo por existirem dois substantivos ligados pelo pronome.
3 – A Biologia deve cuidar do acontecimento, preposição de.
4 – A Contabilidade já fez referência ao acontecimento, preposição a.
19 – Gabarito 2.
O verbo dizer está na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo. Este verbo admite duas formas: dize ou diz.
No imperativo negativo usa-se a segunda pessoa do singular do presente do subjuntivo – não digas.
No imperativo negativo usa-se a segunda pessoa do singular do presente do subjuntivo – não digas.
20 – Gabarito 1.
Com o adjetivo antepostos aos substantivos só é admitida a concordância atrativa, como aparece na alternativa 2.
Com a adjetivo posposto aos substantivos admitem-se as duas formas de concordância: a gramatical (ou por soma) – alternativa 3 – e a atrativa – alternativas 4 e 5.
Com a adjetivo posposto aos substantivos admitem-se as duas formas de concordância: a gramatical (ou por soma) – alternativa 3 – e a atrativa – alternativas 4 e 5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário