sábado, 13 de novembro de 2010

QUESTÕES DE CONCURSOS E SIMULADOS - PARTE 1

Simulado de Língua Portuguesa

Elaborado por Academia do Concurso Público

1 – Uma outra maneira igualmente correta de reescrever-se a frase “Os riscos da inflação podem ser calculados, e o prejuízo financeiro deles, previsto”, mantendo-se o seu sentido original é:
1. Podem ser calculados e previstos os riscos da inflação e seu prejuízo financeiro. 
2. Os riscos da inflação e seu prejuízo financeiro podem ser calculados e previstos. 
3. Podem ser calculados os riscos da inflação e pode ser previsto seu prejuízo financeiro. 
4. Podem ser calculados os prejuízos financeiros e calculados seus riscos inflacionários. 
5. Podem ser calculados os prejuízos financeiros advindos dos riscos inflacionários.

2 – A primeira oração da frase da questão anterior – os riscos da inflação podem ser calculados – está na voz passiva; sua forma correspondente na voz ativa é:
1. Podem calcular-se os riscos da inflação; 
2. Podem-se calcular os riscos da inflação; 
3. Os economistas podem calcular os riscos da inflação; 
4. Podem calcular os riscos da inflação; 
5. Podem vir a ser previstos os riscos da inflação.

3 – Na frase da 1ª questão, utilizaram-se os particípios de dois verbos: calculado, particípio regular do verbo calcular, e previsto, particípio irregular do verbo prever. Esses dois verbos só possuem uma única forma de particípio. Em qual dos verbos abaixo tal situação se repete:
1. acender; 
2. aceitar; 
3. morrer; 
4. pagar; 
5. trazer.

4 – Assinale a alternativa em que os vocábulos são acentuados com base na mesma regra:
1. vêm / vêem; 
2. área / óleo; 
3. pólen / pêra; 
4. vésperas / órfãs; 
5. baú / cajá.


5 – Assinale a frase em que só é admitida uma forma de concordância verbal.
1. Fizeram-se a produção e a execução das peças teatrais; 
2. Dez por cento do corpo docente não aceitou as mudanças propostas; 
3. Grande parte dos animais está correndo risco de extinção; 
4. A interpretação do texto e a redação foram feitas antecipadamente; 
5. Um décimo dos transeuntes não atravessam na faixa.

6 – “O governo afirma que a inflação está sob controle; mas, considerando o aumento de preços no varejo, essa afirmação parece eleitoreira”, a frase sublinhada tem valor semântico de:
1. tempo; 
2. modo; 
3. comparação; 
4. condição; 
5. concessão.

7 – O item em que o significado do elemento sublinhado depende do momento em que o leitor lê a notícia é:
1. No clássico de domingo ficou provado que ir a boates em véspera de jogo faz bem a jogadores de futebol: Diguinho foi o melhor em campo; 
2. No dia de São Pedro – 29 de junho – de 1958, o Brasil foi campeão mundial. 
3. Vou viajar, quando tiver dinheiro. 
4. Na Suécia, o Brasil ganhou seu primeiro título mundial. 
5. Muitas pessoas pensam que ser jogador de futebol é ser vagabundo.

8 – Assinale a opção em que todos os adjetivos não se flexionam em gênero:
1. fenomenal, inteligente, carimbado; 
2. oval, redondo, simples; 
3. menor, ruim, forte; 
4. brilhante, fresco, saudável; 
5. comprido, inferior, descendente.

9 – “A grande maioria das pessoas é a favor de eleições limpas e honestas”; sobre essa frase, a afirmação mais correta é:
1. Significa que mais da metade das pessoas é a favor de eleições limpas e honestas; 
2. Significa que muito mais da metade das pessoas é a favor de eleições limpas; 
3. Não há outra possibilidade de concordância; 
4. O núcleo do sujeito é “pessoas”; 
5. Há uma incorreção, pois maioria não pode ser intensificada pelo adjetivo grande.

10 – “Os animais estão sendo dizimados pela ação predatória dos homens”; dizimar, originalmente, se relaciona a 10%, mas agora perdeu o valor original e significa “matar em grande quantidade”. A palavra sublinhada abaixo que também mostra a perda d valor semântico original é:
1. Vão desenterrar a criança morta, para nova autópsia; 
2. Meu filho vai embarcar no Aeroporto do Galeão; 
3. O cacarejar das galinhas é muito agradável; 
4. As bananas estão despencando; 
5. Suas palavras incendiaram meu coração.

11 – Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo: 
Não sei o _____ ela está com os olhos vermelhos, talvez seja _____ chorou.
1. porquê / porque; 
2. por que / porque; 
3. porque / por que; 
4. porquê / por quê; 
5. por que / por quê.

12 – Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo da crase constituiria erro:
1. Fez uma proposta a diretora; 
2. Fez uma proposta as diretoras; 
3. Fez uma proposta a nossa diretora; 
4. Fez uma proposta a essa diretora; 
5. Fez uma proposta a competente diretora;

13 – Assinale a frase abaixo em que a palavra salvo deveria ser obrigatoriamente flexionada em gênero:
1. Todas as mulheres dançaram, salvo a sua irmã; 
2. Salvo pelo bombeiro, a mulher escapou da morte. 
3. A espécie humana, salvo pelos racistas, merece crédito. 
4. Os obras literárias serão substituídas, salvo as de valor histórico. 
5. Salvo a segunda-feira, a semana foi tranqüila.

14 – Na frase “suas palavras foram duras e amargas, mas meus botões disseram-me que ficasse calmo”, as expressões “duras e amargas” e “meus botões disseram-me” representam, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
1. hipérbole e metonímia; 
2. comparação e hipérbole; 
3. sinestesia e personificação; 
4. sinestesia e metonímia; 
5. metonímia e personificação.

15 – “Comparando Hitler com Mugábe é difícil dizer que a maldade _____ seja maior do que a _____. 
Assinale a opção que completa correta e respectivamente as lacunas:
1. desse / daquele; 
2. deste / desse; 
3. desse / deste; 
4. daquele/ desse; 
5. deste / daquele.

16 – Assinale a alternativa em que o pronome colocado entre parênteses não preenche corretamente a lacuna:
1. A verdade _____ incomoda demais. (os) 
2. As faltas não serão computadas, nós _____ abonaremos. (lhes) 
3. Nós já _____ informamos o dia da prova. (lhes) 
4. A diretoria _____ informou de que não haverá aulas. (os) 
5. Nós não _____ obrigaremos a estudar. (as)

17 – Assinale a opção que completa corretamente a lacuna da frase: São autores _____ obras gostaríamos de expor:
1. cujos; 
2. de cujas; 
3. as quais; 
4. com cujas; 
5. cujas.

18 – Assinale a frase que não se completa adequadamente com a forma colocada entre parênteses:
1. Este é um acontecimento _____ cabe à Sociologia analisar. (que) 
2. Este é um acontecimento _____ estudo será analisado pela Economia. (cujo) 
3. Este é um acontecimento _____ a Biologia deve cuidar. (de que) 
4. Este é um acontecimento _____ a Contabilidade já fez referência. (a que) 
5. Este é um acontecimento _____ o Direito tem afinidade (pelo qual)

19 – A forma verbal negativa que corresponderia a “Diz a ela tudo o que está no regulamento” é:
1. Não diz; 
2. Não digas; 
3. Não dize; 
4. Não diga; 
5. Não dizes.
20 – Há erro de concordância na opção:
1. famintos leão e onça; 
2. faminto leão e onça; 
3. leão e onça famintos; 
4. leão e onça faminta; 
5. onça e leão faminto.


GABARITO COMENTADO

1 – Gabarito 3.
O segredo da questão era perceber que na frase original a segunda vírgula indicava a omissão da locução verbal “pode ser”.

2 – Gabarito 4.
Na voz ativa o verbo principal – calcular – deve ficar no mesmo tempo e modo em que está o verbo ser na voz passiva. Logo, deve ficar no infinitivo. Como o agente da passiva está indeterminado, o sujeito da voz ativa também deve ficar indeterminado. A forma de indeterminar o sujeito nessa frase é iniciá-la com o verbo na terceira pessoa do plural – podem – seguido do verbo principal – que como já vimos ficará no infinitivo – e do termo que era sujeito da passiva e será, agora, objeto direto da ativa – os riscos da inflação.
Nas opções 1, 2 e 5, a frase continuou na voz passiva. Na opção 3, surgiu o termo “os economistas” que não existia na frase original.

3 – Gabarito 5.
O verbo trazer só tem a forma regular de particípio: trazido. 
Nas demais opções todos os verbos têm duas formas de particípio: 
1 – acendido e aceso; 
2 – aceitado e aceito; 
3 – morrido e morto; 
4 – pagado e pago. 
A norma culta aconselha que – quando o verbo tem duplo particípio – a forma regular seja utilizada na voz ativa ; e a forma irregular, na voz passiva.

4 – Gabarito 2.
As palavras área e óleo são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
Análise das demais opções;
1 – vêm → acento diferencial de número na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter, vir e seus derivados; vêem – hiato EE nos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados. 
3 – pólen → paroxítona terminada em R, X, N e L; pêra → acento diferencial em relação à preposição arcaica “pêra”. 
4 – vésperas → proparoxítona; órfãs → paroxítona terminada em i, u e ã seguidas ou não de S.
5 – baú – as letras i e u após outra vogal, em hiato e não nasalizadas; cajá → oxítona terminada em a, e ou o, seguidas ou não de S.

5 – Gabarito 4.
O sujeito composto antes do verbo só admite a concordância rigidamente gramatical, também chamada de concordância por soma, que – com sujeito composto – exige o verbo no plural.
Análise das demais alternativas: 
1 – Verbo antes do sujeito composto admitem-se duas concordâncias: verbo no plural – concordância rigidamente gramatical – fizeram-se; ou concordância atrativa com o núcleo mais próximo – fez-se. 
2 – Duas possibilidades: concordância gramatical com o núcleo do sujeito – dez por cento aceitaram; ou atrativa com o partitivo – corpo docente aceitou.
3 – Semelhante à anterior: Grande parte está; ou animais estão. 
5 – Mesmo caso das anteriores: Um décimo não atravessou;
 transeuntes não atravessaram.

6 – Gabarito 4.
A oração reduzida de gerúndio poderia ser substituída por: se considerarmos o aumento de preços no varejo.

7 – Gabarito 1.
A frase, quando foi escrita, supunha a palavra “passado” após “domingo”. Lida hoje ela não faz sentido, pois no último domingo não houve o clássico Fluminense e Botafogo nem na véspera aconteceu a tragédia da boate em Ipanema.

8 – Gabarito 3.
Nas demais opções há sempre um adjetivo que admite mudança de gênero: 
1 – carimbado / carimbada; 
2 – redondo / redonda; 
3 – fresco / fresca; 
5 – comprido – comprida.

9 – Gabarito 2.
A alternativa 1 está correta, mas a alternativa 2 está mais completa, portanto está mais correta.
As demais alternativas estão incorretas: 
3 – O verbo “ser” poderia estar no plural – são – concordando com “pessoas”; 
4 – O núcleo do sujeito é “maioria”; 
5 – Alternativa absurda. É possível uma maioria simples ou uma maioria qualificada ou grande maioria.

10 – Gabarito 2.
Originalmente embarcar significava entrar no barco.

11 – Gabarito 2.
A partícula o é um pronome demonstrativo, equivalendo a aquilo, e funciona como antecedente do pronome relativo: “Não sei aquilo pelo qual ela está com os olhos vermelhos”. A primeira impressão é a de que seria um artigo, mas não faria sentido preenchermos a lacuna com o substantivo “motivo” que é sinônimo de “porquê”. 
A segunda lacuna dá claramente a idéia de causa, logo deve ser utilizada a conjunção “porque”.

12 – Gabarito 4.
Antes dos pronomes demonstrativos “este” e “esse” – e suas variantes – nunca haverá crase. A crase é a fusão de duas letras “a”, logo só existe com a preposição “a” junto à partícula “a” – artigo ou pronome demonstrativo – ou junto ao demonstrativo “aquele”, ou suas variantes – as, aquela, aqueles, aquelas. 
Nas frases das opções 1, 2 e 5, a crase é obrigatória. Na frase da opção 3, a crase é opcional, pois é opcional a presença do artigo antes de pronomes possessivos em função adjetiva.

13 – Gabarito B.
Nesta opção, a palavra salvo é adjetivo – particípio irregular do verbo salvar – equivalente a “salvado” e deve concordar com o substantivo mulher: Salva (salvada) pelo bombeiro, a mulher escapou da morte.
Nas demais opções a palavra salvo é invariável e equivale a “exceto”.

14 – Gabarito C.
Sinestesia e mistura de sentidos: palavras (audição), duras (tato) e amargas (paladar). 
Personificação é atribuir qualidades humanas a animais ou seres inanimados, botões não falam.

15 – Gabarito E.
Há dois antecedentes – Hitler e Mugábe – logo o pronome “esse” não pode ser utilizado. Usam-se os pronomes “este” para  referir-se ao último citado Mugábe – e o pronome “aquele” para referir-se ao primeiro citado – Hitler. Também faria sentido o uso de “daquele / deste”.

16 – Gabarito B.
O verbo abonar é transitivo direto e exigiria, na frase, o pronome as. 
Análise das demais alternativas:
1 – O verbo incomodar é transitivo direto.
Nas opções 3 e 4, foi utilizado o verbo informar que é transitivo direto e indireto, mas admite duas construções. 
Objeto direto coisa e objeto indireto pessoa – usada na alternativa 3 – ou objeto direto pessoa e objeto indireto coisa – usada na alternativa 4.
E o verbo obrigar é transitivo direto e indireto, com objeto direto pessoa e objeto indireto coisa.

17 – Gabarito 5.
Basta levar o substantivo “obras” para a segunda oração: “gostaríamos de expor as obras”. Não apareceu nenhuma preposição, logo não haverá preposição antes de cujas. Vale acrescentar que o pronome relativo cujo concorda com o substantivo que vem depois dele: obras é feminino plural, logo o pronome deve ficar no feminino plural.

18 – Gabarito 5.
O macete é o mesmo da questão anterior, levando-se o antecedente do pronome relativo para a segunda oração: 
Nesta opção teríamos: o Direito tem afinidade com o acontecimento, logo a lacuna deveria ser preenchida “com que”. 
Vejamos as demais opções: 
1 – cabe à Sociologia analisar o acontecimento, não há preposição. 
2 – o estudo será analisado pela economia, não há preposição. Justifica-se o pronome cujo por existirem dois substantivos ligados pelo pronome. 
3 – A Biologia deve cuidar do acontecimento, preposição de. 
4 – A Contabilidade já fez referência ao acontecimento, preposição a.

19 – Gabarito 2.
O verbo dizer está na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo. Este verbo admite duas formas: dize ou diz. 
No imperativo negativo usa-se a segunda pessoa do singular do presente do subjuntivo – não digas.

20 – Gabarito 1.
Com o adjetivo antepostos aos substantivos só é admitida a concordância atrativa, como aparece na alternativa 2. 
Com a adjetivo posposto aos substantivos admitem-se as duas formas de concordância: a gramatical (ou por soma) – alternativa 3 – e a atrativa – alternativas 4 e 5.

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