sábado, 13 de novembro de 2010

PORTUGUES PROVA 1 - AFRF 2003

Portugues Prova 1 AFRF 2003
             

Leia o texto seguinte para responder às questões de 01 a 03.
           Vinte e quatro séculos atrás, Sócrates, Platão e Aristóteles lançaram as bases do estudo científico da sociedade e da política. Muito se aprendeu depois disso, mas os princípios que eles formularam conservam toda a sua força de exigências incontornáveis. O mais importante é a distinção entre o discurso dos agentes e o discurso do cientista que o analisa. Doxa (opinião) e episteme (ciência) são os termos que os designam respectivamente, mas estas palavras tanto se desgastaram pelo uso que, para torná-las novamente úteis, é preciso explicar o seu sentido em termos atualizados. Foi o que fez Edmund Husserl com a distinção entre discurso “pré-analítico” e o discurso tornado consciente pela análise de seus significados embutidos.
           Por exemplo, na linguagem corrente, podemos opor o comunismo ao anticomunismo como duas ideologias. No entanto, comunismo é uma ideologia, mas o anticomunismo não é uma ideologia, é a simples rejeição de uma ideologia.
            É analisando e decompondo compactados verbais como esse e comparando-os com os dados disponíveis que o estudioso pode chegar a compreender a situação em termos bem diferentes daqueles do agente político. Mas também é certo que os próprios conceitos científicos daí obtidos podem incorporar-se depois no discurso político, tornando-se expressões da doxa. É isso, precisamente, o que se denomina uma ideologia: um discurso de ação política composto de conceitos científicos esvaziados de seu conteúdo analítico e imantados de carga simbólica. Então, é preciso novas e novas análises para neutralizar a mutação da ciência em ideologia.
(Olavo de Carvalho, com cortes)


01 - Indique o item que está de acordo com as idéias desenvolvidas no texto.

a)  É no conhecimento produzido pelos filósofos da Grécia Antiga que se encontram as mais consistentes análises científicas a respeito de política e sociedade.
b) Boa parte da produção científica do mundo contemporâneo distancia-se dos axiomas formulados por Sócrates, Platão e Aristóteles, devido à incompatibilidade entre princípios filosóficos e rigor formal da ciência.
c) Os discursos dos agentes políticos devem ser rechaçados porque se fundamentam na ‘doxa’, não contemplando, portanto, os conceitos científicos vigentes.
d) O discurso ‘pré-analítico’ prescinde de análise da realidade concreta e caracteriza-se por abordar os significados implícitos dos enunciados produzidos na instância pública.
e) O esvaziamento de significado a que os conceitos científicos estão sujeitos pelo seu uso em instâncias sociais não exclusivamente científicas gera a necessidade de renovação de terminologia na ciência.

02 - Assinale o item que expressa uma idéia depreendida dos sentidos explícitos e implícitos que compõem a rede temática do texto.

a) Apesar de os princípios filosóficos carregarem em si uma regulação e se basearem exclusivamente na 'doxa', eles sobrevivem às contingências históricas, como bem o demonstra a atualidade dos princípios formulados na Grécia Antiga.
b) Por meio do conhecimento científico, as sociedades buscam interpretações da realidade que não se orientem na ideologia, cabendo, portanto, à ‘episteme’ a análise crítica dos discursos que circulam na sociedade.
c) A formação da corrente de pensamento anticomunista exemplifica a supremacia do discurso epistemológico e representa a reação da sociedade a análises subjetivas dos fatos históricos.
d) A ciência tende a tornar-se cada vez mais dogmática e menos neutra, intensificando, portanto, seus procedimentos persecutórios perante os discursos dos agentes políticos que banalizam conceitos científicos.
e) Os filósofos gregos previram a mutação da ciência em ideologia, ao analisarem a força simbólica que esta assume nos discursos hegemônicos dos agentes políticos.
03 - Marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas. Indique, em seguida, a seqüência correta.

Mantém-se a correção gramatical substituindose a expressão ‘Vinte e quatro séculos atrás’( L.1) por ‘Há vinte e quatro séculos’ ou por ‘Fazem vinte e quatro séculos’.

A oração ‘Muito se aprendeu depois disso’( L.3 e 4) poderia ser substituída por ‘Aprenderamse muitas coisas depois’, preservando-se o sentido e a correção gramatical do texto.

Compromete-se a clareza do texto e há prejuízo para a correção gramatical do período se o pronome da expressão ‘estas palavras’( L.11) for substituído por ‘essas’.

A oração ‘que é preciso explicar o seu sentido em termos atualizados’( L.12 e 13) expressa conseqüência, sendo correto, portanto, substituir ‘que’ pelo conector ‘porquanto’.

No segundo parágrafo, predomina a articulação semântica e sintática de oposição na produção de sentido dos enunciados.
a) F, V, F, F, V
b) F, F, F, F, V
c) V, V, V, F, F
d) F, F, V, V, V
e) V, F, F, V, V



04 - Assinale o item que está de acordo com a norma culta da língua escrita.

a) Ficou claro, em uma pesquisa da AT Kearney, divulgada há uma semana, a preocupação dos investidores em relação a maior economia do mundo, a qual antes se limitava aos mercados emergentes. Segundo a pesquisa, as contas externas do Brasil registram déficit em transações correntes de US$ 3 bilhões, que pode ser bancado pela entrada de US$ 15 bilhões de investimentos estrangeiros diretos.
b) Para os membros da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), a qual os acordos internacionais são submetidos, cabe ao Brasil novas solicitações de empréstimos ao Fundo Monetário Brasileiro se este retirar do superávit primário os investimentos das empresas públicas e der prioridade ao crescimento da economia.
c) Um dos senadores integrantes da CAE manifestou-se contra qualquer acordo com o FMI e a favor de uma auditoria na dívida externa brasileira, haja vista os pagamentos já feitos corresponderem a valor superior ao que o Brasil devia aos credores.
d) Resta ainda, segundo alguns senadores, os necessários recuos do FMI em sua posição de impedir investimentos de instituições como BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Para eles, deve existir mudanças nessas regras. Caso contrário, consideram inadequado, sob qualquer pretexto, a renovação do acordo.
e) O Fundo Monetário Internacional deixou de disciplinar a paridade das moedas, cuja a função foi criada há 59 anos para contentar-se com o craxá de auditor de confiança dos bancos credores nas contas e nos planos dos governos devedores, sem entrar no mérito do formato, do conteúdo e da seqüela dessa assistência.(Adaptado de O Globo, 21/9/2003)


05 - Assinale o item em que são atendidas as prescrições gramaticais da língua culta escrita.

a) O Banco Mundial (Bird) constatou que grande parte dos países gasta mal os recursos que investe no social e, assim, as Metas de Desenvolvimento do Milênio – que prevêm a redução da pobreza a metade até 2015 – correm risco de não ser alcançadas.
b) Grandes melhoras nas condições humanas, conforme adverte o Bird, só vai acontecer se as camadas de renda mais baixas da população tiverem acesso a serviços essenciais. Embora renda e desempenho dos indicadores sociais estejam fortemente associados, o relatório do Bird garante que seria necessário, para que os países de baixa renda atinjam as metas, taxas altas de crescimento econômico.
c) Impressionou ao Banco Mundial o fato de que 56% dos estudantes brasileiros esteja no nível um (o mais baixo entre os cinco níveis da escala usada pelo Bird) de leitura, enquanto nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média é de 18%.
d) A economista sênior do Banco Mundial evitou polemizar sobre o assunto, mas disse que, embora hajam experiências de sucesso em Cuba, falta por lá o acesso da população ao governo. O que o banco considera uma das perdas fundamentais do processo de ampliação do acesso aos serviços para os pobres.
e) Para o Bird, não adianta gastar mais se não forem feitas reformas nas instituições que prestam serviço à comunidade, de modo que se passe a dar foco maior à população mais pobre. O relatório dá a entender que se aplicam mal verbas nas áreas de saúde e de educação e desperdiçam-se os recursos.(Adaptado de O Globo, 21/9/2003)

06 - Marque o item em que o emprego da vírgula está correto e mantém a coerência do enunciado.
a) Nos estudos sobre violência, normalmente, são analisadas as relações de poder entre grupos ou classes e focalizadas, especialmente, as ações individuais ou coletivas, que buscam, na defesa de seus respectivos pleitos sociais, anular a força do adversário.
b) Numa direção diferente, penso em abordar a violência a partir da visão que o indivíduo de elite tem de seu destino socioindividual. A escolha desse ponto de vista deve-se a duas razões principais. A primeira concerne ao poder, que tem tal indivíduo de formar mentalidades.
c) As elites brasileiras monopolizam a maior parte das riquezas materiais do país e os instrumentos, que consagram normas de comportamentos e aspirações como recomendáveis e desejáveis. Seu valor estratégico, no que concerne a mudanças sociais, é, por esse motivo, de grande importância.
d) A segunda razão diz respeito à possibilidade de entender mais facilmente “como e em que pensam as elites”, dado o hábito cultural que têm de tematizarem a si mesmas. Nas camadas populares, tomar a própria subjetividade como objeto de preocupação e discurso público é uma exceção; nas elites, esse hábito é a regra.
e) Nesse sentido, alguns pensadores mostraram que a contingência das imagens, que temos “do que é ser humano”, pode levar-nos a desconhecer o outro como um semelhante. Ao contrário do ódio, da rivalidade explícita ou do temor diante do adversário, que ameaça privarnos do que julgamos fundamental para nossas vidas, o alheamento consiste numa atitude de distanciamento, em que a hostilidade ou o vivido persecutório são substituídos pela desqualificação do sujeito como ser moral.(Adaptado de Jurandir Freire)

07 - O texto adaptado de Hindenburgo Pereira Diniz, Advertência importante, (Correio Braziliense, 17/03/2003) foi fragmentado para compor as opções abaixo. Assinale o trecho que foi transcrito desrespeitando as regras gramaticais.

a) Tendo em vista as limitações da estrutura empresarial brasileira e a conveniência de resguardarem-se certos segmentos sob controle nativo, jamais acreditei que o progresso floresça beneficamente entre nós sem a presença ativa do Estado nas áreas da segurança (interna e externa), educação, saúde, infraestrutura, tecnologia e promoção de fomento financeiro de longo prazo às atividades produtivas conduzidas pela iniciativa privada.
b) Por certo, a mesma conclusão não é necessariamente válida nas economias ricas, animadas por atores e coadjuvantes sadios e preparados, dotadas de condições estruturais avançadas e eficazes, centros de iniciativas privadas importantes e florescentes.
c) Da mesma forma, é preciso considerar-se a situação do equilíbrio monetário interno. Sem dinheiro relativamente estável, fica difícil, mesmo para leigos conscientes, imaginar solução respeitável preocupada apenas com a importância maior do crescimento material.
d) Desequilibrando-se monetariamente demais, as proporções dos valores relativos desaparecem as condições de utilizar a moeda como meio eficiente de promover à expansão econômica. Contudo, não cabe deixar de priorizar melhor destino a metas permanentes.
e) Portanto, nesta etapa ainda inicial da história da humanidade (do homo economicus), tudo recomenda cuidado com a sanidade desse instrumento essencial à realização completa de nossas necessidades materiais e dos sonhos que estimulam a ação dos empreendedores.


As questões de números 8, 9 e 10 têm o texto abaixo como base.

                      Falar em direitos humanos pressupõe localizar a realidade que os faz emergir no contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo contraditório de criação das sociedades. Im plica, em suma, desvendar, a cada momento deste processo, o que venha a resultar como direitos novos até então escondidos sob a lógica perversa de regimes políticos, sociais e econômicos, injustos e comprometedores da liberdade humana.Este ponto de vista referencial determina a dimensão do problema dos direitos humanos na América Latina.Neste contexto, a fiel abordagem acerca das condições presentes e dos caminhos futuros dos direitos humanos passa, necessariamente, pela reflexão em torno das relações econômicas internacionais entre países periféricos e países centrais.

                       As desarticulações que desta situação resultam não chegam a modificar a base estrutural destas relações: a extrema dependência a que estão submetidos os países periféricos, tanto no que concerne ao agravamento das condi ções de trabalho e de vida (degradação dos salários e dos benefícios sociais), quanto na dependência tecnológica, cultural e ideológica.

(Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos, UnB, in: Introdução Crítica ao Direito, com adaptações)


08 - Assinale a opção que não estabelece uma continuidade coerente e gramaticalmente correta para o texto.
a) Nesta parte do mundo, imensas parcelas da população não têm minimamente garantida sua sobrevivência material. Como, pois, reivindicar direitos fundamentais se a estrutura da sociedade não permite o desenvolvimento da consciência em sua razão plena?
b) Por conseguinte, a questão dos Direitos tem significado político, enquanto realização histórica de uma sociedade de plena superação das desigualdades, como organização social da liberdade.
c) Assim, pois, a opressão substitui a liberdade. A percepção da complexidade da realidade latinoamericana remete diretamente a uma compreensão da questão do homem ao substitui-lo pela questão da tecnologia.
d) Na América Latina, por isso, a luta pelos direitos humanos engloba e unifica em um mesmo momento histórico, atual, a reivindicação dos direitos pessoais.
e) Não nos esqueçamos que a construção do autoritarismo, que marcou profundamente nossas estruturas sociais, configurou o sistema político imprescindível para a manutenção e reprodução dessa dependência.

12 - Assinale a opção incorreta para constituir continuação coesa e coerente do texto a seguir.

O caráter ético das relações sociais, hoje em dia, é proporcionado sobretudo pelo respeito aos direitos humanos. Isso significa, de imediato, afirmar enfaticamente que aqueles que se opõem a esses direitos — por exemplo, defendendo a tortura — negam que as relações entre os seres humanos possam ter sentido ético. É claro que não dizem isso com todas as letras,

a) mas acusam, sempre, os defensores dos direitos humanos de somente se ocuparem dos direitos de bandidos, deixando desprotegidas as pessoas de bem.
b) já que nunca têm resposta para uma pergunta elementar, que é: quem e como se decide quem é criminoso e quem é inocente?

c) porém supõem que o recorte entre bons e maus possa ser praticado de maneira expedita, por exemplo, por um policial dentro de um carro na noite escura, que ao ver uma pessoa que considere suspeita, já atire e execute uma sentença de morte sem tribunal, sem contraditório e sem apelação possível.
d) já que na sociedade civilizada é hegemônico o pensamento de que toda pessoa, qualquer que seja o crime de que esteja sendo acusada, precisa ter os meios de se defender da acusação, até porque esta pode ser infundada.
e) contudo sempre lutam contra essa apologia da barbárie, pois é bom lembrar que os direitos humanos são de todos; que os militantes deles também se ocupam das vítimas dos criminosos.

(Adaptado de Renato Janine Ribeiro, Fronteiras da Ética, São Paulo: Senac, 2002, p.136)

13 - Assinale o item que, atendidos os requisitos de coerência e coesão, possa dar continuidade ao seguinte período:

Os historiadores vêm, há muito tempo, estudando o corpo no campo de uma demografia ou de uma patologia históricas. Mostraram até que ponto os processos históricos estavam implicados no que se poderia considerar a base puramente biológica da existência.

a) Apesar disso, o corpo está diretamente mergulhado no campo político, as relações de poder têm alcance imediato sobre ele.
b) Na medida em que o encaram como sede de necessidades e de apetites, como lugar de processos fisiológicos e de metabolismos, o corpo só se torna útil se é, ao mesmo tempo, corpo produtivo e corpo submisso.
c) Também está o corpo envolvido por relações de poder e de dominação, que o sujeitam a trabalhos, o supliciam e lhe exigem sinais. Esse processo pode ser denominado tecnologia política do corpo.
d) Portanto, o investimento político do corpo está ligado, segundo relações complexas e recíprocas, à sua utilização econômica.
e) Em compensação, sua constituição como força de trabalho só é possível se ele está preso num sistema de sujeição, onde a necessidade é também um instrumento político organizado.

(Itens adaptados de Michel Foucault)



14- Julgue se os trechos abaixo estão gramaticalmente corretos e assinale a opção correspondente.

I. O projeto de reestruturação das atividades de controle da Rede Arrecadadora, denominado NOVA RARF, em implementação desde 1999, foi concebido pela Superintendência da Receita Federal como uma forma de atenuar as inúmeras deficiências da área de controle da rede.

II. Os esclarecimentos prestados pela Superintendência da Receita Federal, assim como informações obtidas com técnico do órgão, demonstra uma postura da Receita Federal no sentido de aprimorar os seus controles internos.

III. Verifica-se que estão sendo adotadas várias medidas pelas unidades da SRF no sentido de identificar as diferenças encontradas na conciliação bancária. Apesar de remanescerem ainda diferenças muito antigas, isso não caracteriza por si só o descumprimento da determinação do Tribunal, haja visto que muitas delas talvez nunca sejam solucionadas, pois são referentes ao início de funcionamento do SISBACEN.

IV. A equipe de inspeção noticia significativo aprimoramento no sistema de arrecadação da SRF e o implemento de medidas recomendadas por esta Corte, como as desenvolvidas pelo projeto denominado NOVA RARF.

V. Entre as diversas alterações observadas pela equipe de inspeção, merece destaque a centralização do controle da rede arrecadadora. Espera-se que agora os acertos necessários para tornar compatível o fluxo financeiro com o de informação sejam acelerados e, conseqüentemente, minimizado o número de erros.

(Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 10/09/2003)

Os itens corretos são:
a) I, II e IV
b) II, IV e V
c) I, IV e V
d) III, IV e V
e) I, III e IV

15 - Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro de concordância.

a) A Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais montou equipe de auditores para fiscalizar os integrantes da “máfia” de adulteração de combustíveis. Foram concluídas nos dois últimos meses as primeiras sete ações fiscais, com lançamentos de crédito tributário no valor aproximado de 2 milhões de reais. Outras duas ações fiscais estarão sendo encerradas em breve e vão gerar créditos tributários da ordem de 6 milhões de reais.
b) As fiscalizações já concluídas se referem a empresas, abrangendo também os seus respectivos sócios, sobre os quais pesa a acusação da prática de adulteração de combustíveis, fato este que envolveu até mesmo o assassinato do Promotor que investigava o caso.
c) No decorrer dos trabalhos já encerrados, foram constatados fortes indícios da prática de crime contra a ordem tributária, e, ainda, fraude, sonegação e conluio, tendo em vista a utilização de "laranjas" na constituição das empresas, além da prática do uso de "notas calçadas" e de "livros paralelos".
d) De acordo com as investigações realizadas, a sistemática utilizada para a distribuição irregular dos solventes adquiridos pelas empresas, assim como de combustíveis já adulterados, envolvem a emissão de notas fiscais calçadas e paralelas, além da utilização de empresas "fantasmas" ou inabilitadas, como destinatárias fictícias das mercadorias nas notas fiscais.
e) O trabalho continua e se estende por todo o Estado. Já estão em andamento dezoito outras ações fiscais em pessoas físicas e jurídicas, podendo, após o término do trabalho de pesquisa da equipe, outras ações serem incluídas. Estes programas fazem parte de um esforço coordenado da Receita Federal com outros órgãos, no combate às atividades ilícitas.(Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 09/09/2003)

16 - Julgue se as substituições sugeridas para elementos do texto provocam erro gramatical.

                            A partir do próximo ano, a Receita Federal exigirá dos contribuintes mais informações sobre compra e venda de bens. Esses dados serão cruzados com o cadastro do fisco para flagrar quem tenta sonegar tributos. Técnicos da Receita Federal devem acrescentar novas perguntas ao formulário da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) no ano que vem ou mudar o enfoque de algumas delas. O objetivo é coletar informações mais precisas para serem cruzadas com outros bancos de dados em poder da Receita, como os cadastros enviados por cartórios de imóveis, incorporadoras, imobiliárias, bancos e administradoras de cartão de crédito, além dos números contidos nas declarações de renda de terceiros. Quem omitir informações ou fornecer dados errados, movido por boa ou má-fé, poderá ter dois problemas: ficar no final da fila de restituição do imposto ou ser convocado a dar explicações pessoalmente. Das entregues em 2002, cerca de 597 mil declarações ficaram retidas na malha fina. A finalidade das mudanças é aperfeiçoar ainda mais os cruzamentos com os dados fornecidos por terceiros. Em 2003, a Receita passou a cruzar dados dos contribuintes com informações prestadas por imobiliárias, incorporadoras e administradoras de cartão de crédito. A cada ano, fica mais difícil enganar o fisco.

(Adaptado de Lauro Rutkowski, Correio Braziliense, 09/09/2003)


I. tenta sonegar => buscando sonegar

II. devem acrescentar => deverão acrescentar

III. serem cruzadas => que sejam cruzadas

IV. poderá ter => poderia ter

V. ficaram retidas => estão retidas

VI. passou a cruzar => já cruza

Estão gramaticalmente corretas as substituições sugeridas em

a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) II, III, V e VI
e) III, IV, V e VI



17 - Indique o item em que todas as palavras estão corretamente empregadas e grafadas.

a) A pirâmide carcerária assegura um contexto em que o poder de infringir punições legais a cidadãos aparece livre de qualquer excesso e violência.
b) Nos presídios, os chefes e subchefes não devem ser exatamente nem juízes, nem professores, nem contramestres, nem suboficiais, nem “pais”, porém avocam a si um pouco de tudo isso, num modo de intervenção específico.
c) O carcerário, ao homogeinizar o poder legal de punir e o poder técnico de disciplinar, ilide o que possa haver de violento em um e de arbitrário no outro, atenuando os efeitos de revolta que ambos possam suscitar.
d) No singular poder de punir, nada mais lembra o antigo poder do soberano iminente que vingava sua autoridade sobre o corpo dos supliciados.
e) A existência de uma proibição legal cria em torno dela um campo de práticas ilegais, sob o qual se chega a exercer controle e aferir lucro ilícito, mas que se torna manejável por sua organização em delinqüência.(Itens adaptados de Michel Foucault)Nas questões 18 e 19, marque o item em que a regência empregada atende ao que prescreve a norma culta da língua escrita.



20 - Assinale a opção em que uma das duas formas de redação do texto, independentemente de alteração semântica, apresenta erro gramatical ou problema de sintaxe.

a) A globalização é a manifestação hodierna das ambigüidades que marcaram os primórdios dos tempos modernos. / Das ambigüidades que foram marcas dos primórdios dos tempos modernos, a globalização é a manifestação contemporânea.
b) De forma semelhante ao que aconteceu no passado, o mundo atravessa um período de transição que parece completar a “grande transformação” iniciada no século XVI. / O mundo atravessa um período de transição - de forma semelhante ao acontecido no passado - que parece ser complemento da “grande transformação” iniciada no século XVI.
c) Com a navegação em rede, estreitando os laços entre os povos e reunindo-os numa única sociedade, o processo de internacionalização econômico-político tende a fechar o ciclo que começou com a circunavegação. / O processo de internacionalização econômico-político que começou com a circunavegação tende a fechar o ciclo com a navegação em rede, estreitando os laços entre os povos, reunindo-os numa única sociedade.
d) Conquanto intensas modificações tenham ocorrido ao longo desses quinhentos anos, a história volta a se repetir. / Volta-se a ser repetida a história, apesar das intensas modificações ocorridas ao longo desses quinhentos anos.
e) A globalização não se dá nos mesmos níveis para todos os países e todas as pessoas, e tem beneficiado os países centrais em detrimento da grande maioria das regiões mais carentes. /Beneficiando os países centrais em prejuízo da grande maioria das regiões mais carentes, a globalização não ocorre nos mesmos níveis para todos os países e todas as pessoas.

(Adaptado de Fernando Magalhães, “A globalização e as lições da história”)






Gabarito Portugues Prova 1 AFRF 2003

01 – E
02 – B
03 – A
04 – C
05 – E
06 – D
07 – D
08 – C
12 – E
13 – C
14 – C
15 – D
16 – D
17 – B
20 – D

Nenhum comentário: