domingo, 3 de julho de 2011

Luto de sete dias pela morte de Itamar Franco

Luto de sete dias pela morte de Itamar Franco

Ex-presidente que acabou com a hiperinflação sofria de leucemia e morreu ontem

Brasília - Morreu na manhã de ontem o senador e ex-presidente do Brasil Itamar Franco, 81 anos. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia. Na última semana, o estado de saúde de Itamar se agravou, evoluindo para pneumonia severa, e ele foi levado para UTI. Na madrugada de ontem, sofreu um AVC, entrou em coma e morreu às 10h15.

O corpo do senador pelo PPS de Minas será levado hoje para Juiz de Fora (MG), onde será velado até amanhã na Câmara Municipal. De lá, segue para Belo Horizonte. O velório será no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. Na tarde de segunda, o corpo será cremado em Contagem, como desejava Itamar.

A presidenta Dilma Rousseff ofereceu o Palácio do Planalto para o velório, mas a família preferiu velá-lo em Minas. Dilma decretou luto oficial no País por 7 dias. Em Niterói, haverá luto por 3 dias.
Foto: Agência Senado
Governo Itamar lançou o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda | Foto: Divulgação
Vice-presidente do País, Itamar Franco assumiu a Presidência da República após o impeachment que tirou Fernando Collor de Mello do poder, em 1992. Foi o 33º presidente do País e governou até o final de 1994 — já brigado com o presidente anterior. 

Itamar foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália, além de ter sido eleito senador ano passado.

Seu mandato na Presidência foi marcado pelo Plano Real, que acabou com a hiperinflação. Outros fatos marcantes foram a volta do Fusca e o plebiscito que reafirmou o presidencialismo no Brasil. Ele terminou o governo com 84% de aprovação.

Presidente do Cruzeiro será o novo senador

A vaga do ex-presidente Itamar Franco no Senado será ocupada, nos próximos sete anos e sete meses, pelo empresário e presidente do Cruzeiro Esporte Clube, José Perrela de Oliveira Costa (PDT).
 
Itamar nasceu em 28 de junho de 1930 a bordo de um navio. Ele foi registrado em Salvador, às pressas. No ano seguinte, foi registrado de novo em Juiz de Fora, na cidade onde cresceu.

Nenhum comentário: