quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

LENDAS DE OURO PRETO - MINAS GERAIS

CAPELA DO BOM JESUS




No começo da colonização, atraído pelo ouro de Minas, um rapaz de Portugal, resolveu vir para o Brasil, para ganhar algum dinheiro e ficar rico.
Quando estava partindo, sua mãe chorou muito e lhe deu de presente uma pequena imagem do senhor Bom Jesus, para protegê-lo.
O filho guardou a imagem e jurou para a mãe que, assim que tivesse dinheiro, iria construir uma capela para o santo.
Chegando a Ouro Preto, o rapaz, garimpando, conseguiu achar muito ouro. Vendeu o ouro e começou a ter muito dinheiro, mas gastava tudo e se esqueceu da promessa.
Ele acabou gastando todo o dinheiro e ficou tão doente que nem tinha forças para trabalhar.
Certa noite, encontrou uma pessoa bem vestida que o convidou a visitar lugares onde tinha muita bebida e muitas mulheres. Depois de algumas horas nessa alegre companhia, o desconhecido mostrou-lhe os pés de pato: era o diabo em pessoa.
Esse queria a alma do moço, e em troca lhe daria 20 anos de saúde, amores e riquezas. O rapaz aceitou a proposta. Depois disso viveu 20 anos muito rico e feliz, que até acabou esquecendo do trato que fez com o diabo.
Mas este, na véspera do dia marcado para o levar, avisou-o de que se aprontasse para o dia seguinte.
O rapaz assustou-se e tratou de ganhar tempo e disse ao Diabo que antes do trato tinha jurado construir uma capela para o senhor Bom Jesus. Este construiu com rapidez uma capelinha no primeiro terreno baldio que encontrou. O português correu à casa e voltou com a imagem do Bom Jesus apertada ao coração e xingando o Diabo.
Este, desesperado, ficou furioso e ia destruir a capela quando o rapaz deu um salto para dentro dela e colocou o Bom Jesus no altar, perdendo o demônio a posse da construção.
O rapaz arrependeu-se da vida que levara até ali e entrou no caminho da penitência, dormindo na pedra fria do chão da capelinha. Foi zelador da igreja durante os muitos anos que ainda viveu.

Nenhum comentário: