quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Resumo sobre A OBRA DOS PADRES JESUÍTAS




Antônio José BORGES HERMIDA – compêndio de História do Brasil (1963)

A OBRA DOS PADRES JESUÍTAS

a) A catequese


Foram importantes os serviços prestados ao Brasil pela Companhia de Jesus, fundada pelo espanhol Inácio de Loyola. Além do trabalho dacatequese, os jesuítas defenderam os índios contra os colonos que queriam escravizá-los, fundaram escolas e foram quase os únicos professores em todo o período colonial.
Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil, chefiados pelo padre Manuel da Nóbrega, desembarcaram na Bahia com o gover-nador-geral Tomé de Sousa. Na cidade do Salvador, que ajudaram a fundar, estabeleceram o primeiro* colégio, o dos Meninos de Jesus. Pouco depois, o padre Leonardo Nunesfundou outro em São Vicente; o de São Paulo, origem da cidade do mesmo nome, foi inaugurado em 1554.
Na obra da catequese os jesuítas compreenderam quanto era difícil ensinar os adultos, pois estes já haviam adquirido hábitos que não queriam mais abandonar, como o da antropofagia. Por isso voltaram sua atenção para os pequenos índios, os curumins, e, para que o ensino fosse mais agradável, os padres organizavam festas, procissões e até representações teatrais.
No governo de Mem de Sá fundaram-se as primeiras aldeias ou missões de índios convertidos. Essas missões foram numerosas, principalmente no Norte, onde os jesuítas aproveitaram o curso do Amazonas e seus afluentes e in-tornaram-se pelo sertão à procura das tribos indígenas. No século XVII, somente no Maranhão, havia, dirigidos pelo padre Antônio Vieira, vinte e nove aldeamentos.
Os bandeirantes, quando perseguiam os índios para escravizá-los, preferiam atacar as aldeias jesuí-ticas, onde os naturais, orientados pelos padres, adquiriam hábitos de trabalho e até aprendiam ofícios mecânicos. Por isso alcançavam, como escravos, preço maior que os selvagens apanhados no meio das matas.
Melhor organizados que os do Brasil foram os aldeamentos fundados pelos jesuítas espanhóis nos vales do Paraná, Paraguai e Uruguai. Nessas aldeias as ruas cortavam-se em angulo reto, as casas eram muito bem feitas, cobertas de telha e com varandas. A terra era dividida em lotes e distribuída pelas famílias dos índios. Cultivavam mate, algodão e outros produtos que os jesuítas vendiam para aquisição de roupas e ferramentas. Atacadas pelos bandeirantes paulistas, essas regiões foram depois incorporadas ao Brasil, quando Espanha e Portugal resolveram considerarnulo o meridiano de Tordesilhas.

Nenhum comentário: