sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Itaipu é um bairro da região oceânica da cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). O nome "Itaipu" vem do tupi e significa "barulho de água e pedra" [itá (pedra) + y (água) + pu (barulho)][1], numa referência ao costão rochoso onde batem as ondas do mar na região.

O bairro é majoritariamente residencial, com diversos condomínios, casas de veraneio e pousadas. Numa disposição simétrica em relação à Baía de Guanabara, Itaipu fica oposto a Copacabana, na capital fluminense.

Suas principais atrações turísticas são: a Praia de Itaipu, a Duna de Itaipu, o Museu Arqueológico de Itaipu (com um importante acervo de sambaquis e cerâmica indígena), a Lagoa de Itaipu, a Igreja de São Sebastião, a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, o Parque Estadual da Serra da Tiririca e o caminho ecológico do Morro das Andorinhas.

A Praia de Itaipu tem formato de enseada, fazendo-a um porto seguro e um destino habitual para as numerosas embarcações procedentes do Rio de Janeiro. Apresenta numerosos restaurantes especializados em frutos do mar.

Foi uma região de grande importância econômica na época colonial (1500-1815), abastecendo a cidade do Rio de Janeiro com produtos agrícolas. Possuía indústrias de salga de peixes e numerosos engenhos de açúcar e aquardente. Testemunhos dessa época são a Igreja de São Sebastião e as ruínas do Convento de Santa Teresa, as quais, atualmente, abrigam o Museu Arqueológico de Itaipu. No entanto, sobreveio a decadência econômica e a redução populacional, dos quais só na virada do século XX para o XXI o bairro começou a se recuperar, com a implantação da rede municipal de água e esgoto e a construção de numerosos condomínios.

O bairro realiza grandes festas entre os meses de julho e setembro, como a de São Pedro, o Niterói Folia e o Motofest. Nessa época, também ocorre a floração dos ipês na região. Sem falar na tradicional festa de carnaval na Avenida Ewerton Xavier(a Avenida Central).

São espécies típicas da região: ipê, sagui, gavião, pica-pau-amarelo, gaivota, beija-flor, lagarto e urubu.

Situada em frente ao Corpo de Bombeiros se encontra a Igreja Centro Evangelístico Vida Nova de Itaipu, a Igreja que vem mudando a história local.

Nenhum comentário: