sábado, 27 de novembro de 2010


Parque Estadual, localizado entre Niterói e Marica, administrado pelo, comemora data com extensa programação. Área de preservação inclui espécies raras e em risco de extinção

O Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente, comemora neste fim de semana seu 19º aniversário de criação com a renovação do seu Conselho Consultivo e comemorando novas conquistas. A programação começa na última sexta-feira e vai até este domingo. Com 2,26 mil hectares, o Parque da Serra da Tiririca abrange áreas dos municípios de Niterói e Maricá e reúne vegetação típica de Mata Atlântica, incluindo espécies raras e em risco de extinção.
Durante todo o sábado, das 9h às 18h, acontecem eventos no Rancho das Tochas, incluindo a abertura da exposição de trabalhos de instituições parceiras, como o DRM, o Instituto Vital Brazil, o Museu de Arqueologia de Itaipu, o Clube Niteroiense de Montanhismo, a Neltur e a Casa da Ciência. O diretor de Biodiversidade do Inea, André Ilha, vai receber o credenciamento dos novos conselheiros do Conselho Consultivo do Peset e haverá também a apresentação do Regimento Interno.
No mesmo dia, foi lançada também a Campanha Abrace o Parque e Ciclovia do Abraço, que fazem parte da programação comemorativa dos 20 anos de criação da unidade, que irão acontecer ao longo do ano que vem. Eventos como o Limpa Lagoa de Itaipu e a Tenda Verde (exposição itinerante das instituições do Conselho Consultivo) também estão previstos para o ano que vem.
No domingo, acontecem atividades de escalada e cicloturismo e exposições ao longo do dia. A comemoração do aniversário do parque começou no dia 21, com uma agenda de visitas e palestras para estudante sobre a importância da unidade, criada em 1991 como parte de uma mobilização comunitária. O Parque Estadual da Serra da Tiririca recebeu novo impulso nos últimos quatro anos: sua área foi ampliada e o quadro de pessoal recebeu o reforço de 13 guarda-parques, que atuam como apoio na orientação aos visitantes e fiscalização. Novos equipamentos foram adquiridos e o Conselho Consultivo foi reestruturado, ampliando a participação comunitária.

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: