sábado, 27 de novembro de 2010


Niterói: forte temporal retira grama recém-colocada no Morro do Bumba



Chuva que caiu na cidade na madrugada de sexta-feira fez descer parte do que foi plantado no local. Apesar do dano, intervenção paisagística no Viçoso Jardim, não vai atrasar
A chuva que atingiu a cidade de quinta-feira para ontem, fez descer a grama recém-colocada no Morro do Bumba, no bairro de Viçoso Jardim. A intervenção paisagística faz parte do projeto de uma praça executado pela Secretaria de Estado de Obras (Seobras), com investimento de R$ 35 milhões do Governo Federal. O local fará uma homenagem às vítimas dos desmoronamentos de abril, que deixaram 47 mortos no local. A colocação de vegetação na encosta é também uma tentativa de conter novos deslizamentos.
A Secretaria de Obras informou, contudo, que o contratempo não deverá atrapalhar a entrega das obras, prevista para o próximo mês. No local da tragédia, a população, a princípio contrária à intervenção – alguns desabrigados chegaram a realizar protestos contra a construção da praça e reivindicando casas –, agora requer eficácia na sua execução, a fim de evitar novos deslizamentos e desastres.
“As pessoas que vierem a utilizar essa área precisam ter segurança”, resume o morador do bairro, Severino Belo da Silva Filho, de 27 anos. 
Já a aposentada Neuza Maria dos Santos, 60 anos, acredita que a execução da obra deva ser revista.
“A camada de lixo não foi retirada, apenas coberta pelo barro vermelho. Com isso, além do mau-cheiro e riscos para a saúde, pois ali havia até lixo hospitalar, essa terra ainda pode descer com uma chuva forte. Não sou contra a praça, mas estou entre os que acham que a construção de casas para os desabrigados deveria ser priorizada. Porém, já que essa obra começou, só quero que seja feita com qualidade”, comenta a moradora.

O FLUMINENSE

Nenhum comentário: