Comemorações no tradicional Jardim Botânico de Niterói acontecem de sexta-feira até domingo no final de semana. Orquidário e o Bromeliário será inaugurado durante festejos
O Jardim Botânico de Niterói, popularmente conhecido como Horto do Fonseca, completa 105 anos de fundação esse mês. Para comemorar a data o Município e o Estado vão promover uma extensa programação de atividades.
De sexta a domingo, haverá exposições de plantas, produtos rurais, apresentações de música ao vivo, teatro, além da inauguração do Orquidário e Bromeliário, que será transformado em atração permanente do local.
De acordo com Leonardo Reis, administrador do Horto, as comemorações de aniversário marcam a nova fase e a revitalização do local. Por quase meio século, não houve nenhum tipo de investimento no Jardim Botânico, até que em 2007, o deputado Jorge Bittar se prontificou a ajudar o espaço.
“Isso aqui estava completamente sem horizonte. Então, o Bittar se comprometeu a fazer uma emenda parlamentar no orçamento para 2008 e, com essa emenda, a gente montou um programa junto com o Ministério do Meio Ambiente. Esse programa se chamou Programa de Modernização, Conservação e Manutenção do Jardim Botânico de Niterói”, comenta Leornardo Reis.
Orquidário e exposição vêm aí
Por meio do programa, foi criado o Orquidário e o Bromeliário, que será inaugurado no sábado, pela manhã. O espaço contará com 500 orquídeas e bromélias, e se tornará uma atração permanente no Horto. “Fizemos uma parceria com o orquidário maricaense, que será responsável pela gestão técnica do Orquidário e Bromeliário, além de oferecer cursos de cultivo, de produção de orquídeas e bromélias.”, explica Reis.
Além da inauguração do novo espaço, o evento também contará com exposições de flores e de produtos rurais, como doces, cachaças e queijo. Todos os produtores são do interior do estado e fazem parte do Programa Florescer e Prosperar, da Secretaria Estadual de Agricultura.
“Nós vamos ter três tendas, cada uma delas de 10x6 metros. Uma delas será só para orquídeas e bromélias, a outra tenda para plantas tropicais, plantas ornamentais e a terceira para produtos rurais. Esses produtores já estiveram aqui antes, vendendo e expondo seus produtos e foi um sucesso, eles acabaram vendendo tudo”, diz o administrador Leonardo Reis.
O Jardim Botânico de Niterói foi criado por decreto do governador Nilo Peçanha, em 1906, com a finalidade de cultivar e distribuir aos lavradores sementes e mudas de frutíferas e plantas medicinais. Com mais de um século de existência, o Horto conta com espécies de plantas e árvores como jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias e também com espécies raras como o “pau mulato”, só encontrado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Amazônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário