terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Apostolado da Oração
   O Apostolado da Oração foi criado em pelo padre Antônio Patui, que, ao chegar a Toledo, ainda antes da criação da Diocese, percebeu a ausência de “gente de Oração”. Desta forma, iniciou uma caminhada de fé, de oração pelas vocações sacerdotais e de ação, levando a Palavra de Deus, aos mais necessitados.
   O começo de qualquer trabalho é muito difícil e desafiador, não foi diferente com o Apostolado da Oração. O povo ainda não tinha muito conhecimento de evangelização e o padre precisava de ajuda para a formação de grupos de oração e também para os trabalhos, desta forma veio como reforço ao padre Antonio Patui, o sacerdote Antonio Darius, da Congregação do Verbo Divino.    Para dar maior incentivo a este movimento, o padre convidou para fazer parte da equipe do Apostolado a senhora Rosa Assunta Formighieri, e outras mulheres como Amélia Gasperin Longhi e Verginia Dalla Costa Deparis. Esta equipe trabalhou e organizou na Diocese o Primeiro Centro do Apostolado da Oração.
   A primeira reunião foi feita em fim de outubro de 1947. Na ocasião o padre Antônio Patui e as senhoras que compunham a equipe iniciaram então a primeira novena do Apostolado da Oração, na primeira sexta feira de novembro daquele ano. Dona Rosa Formighieri foi nomeada primeira presidente do Apostolado da Oração na comunidade de Toledo.
Ainda em 1947, o padre Antonio Patui construiu uma igreja de madeira denominada Capela Cristo Rei. O trabalho da Igreja foi prosperando e com ele, também o círculo de participantes das celebrações e dos trabalhos pastorais e, consequentemente, o Apostolado da Oração.
   O Apostolado da Oração inseriu-se generosamente na Pastoral de Conjunto da Diocese, como Catequese, Pastoral da Criança, entre outras. Por isso é um Movimento Apostólico que reza e serve que ajuda e se dedica que se faz Escola de Oração e Apostolado em cada paróquia da Diocese acompanhando a caminhada da Igreja.
   O Apostolado da Oração tem raízes evangélicas, bíblicas, eclesiais, fundamentação teológica, oração e apostolado e suas linhas mestras estão alicerçadas sobre os seis pilares: O oferecimento diário; a vivência da Eucaristia; o culto especial ao Coração de Jesus; a devoção a Maria Santíssima, a co-Redentora; a sintonia com o Papa, o espírito eclesial; e a devoção ao Divino Espírito Santo.
   A vida apostólica do movimento está na formação sólida das zeladoras e zeladores, seja na dimensão espiritual como bíblica, litúrgica e apostólica. O Apostolado da Oração realiza reuniões mensais, retiros, tardes de formação, reflexão e palestras. E um aspecto identificador do movimento é a união da oração com a ação, o que propicia a fecundidade apostólica. O Apostolado da Oração atua nas bases com o objetivo de aprofundar a reflexão bíblica e teológica sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus.
   Também faz parte dos objetivos do Apostolado da Oração o despertar do espírito de oração, de fraternidade e de serviço ao próximo, principalmente entre os membros dos movimentos que são as zeladoras e as famílias zeladas. O Apostolado procura também incentivar e organizar nas comunidades a consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus; e busca revitalizar a prática das primeiras sextas-feiras de cada mês, dando conteúdo de oração comunitária, enraizada na Bíblia e na Liturgia.
As metas de evangelização do Apostolado da Oração consistem em promover retiros espirituais, dias e tardes de formação, bem como levar a sério a reunião mensal, a hora santa e o programa apostólico e de vida espiritual do Apostolado da Oração. Também tem como meta a atenção especial aos enfermos e idosos.
   Dentre as 30 paróquias existentes na Diocese, o Apostolado da Oração conta com sua atuação em 28 paróquias e com aproximadamente oito mil associados participantes desse movimento.
Outro aspecto significativo deste movimento são as realizações dos congressos, sendo que neste ano foi celebrada a sexta edição. Os congressos são momentos fortes de espiritualidade e Celebração Eucarística que ajuda o grupo a crescer, que ajudam na formação dos membros, especialmente as diretorias e outras pessoas que trabalham nas lideranças para que este movimento caminhe cada vez melhor.
   Caracteriza-se atualmente como um desafio ao Apostolado da Oração a formação do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que visa oferecer a espiritualidade do Apostolado da Oração centrada na Eucaristia, possibilitando aos jovens uma formação integral, ou seja, espiritual e humana, não só pessoal, mas sócio-comunitárias, acompanhando-os no amadurecimento da fé.
   Ser membro do Apostolado da Oração é sinal de que o amor do Sagrado Coração de Jesus tocou profundamente a vida da pessoa. O movimento é para todas as idades. Todos podem trabalhar para cultivar a comunhão: “Viver como Jesus, viver com Jesus”.
   Neste sentido é oportuno lembrar a mensagem do papa João Paulo II: “A nova evangelização, à luz do Sagrado Coração de Jesus, deve conscientizar o mundo de que o cristianismo é a religião da misericórdia, da esperança, do amor”. Participar do Apostolado da Oração ajuda a conservar a família digna e abençoada.

Assessor: Pe. Raulino Cavaglieri
Coordenadora diocesana: Pasquina CastellaniRua Presidente Kennedy , 1196
Fone(44) 3528-2276
85.935-000 - Assis Chateaubriand - PR

Demais membros da coordenação:Maria Luzia Nicioli - Assis Chat.
Fone: (44) 3528-2177
Assis Chateaubriand
Ilza da Silva Camar - Assis Chat.
Fone: (44) 3528-1443

Coordenações decanais
Decanato de Assis
Assessor:
Coordenadora:
 Maria Ivani de Paula Correa
Rua Santa Sé, 267 - Centro
Fone: (44) 3528-7974
85935-000 - Assis Chateaubriand - PR
Demais membros da coordenação:Pasquina Castellani
Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Fone: (44) 3528-2276

Decanato de Palotina
Assessor:
 Pe. Carlos Amarante Machado
Coordenadora: Maria José dos Santos Pereira
Rua Sargento Edson Tales, 13
Cjto. Isack Vanin - BNH 2
Fone: (44) 3642-4179 - 45-3055-4226
85980-000 - Palotina - PR

Decanato de Rondon
Assessor:
 Pe. Amário Zimmermann
Coordenadora: Lucia Dresh
Av. Santa Maria, 285
Fone: (45) 3279-1508
85940-000 - Quatro Pontes - PR

Decanato de Toledo
Assessor:
 Pe. Raulino Cavaglieri
Coordenadora: Libera Zanela Martelo
Rua Dr. Mário Totta, 1642
Fone: (45) 3055- 4226
85900-020 - Toledo - PR
Demais membros da coordenação:Alda Lamermann
Rua Dr. Mário Totta, 825 - Vila Industrial
Fone: (45) 3378-2889
85920-020 - Toledo - PR

Nenhum comentário: